Nissan reconsidera seus planos futuros em meio à crescente onda de carros elétricos acessíveis da China, mirando o lançamento de um modelo econômico no mercado brasileiro.
O segmento de carros elétricos baratos está se expandindo a uma velocidade surpreendente, superando as expectativas de diversas montadoras, especialmente diante da proliferação de veículos chineses ao redor do globo. Diante desse cenário em transformação, montadoras renomadas como a Nissan estão reavaliando estratégias e anunciando novos planos, conforme revelado durante o Salão de Tóquio.
Nissan pretende trazer carro elétrico barato ao mercado em breve
Segundo o CEO da Nissan, Makoto Uchida, ressaltando o assunto no Japan Mobility Show, o mercado de carros elétricos de baixo custo está se movendo mais rápido do que as expectativas da marca. O executivo destacou que os carros elétricos da China de baixo custo estão obrigando as empresas ocidentais a reverem seus planos. Uchida afirma que a Nissan achava que o processo era passo a passo, mas acelerou muito mais rápido. Os chineses aceleraram isso no mercado e foram além.
Levando isso em consideração, a montadora japonesa está revisando os planos de desenvolvimento para garantir que seus carros elétricos sejam mais em conta e não demorem para chegar ao mercado. O executivo da empresa afirma ainda que a prioridade da Nissan passou a ser discussões sobre os preços e análise de preços acessíveis para todos os mercados em que atua.
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
Apesar de não ter dado nenhum prazo para a redução de preço de seus carros elétricos, o executivo destacou que a qualidade e o custo-benefício continuam sendo pontos importantes que não serão abandonados no novo carro elétrico barato.
Nissan planeja trazer carro elétrico barato ao Brasil
No fim, o executivo da marca japonesa afirma que a China deu um alerta para as montadoras, fazendo com que a Nissan reconsiderasse a forma como produz seus carros elétricos baratos para acompanhar o ritmo e trazer novas tecnologias e modelos ao mercado de forma mais rápida.
Desta forma, o fato é que a Nissan ainda tem muito trabalho pela frente. A montadora japonesa estava na frente com o Nissan Leaf, um veterano dos carros elétricos modernos e sucesso de vendas, entretanto a marca foi perdendo o ritmo. O modelo mais recente, Ariya, ainda está engatinhando em vendas e sequer chegou a vários mercados.
Apresentado no Brasil há pouco mais de um ano, o Nissan Ariya continua uma incógnita para o mercado nacional. Durante o Salão de Tóquio, os executivos da montadora afirmaram sua intenção de lançar um carro elétrico barato no país, mas ainda sem data oficial. Revelado globalmente em 2020, o Ariya surgiu com pretensões globais e já consta, inclusive, no cadastro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, em um registro que ocorreu recentemente.
Conheça melhor o Nissan Ariya elétrico
Marcando uma nova fase na eletrificação dos modelos da montadora japonesa, o Nissan Ariya, conta com 4.645 mm de comprimento e possui entre-eixos de 2.776 mm, o que garante um ótimo espaço interno.
O interior, aliás, é moderno e tem linhas limpas, ganhando destaque também pelo painel equipado com duas grandes telas: sistema de entretenimento e quadro de instrumentos, ambas com 12,3 polegadas. Há poucos botões, as funções são em sua maioria configuradas na tela e por voz, e bancos com a tecnologia gravidade zero.
Com base na arquitetura CMF-EV, a mesma do primo Renault Megane E-Tech, o Nissan Ariya tem duas opções de propulsão: a primeira possui motor elétrico de 160 kW (217 cavalos) e 30,5 kgfm de torque no eixo dianteiro, enquanto a segunda conta com duas unidades elétricas para um total de 290 kW (394 cavalos) e 61,2 kgfm e tração integral e-4FORCE.