Conheça mais sobre o ID.3 e o ID.4, dois modelos de carros elétricos Volkswagen que estão vindo para tentar animar o mercado brasileiro
Os carros elétricos da Volkswagen chamados ID.3E e ID4 estão sendo mostrados no Brasil, e vem com uma missão importante: ajudar a popularizar a categoria do país. Isso é Um desafio e tanto, mas a montadora trouxe veículos com aparência jovem e extremamente hightech, unindo uma cabine mais espaçosa e facilidade para dirigir, tudo o que atrai pessoas interessadas em carros práticos, inteligentes e ecológicos.
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Carros elétricos potentes e com várias funcionalidades
Ambos os veículos trazem um motor de 204 cavalos alimentado à bateria. O sistema plugin tem o sistema de carga rápida, que permite que você carregue até 80% de bateria com aproximadamente 50 minutos de carga, considerando uma recarga DC.
O ID.4 possui um jogo de bateria superior ao ID.3, o que permite que ele tenha mais autonomia. De acordo com o ciclo europeu WLTP, o carro elétrico da Volkswagen ID 3 tem autonomia prevista de até 426 km, enquanto o ID.4 possui uma autonomia de até 522 km.
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A autonomia é maior do ID.4, porém, faz com que ele renda um pouco menos do que o ID.3, já que ele é cerca 390 kg mais pesado, graças às suas baterias.
Um detalhe interessante sobre ambos os veículos é que nenhum deles possui marchas. Assim como outros veículos do tipo, o câmbio automático está no volante e você tem o espaço da alavanca de câmbio para outras funcionalidades, como espaço para objetos.
Falando em funcionalidades, todos os painéis dos veículos são 100% digitais, com diversas funções que vão surpreender, incluindo algumas com realidade aumentada. Todos os botões do carro são estilo touchscreen, o que deixa o interior do veículo minimalista, interessante e moderno.
Existe também a possibilidade de conectar diversos celulares ao veículo, além da utilização de diversas das funcionalidades por meio de comando de voz.
Carros elétricos são seguros?
Como não podia deixar de ser, os veículos também já possuem diversos auxílios para motorista, como frenagens inteligentes e outros modos de copiloto que auxiliam na direção do veículo.
Como já comentamos, ambos os modelos possuem câmbio automático e também não possui freio de mão, portanto para permitir que o carro possa rodar tudo que você precisa fazer é ligar o carro, pressionar o pedal do freio e mudar o seletor no volante para posição D, tecnologia que também encontramos em outros veículos elétricos, como o Volvo xc40 recharge.
Além disso existem quatro formas de condução: Sport, Eco, Individual e Confort, que alteram as respostas do veículo, permitindo que a sua experiência seja ainda melhor.
Uma das inovações que chamaram muita atenção é a utilização de realidade aumentada para facilitar a navegação do GPS. Especialmente em momentos mais complexos, como entrar em curvas, você vai receber um aviso no próprio pára brisas, com setas indicando para que lado você precisará entrar e a distância da entrada, de forma que você não vai precisar tirar os ohos do trânsito.
Esses carros já estão confirmados para o Brasil?
Essa é uma informação que ainda não está 100% garantida, uma grande chance de pelo menos o ID.4 venha o Brasil, pois seu tamanho maior faz com que ele concorra muito bem na na categoria sedan, com outros veículos do tipo.
Uma das maiores questões que talvez impeçam esses veículos de fazer sucesso inicialmente aqui é o câmbio desvalorizado, e as altas taxas de importação.
Nesse momento, para evitar concorrer com outros modelos como o Volvo C40M charge e o Audi e-tron, o Volkswagen ID4 deve custar até R$300 mil, o valor de venda do veículo na Alemanha é de 44915 euros, o que dá cerca de R$ 285 mil na cotação atual.