Na largada pelo mercado de carros híbridos, a Mitsubishi compartilhou diversos itens do carro francês
Na última semana, a Mitsubishi apresentou o seu novo modelo, o ASX, que tem um aspecto bem similar ao Renault Captur. Tentando sair na dianteira dos carros híbridos, o veículo foi construído na mesma plataforma do modelo francês, a CFM-B, e o carro da empresa japonesa compartilha dos mesmos itens: faróis em formato de “C”, capô, rodas e o desenho da parte traseira.
Embora seja algo curioso, não há problemas entre as duas fabricantes devido ao conglomerado Aliança, que reúne a Mitsubishi, Nissan e Renault. No acordo, ficou definido o compartilhamento de tecnologias entre as montadoras, o que representa também que os carros híbridos serão mais parecidos entre as marcas. Entretanto, a Mitsubishi levou o acordo ao máximo. A diferença entre o Captur é o novo ASX é a grade frontal, que não passará a contar com frisos horizontais, passando a ter barras coladas na vertical. Em relação às dimensões do veículo, a largura passou a ser de 1,80 metros, frente aos 1,73 da versão anterior.
Carros híbridos da Mitsubishi chamam atenção pelas opções
A motorização dos carros híbridos chama atenção pela qualidade de opções disponíveis, pois são cinco. Dois deles são carros híbridos leves, além de existir um híbrido convencional. Existem também opções híbrido plug e a combustão. Na versão mais básica, o ASX é equipado com motor 1.0 turbo de 92 cv de potência e 16,31 kgfm, com câmbio manual de seis marchas. Nos híbridos leves, o motor a combustão segue o mesmo, com 1.3 litros. No menor, a potência é de 139 cv de potência, com torque de 26,5 kgfm. Na versão maior, temos 158 cv e 27,5 kgfm. Na versão híbrida plena, temos um motor 1.6 de quatro cilindros a combustão, que funciona em alta velocidade se trabalha como um gerador para a bateria de 1,3 kWh.
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Dessa forma, vale citar que o ASX híbrido plug-in tem o mesmo motor 1.6, mas trabalha com uma bateria de 10,5 kWH, que garante ao carro uma autonomia entre 47 e 49 quilômetros no modo 100% elétrico. Além disso, é a verdade mais potente do modelo, com 162 cv de potência e 14,68 kgfm de torque. Em relação aos itens de segurança, o modelo vem com assistente de frenagem de emergência, aviso de saída de faixa, reconhecimento de sinais e assistente de estacionamento. Sendo assim, o modelo sai na frente nos carros híbridos, mostrando ser um modelo dinâmico e atual.
Por outro lado, as versões intermediárias ainda contam com uma assistência de ponto cego, aviso de saída de faixa ativa e um alerta de velocidade. A versão de topo possui assistentes de condução como o controle de cruzeiro adaptativo e uma assistência ativa na faixa de rodagem. No Brasil, o modelo ASX se tornou o Outlander Sport. Entretanto, ele não deverá sair na Europa e, por isso, não teve seus preços divulgados.
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