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Carro elétrico voador é considerado um sucesso e já registra mais de 3 mil pedidos apenas na fase de pré-venda!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/09/2024 às 09:29
Carro elétrico voador é considerado um sucesso e já registra mais de 3 mil pedidos apenas na fase de pré-venda!
Foto: Dall-e

Startup anuncia novo carro elétrico voador e registra mais de 3 mil pedidos. Conheça os principais detalhes do carro voador que será fabricado em 2025 e promete revolucionar a mobilidade.

A Alef Aeronautics está tornando realidade o sonho dos carros voadores ao fechar um acordo para a produção em massa de peças de aviação. Fundada em 2015, a empresa desenvolveu um carro elétrico inovador, o “Model A”, que une a funcionalidade de um carro tradicional com a capacidade de decolagem vertical, isto é, se tornando um carro elétrico voador.

Encomendas do carro voador já chegam aos US$ 750 milhões

Com uma autonomia de até 200 milhas, cerca de 322 km, em rodovias e 110 milhas, o equivalente a 177 km em voo, o Model A está precificado em US$ 300 mil. Desde que começou a aceitar reservas em outubro de 2022, o carro elétrico voador já recebeu mais de 3 mil encomendas, resultando em uma receita potencial impressionante de até US$ 750 milhões.

A empresa fez história se tornando a primeira a garantir pedidos de um carro voador via uma concessionária de automóveis na Califórnia, um marco significativo que une as indústrias automotiva e de aviação.

É importante destacar que, recentemente, a Alef anunciou um contrato com a PUCARA Aero e a MYC para produzir peças de nível de aviação, assegurando que o carro voador atenda a rigorosos padrões de qualidade e segurança.

Essas empresas são reconhecidas por seu histórico de fabricação de componentes para grandes nomes da aviação, como Boeing e Airbus. A produção do Model A está prevista para iniciar no quarto trimestre de 2025, com as primeiras entregas previstas logo após o começo da fabricação.

Carro elétrico voador não exige pista para voar

O carro voador não possui asas grandes e também não demanda uma pista longa para decolar. Desta forma, sua carroceria porosa esconde quatro hélices que fornecem a sustentação necessária para tirá-lo do chão. Segundo a empresa, o carro elétrico voador foi desenvolvido para dirigir na Rua, decolar verticalmente quando necessário e voar sobre o tráfego.

A startup planeja começar a produção do modelo no quarto trimestre de 2025 e dar início às entregas logo depois. Além do Model A, a Alef já está trabalhando em seu próximo veículo, o “Model Z”, um carro voador elétrico de quatro portas, com lançamento projetado para 2035 e um preço atraente de apenas US$ 35 mil.

Esse modelo tem como objetivo expandir o acesso a um transporte futurista, tornando os carros voadores mais acessíveis a um público mais amplo. A Alef está, desta forma, pavimentando o caminho para uma nova era de mobilidade pessoal, unindo inovação tecnológica e acessibilidade.

Crescimento no mercado de eVTOLs

Além deste carro elétrico voador da Alef, a startup brasileira Vertical Connect deve apresentar este ano uma família de carros voadores ou eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) chamada Gênesis). A empresa, que atua no setor de aviação planeja lançar diferentes modelos no segundo semestre de 2024. 

Cada um foi pensado em diversas funções, desde táxi aéreo para duas pessoas até auxílio no agronegócio. O pioneiro da linha será o GX-AB, projetado para irrigação no campo e com capacidade para levar até 200 litros a bordo. Já o G-X1 é um táxi aéreo para trajetos curtos que pode levar até 2 pessoas com uma hora de autonomia de voo por carga. 

O restante da linha será composta pelo GX-H, uma ambulância aérea, GX-F, para combate a incêndios, o GX-P, para uso policial e o GX-L, com capacidade para levar até 560 kg e voltado para o setor de logística. A autonomia de voo é de até uma hora a cerca de 500 metros de altitude. Já a velocidade máxima é de 130 km/h.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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