1. Início
  2. / Veículos Elétricos
  3. / Quanto tempo um carro elétrico consegue abastecer uma casa durante uma queda de energia
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 7 comentários

Quanto tempo um carro elétrico consegue abastecer uma casa durante uma queda de energia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 08/05/2025 às 00:09
queda de energia, CARRO ELÉTRICO
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Durante o apagão que paralisou a Espanha, veículos elétricos com tecnologia bidirecional ajudaram famílias a manter luzes acesas e aparelhos funcionando por dias.

O apagão que afetou Portugal e Espanha ocorreu em 28 de abril. Foi um dos maiores da história recente da Europa, impactando também partes do sul da França e Andorra. Por conta disso, muitos europeus recorreram ao carro elétrico para contornar a queda de energia.

A situação caótica que pegou a população desprevenida. Mas, em meio à confusão, um grupo se destacou: os donos de carros elétricos.

Esses veículos, além de se locomoverem sem combustíveis fósseis, mostraram outra vantagem surpreendente.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Muitos deles contam com uma tecnologia chamada de carga bidirecional, que permite não só receber energia da rede elétrica, mas também fornecê-la.

Em outras palavras, transformam-se em uma bateria ambulante, capaz de alimentar uma casa inteira.

A tecnologia que virou aliada no escuro

Esse sistema é conhecido como Vehicle-to-Grid (V2G). Nem todos os modelos têm essa função, mas os que possuem podem se tornar uma espécie de gerador doméstico.

Mesmo sem a carga completa, conseguiram manter a casa funcionando por dias.

Segundo dados da Energy & Climate Intelligence Unit, a capacidade média de uma bateria de carro elétrico hoje é de 71 kWh.

Se um carro estivesse com apenas 60% dessa carga, ou cerca de 42 kWh, ele ainda poderia abastecer uma residência durante cinco dias.

Isso porque o consumo médio diário de uma casa no país é de cerca de 9 kWh.

E, como costuma acontecer em emergências, as pessoas tendem a economizar energia. Isso aumenta ainda mais o tempo de autonomia dos veículos elétricos quando usados dessa maneira.

Energia, economia e resiliência

Colin Walker, diretor de transporte da Energy & Climate Intelligence Unit, explicou o impacto da tecnologia.

Segundo ele, os carros elétricos não servem apenas para reduzir emissões e poupar dinheiro com combustível. Eles também aumentam a segurança energética dos lares.

Walker destacou que mais e mais veículos estão chegando ao mercado com capacidade de devolver energia à casa. E, como se viu no apagão da Espanha e Portugal, isso pode manter geladeiras ligadas, luzes acesas e até roteadores funcionando por vários dias.

Além disso, a tecnologia permite outro benefício em tempos normais: economia.

O carro pode ser carregado durante a madrugada, quando a energia é mais barata, e depois devolver parte dessa carga à rede em horários de pico, quando a eletricidade custa mais. Isso gera lucro para o dono do carro.

Poucos modelos, mas crescendo

Apesar das vantagens, a quantidade de carros com essa função ainda é limitada. Nem todos os veículos elétricos à venda contam com o sistema. Porém, isso está mudando.

Vale lembrar que nem todos funcionam exatamente do mesmo jeito. Alguns têm a função V2H, para alimentar toda a casa. Outros oferecem a função V2L, que permite carregar apenas aparelhos específicos, como eletrodomésticos.

Em casos como o recente apagão, ambas as soluções são úteis. Elas garantem o mínimo necessário para o funcionamento de itens básicos do dia a dia.

Exemplo na prática: microondas no carro

Nas redes sociais, surgiram diversos relatos de como os motoristas usaram seus carros elétricos para passar pelos dias de apagão.

Em alguns vídeos, donos de veículos elétricos aparecem utilizando o micro-ondas diretamente no carro. .

Uma tendência que deve crescer

A expectativa é que, com o tempo, mais modelos passem a adotar essa tecnologia como padrão. Afinal, ela transforma o carro em uma verdadeira “power bank” sobre rodas.

Uma fonte de energia portátil que pode manter a casa funcionando ou carregar aparelhos onde for necessário.

Essa praticidade vai além dos apagões. Em situações do dia a dia, também é útil. Um exemplo claro é o Ford F-150 Lightning.

Pensado para o trabalho pesado, ele vem com tomadas na caçamba, onde é possível ligar ferramentas, como serras elétricas, diretamente no veículo.

A crise elétrica na Espanha revelou uma nova faceta dos carros elétricos. Mais do que um meio de transporte sustentável, eles provaram ser uma solução prática em emergências.

A tecnologia V2G, antes vista como um extra futurista, mostrou seu valor quando o país precisou de alternativas. E, agora, pode ser a chave para garantir mais segurança, economia e autonomia para os consumidores.

Inscreva-se
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Cesar Augusto
Cesar Augusto
13/05/2025 12:01

Eu uso qdo falta energia em casa

Alvaro de Almeida
Alvaro de Almeida
13/05/2025 10:29

Carregar a bateria do veículo de madrugada, quando a energia é mais barata, e usar durante o dia, quando a energia é mais cara, é uma vantagem que só países com tarifas binômias oferecem. No Brasil as tarifas dos consumidores residenciais são iguais na ponta e fora de ponta, e tanto faz o horário em que se carrega ou descarrega a bateria.

Alvaro de Almeida
Alvaro de Almeida
Em resposta a  Alvaro de Almeida
13/05/2025 18:39

Me apressei. Na verdade existe essa tarifa no residencial, que é a tarifa branca. Sorry.

Alexandre Viana
Alexandre Viana
Em resposta a  Alvaro de Almeida
13/05/2025 21:58

Pode usar sistemas de energia solar em casa. sistema on-grid que capta energia do sol e envia o excedente para a rede da companhia ou off-grid que usa baterias que acumulam energia mas não envia para a companhia.

Joselio
Joselio
12/05/2025 07:19

Como vocês querem que alguém leia com tantos comerciais

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x