Stellantis confirmou a produção nacional da picape Ram 1200, concorrente direta de veículos como a Toyota Hilux.
A Stellantis está preparando uma picape com produção brasileira e a confirmação foi anunciada pelo CEO da empresa na América do Sul, Antonio Filosa. A chegada da picape Ram 1200 deve acontecer entre o fim do próximo ano e o começo de 2024. De acordo com a matéria do site Auto Data, o executivo foi questionado em um evento de negócios da indústria automotiva sobre o Brasil estar perto de constatar a produção nacional de uma picape na marca Ram, mais precisamente em Goiana (PE) e Filosa respondeu de maneira afirmativa.
Picape Ram pode concorrer com Toyota Hilux
Segundo Filosa, o país está muito perto de receber produção nacional, entretanto não pode afirmar onde. A Stellantis localizará a marca e os produtos e espera que seja tão boa quanto a Jeep, ou até melhor, afirma o executivo.
O CEO da Stellantis não entrou com detalhes em relação à futura picape Ram 1200, mas a expectativa, de acordo com alguns entusiastas desde março do último ano, há um novo projeto chamado 291, que estima a produção de uma picape média, com cabine dupla para concorrer com as versões de topo da Toyota Hilux e outras.
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Chamada, por hora, de picape Ram 1200, devido ao seu porte intermediário entre a Fiat Toro, comercializada como Ram 1000 em outros mercados e a Ram 1500, a futura picape brasileira da Stellantis tem como grande surpresa o fato de que deve utilizar a estrutura monobloco da Toro, já que há uma carroceria sobre chassi de longarina, como outras picapes médias.
Nova Picape Ram 1200 da Stellantis terá potência de 274 cavalos
Há alguns dias, foi flagrado um protótipo do modelo, utilizando carroceria da Toro, entretanto com freios traseiros a disco e suspensão um tanto elevadas. Ao lado do modelo também estava um Toyota SW4, SUV da Hilux, afirmando ainda mais que se tratava de um teste de comparação. Sendo assim, sua plataforma será a Small Wide.
Segundo informações do site Quatro Rodas, o projeto 291 da picape Ram 1200 terá entre-eixos e carroceria alongada em relação à Toro, além de bitolas maiores. A caçamba contará com uma abertura em tampas laterais bipartidas, como as da Toro e também da Ram 1500, e compartimentos de carga fechados nos para-lamas traseiros, o chamado Ram Box.
Os motores 2.0 turbo a gasolina, de 274 cavalos de potência e 40,8 kgfm, da família GME, ou 2.2 MultiJet turbodiesel de 200 cavalos e 45 kgfm. As duas opções devem trazer câmbio automático de nove marchas da ZF, que também já é utilizado pela Toro e por todos os Jeep brasileiros 4×4. Além disso, também haverá tração nas quatro rodas e sistema híbrido leve de 48 volts para aprimorar o consumo de combustível.
Stellantis desenvolve motor para veículos híbridos
Com a provável chegada da picape Ram 1200, a empresa preencherá outra lacuna no mercado, fazendo sua marca ter uma presença ainda mais forte no Brasil.
Antes dela, a marca lançará no mercado brasileiro a Classic, que nada mais é do que uma Ram 1500 de geração antiga, que pode ser comercializada por um preço mais em conta. Acima dela seguirão a 1500 Rebel, a 2500 e a gigante 3500.
É importante lembrar que a Stellantis está focando na sustentabilidade e aplicou investimentos de US$ 99 milhões para atualizar três fábricas norte-americanas, que serão responsáveis pela produção de um novo motor voltado para carros híbridos fabricados nos EUA, México e Canadá.