Casas verdes empilhadas como blocos de Lego transformaram Zaandam em atração turística nos arredores de Amsterdã, encantando visitantes do mundo todo
Localizada a poucos minutos de Amsterdã, a cidade de Zaandam, na Holanda, virou atração entre turistas por um motivo inusitado: suas casas verdes e empilhadas lembram blocos de Lego. Nos últimos anos, a aparência colorida e única da cidade chamou a atenção de visitantes do mundo inteiro.
Casas verdes e aparência de brinquedo
Zaandam é cercada pelo Rio Zaan e ficou conhecida pelos seus moinhos de vento e arquitetura incomum. As construções, chamadas de casas Zaan, são feitas com fachada de madeira, janelas brancas e pintadas em quatro tons diferentes de verde.
Elas foram projetadas de forma a parecerem empilhadas, como peças de brinquedo. Essa característica visual é o que leva muitos a compararem a cidade com a Legolândia.
-
Trens que atravessam prédios e térreo no 20º andar: conheça a verdadeira “cidade cyberpunk” na China
-
É dessa forma que latinhas de alumínio são recicladas e se transformam em panelas
-
O costume de pedir bênção aos país está chegando ao fim, e isso é um fato
-
Nova espécie gigante de sucuri é identificada na Amazônia: 6,3 metros, mais de 200 kg e diferença genética maior que entre humanos e chimpanzés
Hotel de Lego e distrito comercial colorido
No coração da cidade está o famoso Inntel Hotel, uma das construções mais fotografadas de Zaandam. O prédio simula uma pilha de quase 70 casas Zaan em diferentes tons de verde.
O blogueiro My Next Pin escreveu: “Seu design arquitetônico é impressionante e parece uma construção feita de peças de Lego.” O hotel tem mais de 2.200 avaliações on-line, com nota 4,5 de 5 estrelas. Um visitante comentou: “Parece deslumbrante por fora e a equipe foi fantástica.”
Outro ponto chamativo da cidade é o distrito Stadshart Zaandam, onde diversas lojas se concentram em edifícios de madeira no mesmo estilo das casas Zaan. A estética é mantida em toda a área central, dando unidade ao visual da cidade.
Cidade brinquedo: História industrial e atrações turísticas
Zaandam foi fundada em 1811 e se destacou no passado por seus centros de moagem. Os moinhos de vento da cidade acionavam serras para produzir madeira e papel.
Hoje, alguns desses moinhos estão preservados na área de Zaanse Schans, um bairro onde os visitantes podem conhecer museus, lojas, restaurantes e bares.
Outros pontos turísticos incluem a Fazenda de Queijos Catharina Hoeve e o Museu Zaans. Embora Zaandam não abrigue mais o primeiro McDonald’s da Europa, como no passado, continua oferecendo diversas atrações.
A cidade fica a apenas seis minutos de trem de Amsterdã. E há voos diretos partindo de diversas cidades, como Londres, Liverpool, Manchester, Edimburgo e Birmingham.
Com informações de The Sun.