1. Início
  2. / Automotivo
  3. / CEO da Jeep balançou as estruturas do setor automobilístico com um anúncio que pode parar o avanço dos veículos elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

CEO da Jeep balançou as estruturas do setor automobilístico com um anúncio que pode parar o avanço dos veículos elétricos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 20/10/2023 às 14:38
CEO da Jeep balançou as estruturas do setor automobilístico com um anúncio que pode parar o avanço dos veículos elétricos
Novo motor da Jeep pode reduzir em até 50% o consumo de combustível (Imagem / Reprodução: CANVA)

Stellantis e Jeep desafiam o futuro dos veículos elétricos com motor a ar comprimido inovador, redução de até 50% do consumo de combustível

Um motor a ar comprimido inovador. A tecnologia, tão avançada que deixou toda a indústria em choque, promete manter os carros a combustão na estrada, reduzindo quase 99% das emissões de CO2. Segure o queixo, porque o jogo está apenas começando.

A magia por trás da tecnologia

O novo sistema híbrido da Stellantis e da Jeep combina gasolina e ar comprimido em um motor de 2 litros, alcançando uma eficiência de combustível sem precedentes. O sistema é composto por um tanque de ar comprimido, um tanque de baixa pressão e um sistema hidráulico, todos trabalhando em sincronia.

Esse casamento engenhoso foi resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, que começou lá atrás, em 2014, com o lançamento dos primeiros motores a ar comprimido na Peugeot 308.

Um tabefe nos veículos elétricos?

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, não é apenas um homem à frente de seu tempo; ele é também um crítico da atual onda de veículos elétricos. Segundo ele, o futuro dos automóveis não está exclusivamente nos elétricos, principalmente devido à escassez de lítio e aos custos elevados de produção desses veículos.

Por isso, ele vê o motor a ar comprimido como uma alternativa viável, mais econômica e ecologicamente sustentável. Esse novo motor promete trazer benefícios consideráveis para o consumidor. De acordo com dados da Jeep, o sistema híbrido a ar pode reduzir o consumo de combustível em impressionantes 50%.

Veículos equipados com essa tecnologia podem ver seu alcance aumentar em até 90% em comparação com os motores convencionais de mesma potência. E a cereja do bolo? Em condições urbanas, esses carros podem operar apenas com ar comprimido por incríveis 60 a 80% do tempo.

O que vem por aí

O lançamento do novo motor ainda é um mistério, mas as expectativas são altas. A Stellantis e a Jeep continuam trabalhando em ajustes e testes para aperfeiçoar ainda mais essa inovação. A tecnologia pode não só afetar a indústria de veículos elétricos como também proporcionar um novo caminho para a mobilidade sustentável.

Com esse anúncio, Stellantis e Jeep colocam mais lenha na fogueira do já acirrado debate sobre a transição para um futuro mais sustentável. Enquanto líderes mundiais pressionam pela adoção dos veículos elétricos, essa nova tecnologia sinaliza que o caminho pode não ser tão linear quanto pensávamos.

A única coisa certa é que a indústria automobilística não será mais a mesma. Fique de olho, porque essa história ainda vai dar pano pra manga. Assita ao vídeo abaixo para mais detalhes.

Vídeo / Reprodução: Mobility Channel

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x