Está pensando em comprar um carro usado neste ano de 2024? Caso sua resposta seja positiva, saiba que esta matéria é feita especialmente para você, visto que separamos três dicas de como não cair em golpes na hora da compra do tão sonhado automóvel.
Atualmente, a criatividade dos golpistas na hora de vender carro tem evoluído cada vez mais, fazendo com que essas pessoas lancem mão de inúmeros artifícios para levar alguma vantagem em relação a esse processo.
De acordo com Stefano Mazzaferro, diretor de vendas da Kovi, hoje, as formas mais comuns de golpes acontecem a partir da clonagem de sites, pedido de sinal para dar uma falsa garantia de prioridade na compra e oferta especial por ser parente de um funcionário de uma montadora.
Durante entrevista ao portal “Garagem 360”, o especialista deu dicas de como fugir de golpes. A partir dessas dicas, o Click Pétroleo e Gás separou as três principais.
-
Moto elétrica que encara barro e cascalho chega ao Brasil com design retrô ousado e preço promocional de R$ 14 mil; conheça a Bee Type 2
-
Chevrolet anuncia retorno triunfal de Opala e Monza com motor 4.1 injetado, câmbio Tremec e freios de alta performance, mas de um jeito diferente
-
Jeep, Honda, Fiat e mais: 5 carros usados e baratos com motores turbo e até 235 cv para comprar em 2025
-
Por R$ 16.290, Shineray SBM 150 2026 promete até 700 km de autonomia com motor 150 cc de 12,2 cv e freios a disco nas duas rodas
Dicas para não cair em golpe ao comprar carro usado
Segundo o especialista, antes de mais nada, é importante que o interessado em comprar um carro usado procure uma concessionária de confiança para a aquisição do veículo.
Nesse sentido, ele relata que é fundamental que o comprador escolha uma empresa que preze pela transparência e que tenha o histórico de cuidado, principalmente, com o serviço de pós-venda.
1- Cheque a documentação do veículo
O especialista relata que a primeira dica, e que não pode jamais ser ignorada, é a que diz respeito à documentação do carro almejado.
De acordo com ele, é interessante pedir a documentação do veículo para verificar se existem multas, checar a titularidade do veículo e obter outras informações que podem trazer dores de cabeça no futuro.
2- Vistoria completa do veículo
Outro ponto importante destacado por Mazzaferro é a vistoria. Segundo ele, é de suma importância, antes da compra, constatar se existe alguma irregularidade operacional no veículo.
Conforme o diretor de vendas da Kovi, nesta etapa, vale a pena avaliar questões como peças desgastadas e estruturais como latarias amassadas, pinturas arranhadas, entre outros.
3- Informe sobre o histórico do carro
Por fim, o especialista relata que é importante que o interessado na compra de um carro usado busque informações sobre a manutenção do veículo, se tudo está em dia. Mazzaferro explica que, nesse ponto, será possível entender se eles vieram de uma boa procedência, se possuem equipamentos de segurança obrigatórios e se são bem conservados.
Carro usado vale a pena? Veja como saber
Uma pergunta corriqueira é se vale a pena ou não comprar um carro usado. De acordo com o especialista, para saber se compensa a compra, vale a pena seguir as dicas dadas anteriormente.
Além disso, ele explica, sobre o período ideal para a compra, o final do mês é o melhor momento para comprar um carro novo.
Conforme ele, esse período é o mais indicado porque os vendedores estão preocupados com comissões e metas, o que acaba colocando condições bastante especiais para os potenciais compradores.
Melhores sites de venda de carros usados
Hoje, existem inúmeras opções disponíveis no mercado para a compra de carros usados. Na internet, por exemplo, os sites mais conhecidos são Webmotors, iCarros e Autoline.