CPG ouviu o especialista Vinícius Hozara que explica quais são os carros com alta desvalorização e orienta sobre o que considerar antes de comprar um modelo zero km
Adquirir um carro zero km pode parecer uma boa ideia, mas alguns modelos apresentam uma alta desvalorização logo ao saírem da concessionária. CPG ouviu o especialista Vinícius Hozara que destacou diversos modelos de carros com alta desvalorização, que não oferecem um bom custo-benefício na compra. Ao optar por um seminovo com pouco tempo de uso, o consumidor pode economizar significativamente e evitar uma perda considerável de valor na revenda.
Carros com alta desvalorização e apresentam custo-benefício ruim
SUV híbrido chinês com desvalorização acentuada
O Haval H6 GT, da GWM, um SUV híbrido chinês, chama atenção por seu design moderno e tecnologia avançada. No entanto, Hozara explica que esse é um dos carros com alta desvalorização, já que o mercado brasileiro ainda vê com certa cautela os veículos híbridos chineses. Com um preço de tabela de R$ 321.000, o modelo sofre uma depreciação significativa e é encontrado por valores abaixo da tabela Fipe.
- 2025 será o ano dos feriados prolongados: confira as datas que prometem mudar o ritmo do seu ano!
- BRAVA Energia: Impulsionando Resultados e Crescimento no 3º Trimestre de 2024
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Estado mais pobre dos Estados Unidos: Em menos de um século, este estado americano viu sua economia despencar do topo da riqueza para o fundo da pobreza
Volkswagen Virtus Highline e Exclusive: Sedan premium com valor de revenda limitado
Segundo Hozara, os modelos Virtus Highline e Exclusive, da Volkswagen, possuem alta desvalorização e dificultam a revenda, especialmente devido ao alto valor dos sedans na categoria. O Virtus é muitas vezes comparado ao Corolla, modelo preferido pelos consumidores de carros usados, o que agrava ainda mais a dificuldade de revenda.
Chevrolet Equinox: um SUV caro com baixa demanda
O Chevrolet Equinox, outro exemplo citado pelo especialista, destaca-se pelo conforto e segurança. Porém, é um dos carros com alta desvalorização, o que dificulta sua revenda tanto como zero km quanto como usado. “A compra de um Equinox seminovo pode ser uma alternativa mais viável, pois é possível encontrá-lo abaixo da tabela Fipe”, afirma Hozara.
Nissan Sentra: preço elevado e dificuldade de revenda
O novo Nissan Sentra, com o objetivo de concorrer com o Corolla, apresenta problemas semelhantes. “Chegou ao mercado com um preço elevado e pouco atrativo em termos de custo-benefício”, observa Hozara. Isso faz com que seja mais interessante adquirir um modelo com um ou dois anos de uso, mantendo-se a garantia de fábrica e um valor mais acessível.
Ford Bronco: SUV com características premium e desvalorização rápida
O Ford Bronco é um veículo moderno e com diversas funcionalidades off-road, porém, o alto valor para um carro Ford gera dificuldades na revenda. Hozara explica que este modelo, quando seminovo, já está disponível no mercado com valores reduzidos em comparação ao preço de um zero km.
Volkswagen Taos: alto preço e baixa procura
Outro exemplo é o Volkswagen Taos, um SUV que possui mecânica confiável e espaço interno bom, mas peca no acabamento e no custo-benefício. Segundo Hozara, o Taos é um dos carros com alta desvalorização, tornando o modelo seminovo uma escolha mais atraente para quem busca economia sem perder qualidade.
Honda ZR-V: SUV confiável, mas sem atrativos para o preço alto
O Honda ZR-V, de acordo com Hozara, é um SUV bem construído e confiável, mas apresenta um preço elevado que não reflete seu valor de mercado. Em poucos meses, o veículo perde um valor considerável, e o mercado oferece opções seminovas bem mais vantajosas financeiramente.
Renault Kwid elétrico: compacto urbano que perde valor rapidamente
Embora o Renault Kwid elétrico seja um carro interessante para uso urbano, Hozara alerta que ele desvaloriza rapidamente, especialmente na compra zero km. “Se o consumidor está interessado no Kwid elétrico, vale buscar um seminovo com pouco tempo de uso”, sugere o especialista.
Toyota Yaris Sedan: custo-benefício duvidoso para um zero km
O Toyota Yaris Sedan, segundo Hozara, é mais uma opção com baixa atratividade como zero km. “Esse carro tem um valor de mercado alto, mas no mercado de usados pode ser encontrado com valores mais acessíveis e ainda com baixa quilometragem”, explica ele.
Citroën C3: compacto com alta desvalorização
Por fim, o Citroën C3 também figura na lista dos carros com alta desvalorização. Apesar de ser um modelo econômico e de bom custo para quem busca um carro compacto, ele perde muito valor quando comprado zero km. Hozara sugere optar por um seminovo para minimizar a perda de valor e garantir um custo-benefício melhor.
Seminovo pode ser opção mais interessante
A análise do especialista Vinícius Hozara, demonstra que alguns modelos apresentam uma desvalorização acentuada, tornando-os menos vantajosos na compra zero km. Para quem deseja um bom custo-benefício e uma menor perda de valor, o ideal é considerar a compra de um seminovo, especialmente em casos onde a depreciação é um fator decisivo.