1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Carro de tio? Que nada! Nova versão do Toyota Corolla tem 304 cv, câmbio manual e tração integral que acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 s
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Carro de tio? Que nada! Nova versão do Toyota Corolla tem 304 cv, câmbio manual e tração integral que acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 s

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 13/08/2025 às 12:04
Toyota GR Corolla Circuit traz 304 cv, câmbio manual e tração integral, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 s com estilo e tecnologia.
Toyota GR Corolla Circuit traz 304 cv, câmbio manual e tração integral, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 s com estilo e tecnologia.
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Hatch esportivo da Toyota une motor 1.6 turbo de 304 cv, câmbio manual e tração integral, atingindo 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com amplo pacote de segurança e conforto, mantendo usabilidade para o dia a dia urbano e rodoviário.

O Toyota GR Corolla é a versão mais radical já vendida oficialmente no Brasil. Ele vem equipado com motor 1.6 turbo de 304 cavalos, câmbio manual de seis marchas e tração integral ajustável.

Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, o hatch esportivo une desempenho extremo a uma lista extensa de equipamentos de segurança e conforto.

No mercado nacional, o modelo chegou em 2023 importado do Japão. Foi lançado inicialmente em duas versões, Core e Circuit.

Atualmente, a Toyota mantém no catálogo brasileiro apenas a configuração Circuit, vendida por valor próximo a R$ 460 mil, dependendo da localidade e da política das concessionárias.

Toyota GR Corolla Circuit traz 304 cv, câmbio manual e tração integral, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 s com estilo e tecnologia. (Foto: Fernando Pires/Quatro Rodas)

Visual e construção exclusivos

O GR Corolla no Brasil não compartilha carroceria com o sedã tradicional vendido no país.

É um hatch de cinco portas com para-lamas alargados, entradas de ar funcionais no capô, difusor traseiro e três saídas de escapamento que reforçam o ronco do motor.

Na dianteira, faróis full-LED em formato de gancho, grade ampliada e parachoque exclusivo otimizam a refrigeração do propulsor.

As rodas forjadas de 18 polegadas da BBS reduzem peso e aumentam a eficiência dos freios.

A versão Toyota GR Corolla Circuit ainda recebe teto de fibra de carbono, que reduz o centro de gravidade e melhora a dinâmica.

Motor de três cilindros mais potente do mundo

O GR Corolla utiliza o motor G16E-GTS, um três-cilindros 1.6 turbo que entrega 304 cv a 6.500 rpm e 37,7 kgfm a 3.000 rpm.

De acordo com a Toyota, é o motor de três cilindros produzido em série mais potente do mundo.

O câmbio manual de seis marchas tem engates curtos e função de aceleração interina nas reduções, conhecida como rev-match.

O sistema de tração integral GR-Four oferece três modos de distribuição de torque: 60:40 para uso diário, 30:70 para comportamento mais traseiro e 50:50 para estabilidade máxima em condições de alta exigência.

Toyota GR Corolla Circuit traz 304 cv, câmbio manual e tração integral, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 s com estilo e tecnologia. (Foto: car.blog)

Interior e conforto a bordo

O interior reforça a proposta esportiva. Os bancos dianteiros têm revestimento em camurça, costuras vermelhas e excelente suporte lateral.

O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas exibe dados como pressão do turbo, força G e informações do sistema de tração.

Entre os recursos de conveniência, estão head-up display, carregamento de celular por indução, chave presencial, partida por botão e ar-condicionado digital de duas zonas.

A central multimídia de 7 polegadas oferece Android Auto e Apple CarPlay, mas sua interface e velocidade ficam aquém do padrão esperado para um carro desta categoria.

O entre-eixos de 2,64 m é 6 cm menor que no sedã, o que reduz o espaço no banco traseiro.

O porta-malas, limitado pelo estepe de tamanho integral, oferece 386 litros contra 470 litros do Corolla Sedan.

Segurança e assistências à condução

O modelo conta com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), monitoramento da pressão dos pneus, barras de proteção nas portas e controles de estabilidade e tração.

O pacote Toyota Safety Sense (TSS 3.0) inclui frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa e farol alto automático. O carro também traz alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro.

YouTube Video

Desempenho e consumo

Com tração integral, câmbio manual e suspensão recalibrada (McPherson na dianteira e double wishbone na traseira), o GR Corolla apresenta comportamento ágil e controlável.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,9 segundos, segundo a fabricante. A estabilidade é garantida pelas bitolas mais largas e pelo teto de carbono da versão Circuit.

Apesar do desempenho, é possível obter consumo moderado, com médias de até 12 km/l na estrada e cerca de 9 km/l na cidade.

Versões e disponibilidade

O lançamento brasileiro contou com as versões Core e Circuit, ambas com lote inicial limitado a 99 unidades da série Launch Edition, numeradas no console.

Atualmente, a Toyota concentra as vendas na versão Circuit, que inclui diferenciais de deslizamento limitado (LSD) nos dois eixos e teto de fibra de carbono.

Em outros países, o modelo já oferece câmbio automático, mas não há confirmação oficial de sua chegada ao mercado brasileiro.

Um esportivo para o dia a dia?

O Toyota GR Corolla Circuit combina mais de 300 cv, câmbio manual, tração integral e a confiança de manutenção pela rede autorizada. A pergunta é: você teria um carro manual de 304 cv para usar diariamente nas ruas brasileiras?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x