1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Despencaram! Os carros que o brasileiro deixou de comprar em 2025
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Despencaram! Os carros que o brasileiro deixou de comprar em 2025

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 15/08/2025 às 13:34
carros
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Entre janeiro e julho de 2025, o mercado automotivo brasileiro teve mais de 1,1 milhão de veículos emplacados. Mas, enquanto alguns modelos cresceram, outros registraram quedas expressivas nas vendas, mesmo após lançamentos e reestilizações.

Entre janeiro e julho de 2025, o mercado brasileiro de carros de passeio e comerciais leves registrou 1.131.269 emplacamentos, segundo a Fenabrave.

No entanto, alguns perderam espaço significativamente em relação ao mesmo período de 2024. Veja abaixo a lista dos carros que tiveram as maiores quedas nas vendas. Dados agrupados pelo AutoEsporte com números da Fenabrave.

5° lugar – Citroën C3: queda de 39,5%

O Citroën C3 registrou 7.402 unidades vendidas entre janeiro e julho de 2025, contra 12.242 no mesmo período de 2024. A queda foi de 39,5%.

O hatch compacto é vendido em quatro versões. As mais baratas usam motor 1.0 aspirado de três cilindros, com 75 cv e 10,7 kgfm, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.

Já a opção mais cara traz motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT que simula sete marchas.

Preços:

  • Live 1.0 MT: R$ 73.990
  • Live Pack 1.0 MT: R$ 81.990
  • Feel 1.0 MT: R$ 84.790
  • YOU! Turbo 200 AT: R$ 101.490

4° lugar – Ram 1500: queda de 48%

A Ram 1500 licenciou 492 unidades nos sete primeiros meses de 2025, contra 947 no mesmo período de 2024. Isso representa retração de 48%.

O modelo trocou o antigo motor V8 5.7 Hemi por um 3.0 biturbo de seis cilindros a gasolina. Apesar da mudança, ficou mais potente: 426 cv e 64,8 kgfm. Ainda assim, mantém consumo elevado, com média de 6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, segundo o Inmetro.

Preços:

  • Laramie: R$ 584.990
  • Laramie Night Edition: R$ 599.990

3° lugar – Caoa Chery Tiggo 5x: queda de 54,9%

O SUV compacto Tiggo 5x registrou 7.046 emplacamentos até julho de 2025, contra 15.631 no mesmo período do ano anterior. Uma diferença de 54,9%.

As versões Sport e Pro usam motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT de nove marchas simuladas. A opção Pro Hybrid Max Drive combina o mesmo motor 1.5 turbo a um sistema híbrido leve de 48V, totalizando 160 cv e 25,5 kgfm.

Preços:

  • Sport: R$ 119.990
  • Pro: R$ 134.990
  • Pro Hybrid Max Drive: R$ 149.990

2° lugar – Chevrolet Silverado: queda de 56,4%

A Chevrolet Silverado somou 401 unidades vendidas entre janeiro e julho de 2025, contra 920 no mesmo período de 2024. Uma retração de 56,4%.

O modelo é equipado com motor V8 5.3 a gasolina, com 360 cv e 53 kgfm, junto de câmbio automático de dez marchas. Apesar do desempenho tímido no Brasil, a picape esteve entre os dez carros mais vendidos do mundo em 2024, com 639 mil unidades.

Preço:

  • High Country: R$ 573.590

1° lugar – Peugeot 208: queda de 58,6%

O Peugeot 208 lidera o ranking das maiores quedas, com 5.067 unidades licenciadas entre janeiro e julho de 2025, contra 12.241 no mesmo período de 2024. O recuo foi de 58,6%.

Na linha 2025, o hatch compacto ganhou visual renovado e aposentou o motor 1.6. As versões de entrada vêm com motor 1.0 Firefly aspirado, de 75 cv e 10 kgfm, câmbio manual de cinco marchas. Já as opções mais caras usam motor 1.0 Turbo 200 de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT de sete marchas simuladas e três modos de condução.

Preços:

  • Active 1.0 MT: R$ 81.490
  • Style 1.0 MT: R$ 93.490
  • Allure Turbo 200 CVT: R$ 106.990
  • GT Turbo 200 CVT: R$ 119.990

Tendência do mercado

Os dados mostram que, mesmo com lançamentos e reestilizações, alguns modelos não conseguiram manter o ritmo de vendas. Fatores como preço, consumo e posicionamento no mercado influenciaram diretamente o desempenho.

Modelos mais caros ou com consumo elevado, como as picapes Ram 1500 e Silverado, enfrentaram maior resistência dos consumidores.

Já hatches e SUVs compactos, apesar de mais acessíveis, tiveram retração acentuada, indicando mudanças no interesse do público ou na concorrência direta.

Com o avanço de novos modelos e tecnologias, os próximos meses devem revelar se esses veículos conseguirão recuperar espaço ou seguirão perdendo participação no mercado brasileiro.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x