Após duas décadas no mercado, o Troller T4, o carro mais vendido do Brasil, no segmento de jipes, dá adeus aos consumidores. Conheça a história deste clássico!
O Troller T4, um dos carros mais icônicos e vendidos no Brasil, superando consistentemente as vendas de marcas como Fiat e Volkswagen, teve o fim de sua produção confirmado em 2021. Após mais de duas décadas de sucesso no mercado, o anúncio do encerramento de sua fabricação surpreendeu entusiastas e fãs da marca. Essa decisão sublinha a natureza altamente competitiva do mercado automotivo, onde as empresas estão sempre buscando inovar e se adaptar às mudanças do setor.
Saiba mais sobre a história do carro mais vendido da categoria no Brasil
O T4 foi um jipe compacto da Troller, que era produzido no Brasil e sempre foi considerado um dos modelos mais populares da marca e também um dos mais antigos e, desta forma, foi um sucesso nas vendas, sendo o carro mais vendido da marca. Com suas duas versões, a de capota rígida de fibra ou capota de lona, o Troller T4 foi o jipe mais vendido do Brasil, até 2008. Em abril de 2010, a Troller anunciou que o T4 alcançou mais de 10 mil unidades vendidas, deixando para trás montadoras como Fiat e Volkswagen.
No Brasil, esse modelo era produzido na fábrica da Ford, em Horizonte, no Ceará, entretanto, de acordo com o portal “AutoPapo”, em setembro de 2021, a montadora norte-americana confirmou o encerramento da produção do modelo.
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Assim, os modelos Troller T4 e Tx4 tiveram suas atividades encerradas na fábrica da Ford, marcando o fim de um carro que começou sua história em 1997.
O último Troller T4 produzido foi um TX4 com a carroceria pintada de branco. Vale destacar, que os funcionários da fabricante aproveitaram o fim do carro mais vendido do Brasil para tirar uma foto do último que estava saindo da fábrica.
Troller T4 entrega 200 cavalos de potência
Na época em que saiu de linha, a concessionária de Lauro de Freitas ainda contava com 5 carros, sendo dois Troller T4 com câmbio manual, que custavam R$ 240 mil na época, dois câmbio automático, por R$ 259.900 e uma unidade do TX4, topo de linha com câmbio automático negociado a R$ 270 mil. A disponibilidade de carros é maior nas regiões sudeste e sul, onde as concessionárias ainda possuem grande disponibilidade de carros.
Todos os Troller T4 e TX4 de segunda geração foram equipados com o motor cinco cilindros 3,2 de 200 cavalos e conta com tração 4×4. O que muda é o câmbio, que pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas. São os mesmos componentes da Ford Ranger. A vocação off-road sempre foi destaque dos Troller, seja nos de primeira ou de segunda geração. E isso serviu de argumento para nenhum deles ser equipado com airbags, apenas com ABS.
Troller não foi vendida
Criada no Ceará, a Troller foi comprada pela Ford por R$ 400 milhões em 2007. O interesse maior da Ford era herdar os incentivos fiscais obtidos pela fabricante brasileira no regime automotivo especial para empresas que se instalaram no Nordeste. A demora do governo em liberar a transferência foi um dos motivos para que a negociação demorasse tanto. Sem produção no Brasil desde janeiro de 2021, a Ford tentou manter a produção da Troller.
A fabricante americana vinha negociando sua venda desde janeiro, quando a Ford interrompeu a fabricação de automóveis no Brasil. A altura garantiu a continuidade da produção dos Troller. Sob mediação de órgãos do governo cearense, como a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet) e a Secretaria da Fazenda, as negociações para a venda da Troller seguiram até o começo de agosto de 2021. Estas acabaram pouco tempo depois por ordem direta da matriz, nos EUA.