Entre janeiro e julho de 2025, o mercado automotivo brasileiro teve mais de 1,1 milhão de veículos emplacados. Mas, enquanto alguns modelos cresceram, outros registraram quedas expressivas nas vendas, mesmo após lançamentos e reestilizações.
Entre janeiro e julho de 2025, o mercado brasileiro de carros de passeio e comerciais leves registrou 1.131.269 emplacamentos, segundo a Fenabrave.
No entanto, alguns perderam espaço significativamente em relação ao mesmo período de 2024. Veja abaixo a lista dos carros que tiveram as maiores quedas nas vendas. Dados agrupados pelo AutoEsporte com números da Fenabrave.
5° lugar – Citroën C3: queda de 39,5%
O Citroën C3 registrou 7.402 unidades vendidas entre janeiro e julho de 2025, contra 12.242 no mesmo período de 2024. A queda foi de 39,5%.
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O hatch compacto é vendido em quatro versões. As mais baratas usam motor 1.0 aspirado de três cilindros, com 75 cv e 10,7 kgfm, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
Já a opção mais cara traz motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT que simula sete marchas.
Preços:
- Live 1.0 MT: R$ 73.990
- Live Pack 1.0 MT: R$ 81.990
- Feel 1.0 MT: R$ 84.790
- YOU! Turbo 200 AT: R$ 101.490
4° lugar – Ram 1500: queda de 48%
A Ram 1500 licenciou 492 unidades nos sete primeiros meses de 2025, contra 947 no mesmo período de 2024. Isso representa retração de 48%.
O modelo trocou o antigo motor V8 5.7 Hemi por um 3.0 biturbo de seis cilindros a gasolina. Apesar da mudança, ficou mais potente: 426 cv e 64,8 kgfm. Ainda assim, mantém consumo elevado, com média de 6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
Preços:
- Laramie: R$ 584.990
- Laramie Night Edition: R$ 599.990
3° lugar – Caoa Chery Tiggo 5x: queda de 54,9%
O SUV compacto Tiggo 5x registrou 7.046 emplacamentos até julho de 2025, contra 15.631 no mesmo período do ano anterior. Uma diferença de 54,9%.
As versões Sport e Pro usam motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT de nove marchas simuladas. A opção Pro Hybrid Max Drive combina o mesmo motor 1.5 turbo a um sistema híbrido leve de 48V, totalizando 160 cv e 25,5 kgfm.
Preços:
- Sport: R$ 119.990
- Pro: R$ 134.990
- Pro Hybrid Max Drive: R$ 149.990
2° lugar – Chevrolet Silverado: queda de 56,4%
A Chevrolet Silverado somou 401 unidades vendidas entre janeiro e julho de 2025, contra 920 no mesmo período de 2024. Uma retração de 56,4%.
O modelo é equipado com motor V8 5.3 a gasolina, com 360 cv e 53 kgfm, junto de câmbio automático de dez marchas. Apesar do desempenho tímido no Brasil, a picape esteve entre os dez carros mais vendidos do mundo em 2024, com 639 mil unidades.
Preço:
- High Country: R$ 573.590
1° lugar – Peugeot 208: queda de 58,6%
O Peugeot 208 lidera o ranking das maiores quedas, com 5.067 unidades licenciadas entre janeiro e julho de 2025, contra 12.241 no mesmo período de 2024. O recuo foi de 58,6%.
Na linha 2025, o hatch compacto ganhou visual renovado e aposentou o motor 1.6. As versões de entrada vêm com motor 1.0 Firefly aspirado, de 75 cv e 10 kgfm, câmbio manual de cinco marchas. Já as opções mais caras usam motor 1.0 Turbo 200 de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT de sete marchas simuladas e três modos de condução.
Preços:
- Active 1.0 MT: R$ 81.490
- Style 1.0 MT: R$ 93.490
- Allure Turbo 200 CVT: R$ 106.990
- GT Turbo 200 CVT: R$ 119.990
Tendência do mercado
Os dados mostram que, mesmo com lançamentos e reestilizações, alguns modelos não conseguiram manter o ritmo de vendas. Fatores como preço, consumo e posicionamento no mercado influenciaram diretamente o desempenho.
Modelos mais caros ou com consumo elevado, como as picapes Ram 1500 e Silverado, enfrentaram maior resistência dos consumidores.
Já hatches e SUVs compactos, apesar de mais acessíveis, tiveram retração acentuada, indicando mudanças no interesse do público ou na concorrência direta.
Com o avanço de novos modelos e tecnologias, os próximos meses devem revelar se esses veículos conseguirão recuperar espaço ou seguirão perdendo participação no mercado brasileiro.