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Carro elétrico aerodinâmico com bateria de smartphone? Conheça o Barchetta EV

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/11/2022 às 10:41
Carro elétrico aerodinâmico com bateria de smartphone? Conheça o Barchetta EV
Foto: GAC/Divulgação

A montadora GAC desenvolveu um carro elétrico com bateria da finura dos modelos utilizados em um smartphone. O veículo, chamado de Barchetta EV,  é um conversível que conta com um design futurístico e várias tecnologias de ponta.

A Guangzhou Automobile Group (GAC) inaugurou um centro de pesquisa e desenvolvimento em solo italiano, na comuna de Milão, e revelou o conceito do seu primeiro carro elétrico desenvolvido por lá, chamado de Barchetta EV, que se destaca por ser muito aerodinâmico. Para conseguir ser tão colado ao chão, o veículo utiliza uma bateria mais fina, que faz a indústria automotiva global acreditar que foi inspirada no modelo de baterias atualmente utilizada nos smartphones.

Carro elétrico com bateria de smartphone foi desenvolvido apenas com ferramentas digitais

Vale ressaltar que o interior do Barchetta EV também conta com materiais muito leves, como um chassi de alumínio e detalhes em plástico reciclado. O novo centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa é liderado pela “mestre dos carros conceituais”, Stephane Janin, que foi a gerente do departamento de carros conceito da Renault.

Janin afirma que o projeto do carro elétrico com bateria estilo smartphone, Barchetta EV, foi desenvolvido apenas com ferramentas digitais, ficando pronto para apresentação em menos de dois meses. Além disso, é importante lembrar que a GAC Group já possui dois centros de pesquisa e desenvolvimento em funcionamento, em Los Angeles (Estados Unidos) e em Xangai (China). 

A empresa não entrou em detalhes, mas no vídeo divulgado é possível observar o design futurístico do veículo. Trata-se de um conversível muito fino, lembrando muito um smartphone. A capota do Barchetta EV, quando não há ninguém dentro, fica fechada, sem nenhum tipo de vidro para avistar pelo lado de fora. Quando o motorista abre o carro, o capote também se abre e duas barras de proteção sobem, para caso de capotagem, deixando aqueles que dirigem, em segurança.

Aparentemente o veículo não possui portas e seus pneus também contam com um design único e futurístico. No interior do modelo elétrico é possível notar um volante oval, que lembra muito aqueles dos carros de fórmula 1. O volante é equipado com uma tela digital, entre outras funcionalidades não mencionadas.

GAC apresenta outros conceitos luxuosos

Além do carro elétrico com bateria de smartphone, a GAC revelou um novo conceito luxuoso de minivan elétrica em seu evento em abril, que contava com um trem de força movido a hidrogênio sob medida. Chamado de Space, o veículo multiúso com um design futurista também foi apresentado com alta tecnologia de direção autônoma.

Alguns de seus detalhes são faróis sequenciais, teto e as grades iluminadas inspiradas na arquitetura tradicional chinesa. Já quando a minivan precisa “se dirigir sozinha”, a empresa mostrou uma nova configuração interna que pode recolher e esconder o volante, liberando mais espaço para os passageiros. 

No evento, a empresa também apresentou o Psi Operating System, seu primeiro sistema operacional criado independentemente, em todo o veículo, de domínio cruzado e padronizado com base na arquitetura elétrica e eletrônica X -Soul. Outro recurso apresentado foi um assistente de voz inteligente para responder o usuário em menos de 0,6 segundos, chamado de  ADiGo Space Intelligent Cockpit System.

Minivan da GAC conta com consumo de combustível de apenas 0,84 kg

Por dentro do modelo Space, a montadora, quinta maior produtora de automóveis da China, afirma haver um ambiente harmonioso e acolhedor de uma família chinesa. A estrutura do luxuoso conceito de minivan pode estar em sintonia com o sistema de direção inteligente ADiGO Pilot da GAC, atualizado com 39 sensores avançados e uma plataforma de computação de alto desempenho.

Já na parte do trem de força do MPV elétrico, há uma arquitetura modular híbrida Mega Waves e o motor 1.5 litro movido a hidrogênio. De acordo com a montadora, o componente apresenta um consumo de combustível de apenas 0,84 kg por 100 km.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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