Estudantes alemães desenvolvem novo protótipo de carro elétrico com mais de 2 mil km de autonomia que poderia viajar facilmente de São Paulo ao Rio de Janeiro três vezes com apenas uma carga.
Um grupo de alunos da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, alcançou um novo recorde mundial de carro elétrico de maior autonomia do mundo, o protótipo monolugar “muc022”. O carro elétrico com muita autonomia percorreu 2.575,79 quilômetros até descarregar completamente a bateria.
Novo carro elétrico com mais de 2 mil km de autonomia poderia ir de São Paulo até o Rio de Janeiro três vezes
Com esta autonomia, saindo de São Paulo, o carro elétrico poderia ir e voltar do Rio de Janeiro três vezes com apenas uma única carga. Com um formato de cupê com duas portas, o veículo que promete revolucionar o mercado de carros elétricos conta com um perfil aerodinâmico bem fluido e algumas características que possibilitam ao carro elétrico rodar 2.574 km sem nenhuma recarga externa.
Contando com uma pequena bateria de 15,5 kWh, menor até que de alguns modelos de carros híbridos plug-in, estabelecendo uma marca impressionante na pista do aeroporto de Munique.
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
Carro revolucionário com mais de 2 mil km de autonomia
Pesando cerca de 170 kg e entregando uma velocidade limitada de 42 km/h, o carro elétrico com muita autonomia possui coeficiente aerodinâmico de 0,159 de cx e dois motores elétricos de 440 W, desenvolvidos com ímã permanente e inversor de nitreto de gálio.
O recorde anterior era de 1.609 km sem recarga, entretanto o muc22 foi muito além disso, alcançando um consumo de 0,6 kWh/100 km ou 116 km por kWh.
No caso do novo carro elétrico, a equipe da TUM, desenvolveu uma pista fechada num hangar e o veículo rodou por seis dias seguidos, envolvendo diversos pilotos e um ritmo sempre inspecionado por auditores para aferir as medições.
Detalhes dos testes do carro elétrico com mais de 2 mil km de autonomia
Em quatro dias de testes, os estudantes alemães conseguiram ultrapassar o recorde anterior de 1.608,54 km, entretanto o veículo ainda tinha carga. Desta forma, eles percorreram mais dois dias até zerar a capacidade da bateria.
No final, o novo carro elétrico se tornou um dos modelos mais eficientes do mundo, ficando à frente de modelos como Tesla Model Y e Mercedes-Benz Vision EQXX. Durante o IAA Mobility, em Munique, o modelo, que promete revolucionar o mercado de carros elétricos, recebeu o prêmio de “Maior distância em veículo elétrico, carga única (não solar)” por um representante do Guinness World Records.
Atualmente, os carros elétricos de produção seriada com maior autonomia, ultrapassam facilmente os 700 km, com alguns modelos, como o Lucid Air, chegando perto de 1.000 km. Há uma década, os fabricantes de veículos pensavam que os modelos elétricos podiam ir até 160 km, atendendo as demandas das pessoas, entretanto hoje há a ambição de alcançar médias de autonomia parecidas às de automóveis a combustão.
Apesar da infraestrutura de recarga avançando nos EUA e Europa, os fabricantes atualmente consideram entre 400 e 500 km, uma boa média de autonomia.
Novas baterias podem oferecer o dobro de autonomia
A Toyota entrou de vez no setor de veículos elétricos e, após anunciar uma nova unidade de produção exclusiva para carros elétricos em 2026, a montadora também revelou que está atuando em quatro novas baterias de última geração. Algumas reduzem o custo do veículo em até 40% e podem entregar uma autonomia de 1,2 mil km.
Segundo dados do Inside EVs, a Toyota contará com quatro tipos de bateria. Três delas terão novas tecnologias de eletrólito líquido e uma terá tecnologia de bateria em estado sólido. Segundo a Toyota, a nova bateria atenderá a demanda de 1,7 milhão de carros elétricos.