1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Carro elétrico aerodinâmico com bateria de smartphone? Conheça o Barchetta EV
Tempo de leitura 3 min de leitura

Carro elétrico aerodinâmico com bateria de smartphone? Conheça o Barchetta EV

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/11/2022 às 10:41
Carro elétrico aerodinâmico com bateria de smartphone? Conheça o Barchetta EV
Foto: GAC/Divulgação

A montadora GAC desenvolveu um carro elétrico com bateria da finura dos modelos utilizados em um smartphone. O veículo, chamado de Barchetta EV,  é um conversível que conta com um design futurístico e várias tecnologias de ponta.

A Guangzhou Automobile Group (GAC) inaugurou um centro de pesquisa e desenvolvimento em solo italiano, na comuna de Milão, e revelou o conceito do seu primeiro carro elétrico desenvolvido por lá, chamado de Barchetta EV, que se destaca por ser muito aerodinâmico. Para conseguir ser tão colado ao chão, o veículo utiliza uma bateria mais fina, que faz a indústria automotiva global acreditar que foi inspirada no modelo de baterias atualmente utilizada nos smartphones.

Carro elétrico com bateria de smartphone foi desenvolvido apenas com ferramentas digitais

Vale ressaltar que o interior do Barchetta EV também conta com materiais muito leves, como um chassi de alumínio e detalhes em plástico reciclado. O novo centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa é liderado pela “mestre dos carros conceituais”, Stephane Janin, que foi a gerente do departamento de carros conceito da Renault.

Janin afirma que o projeto do carro elétrico com bateria estilo smartphone, Barchetta EV, foi desenvolvido apenas com ferramentas digitais, ficando pronto para apresentação em menos de dois meses. Além disso, é importante lembrar que a GAC Group já possui dois centros de pesquisa e desenvolvimento em funcionamento, em Los Angeles (Estados Unidos) e em Xangai (China). 

A empresa não entrou em detalhes, mas no vídeo divulgado é possível observar o design futurístico do veículo. Trata-se de um conversível muito fino, lembrando muito um smartphone. A capota do Barchetta EV, quando não há ninguém dentro, fica fechada, sem nenhum tipo de vidro para avistar pelo lado de fora. Quando o motorista abre o carro, o capote também se abre e duas barras de proteção sobem, para caso de capotagem, deixando aqueles que dirigem, em segurança.

Aparentemente o veículo não possui portas e seus pneus também contam com um design único e futurístico. No interior do modelo elétrico é possível notar um volante oval, que lembra muito aqueles dos carros de fórmula 1. O volante é equipado com uma tela digital, entre outras funcionalidades não mencionadas.

GAC apresenta outros conceitos luxuosos

Além do carro elétrico com bateria de smartphone, a GAC revelou um novo conceito luxuoso de minivan elétrica em seu evento em abril, que contava com um trem de força movido a hidrogênio sob medida. Chamado de Space, o veículo multiúso com um design futurista também foi apresentado com alta tecnologia de direção autônoma.

Alguns de seus detalhes são faróis sequenciais, teto e as grades iluminadas inspiradas na arquitetura tradicional chinesa. Já quando a minivan precisa “se dirigir sozinha”, a empresa mostrou uma nova configuração interna que pode recolher e esconder o volante, liberando mais espaço para os passageiros. 

No evento, a empresa também apresentou o Psi Operating System, seu primeiro sistema operacional criado independentemente, em todo o veículo, de domínio cruzado e padronizado com base na arquitetura elétrica e eletrônica X -Soul. Outro recurso apresentado foi um assistente de voz inteligente para responder o usuário em menos de 0,6 segundos, chamado de  ADiGo Space Intelligent Cockpit System.

Minivan da GAC conta com consumo de combustível de apenas 0,84 kg

Por dentro do modelo Space, a montadora, quinta maior produtora de automóveis da China, afirma haver um ambiente harmonioso e acolhedor de uma família chinesa. A estrutura do luxuoso conceito de minivan pode estar em sintonia com o sistema de direção inteligente ADiGO Pilot da GAC, atualizado com 39 sensores avançados e uma plataforma de computação de alto desempenho.

Já na parte do trem de força do MPV elétrico, há uma arquitetura modular híbrida Mega Waves e o motor 1.5 litro movido a hidrogênio. De acordo com a montadora, o componente apresenta um consumo de combustível de apenas 0,84 kg por 100 km.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos