Hatch esportivo da Toyota une motor 1.6 turbo de 304 cv, câmbio manual e tração integral, atingindo 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com amplo pacote de segurança e conforto, mantendo usabilidade para o dia a dia urbano e rodoviário.
O Toyota GR Corolla é a versão mais radical já vendida oficialmente no Brasil. Ele vem equipado com motor 1.6 turbo de 304 cavalos, câmbio manual de seis marchas e tração integral ajustável.
Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, o hatch esportivo une desempenho extremo a uma lista extensa de equipamentos de segurança e conforto.
No mercado nacional, o modelo chegou em 2023 importado do Japão. Foi lançado inicialmente em duas versões, Core e Circuit.
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Atualmente, a Toyota mantém no catálogo brasileiro apenas a configuração Circuit, vendida por valor próximo a R$ 460 mil, dependendo da localidade e da política das concessionárias.
Visual e construção exclusivos
O GR Corolla no Brasil não compartilha carroceria com o sedã tradicional vendido no país.
É um hatch de cinco portas com para-lamas alargados, entradas de ar funcionais no capô, difusor traseiro e três saídas de escapamento que reforçam o ronco do motor.
Na dianteira, faróis full-LED em formato de gancho, grade ampliada e parachoque exclusivo otimizam a refrigeração do propulsor.
As rodas forjadas de 18 polegadas da BBS reduzem peso e aumentam a eficiência dos freios.
A versão Toyota GR Corolla Circuit ainda recebe teto de fibra de carbono, que reduz o centro de gravidade e melhora a dinâmica.
Motor de três cilindros mais potente do mundo
O GR Corolla utiliza o motor G16E-GTS, um três-cilindros 1.6 turbo que entrega 304 cv a 6.500 rpm e 37,7 kgfm a 3.000 rpm.
De acordo com a Toyota, é o motor de três cilindros produzido em série mais potente do mundo.
O câmbio manual de seis marchas tem engates curtos e função de aceleração interina nas reduções, conhecida como rev-match.
O sistema de tração integral GR-Four oferece três modos de distribuição de torque: 60:40 para uso diário, 30:70 para comportamento mais traseiro e 50:50 para estabilidade máxima em condições de alta exigência.
Interior e conforto a bordo
O interior reforça a proposta esportiva. Os bancos dianteiros têm revestimento em camurça, costuras vermelhas e excelente suporte lateral.
O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas exibe dados como pressão do turbo, força G e informações do sistema de tração.
Entre os recursos de conveniência, estão head-up display, carregamento de celular por indução, chave presencial, partida por botão e ar-condicionado digital de duas zonas.
A central multimídia de 7 polegadas oferece Android Auto e Apple CarPlay, mas sua interface e velocidade ficam aquém do padrão esperado para um carro desta categoria.
O entre-eixos de 2,64 m é 6 cm menor que no sedã, o que reduz o espaço no banco traseiro.
O porta-malas, limitado pelo estepe de tamanho integral, oferece 386 litros contra 470 litros do Corolla Sedan.
Segurança e assistências à condução
O modelo conta com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), monitoramento da pressão dos pneus, barras de proteção nas portas e controles de estabilidade e tração.
O pacote Toyota Safety Sense (TSS 3.0) inclui frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa e farol alto automático. O carro também traz alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro.
Desempenho e consumo
Com tração integral, câmbio manual e suspensão recalibrada (McPherson na dianteira e double wishbone na traseira), o GR Corolla apresenta comportamento ágil e controlável.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,9 segundos, segundo a fabricante. A estabilidade é garantida pelas bitolas mais largas e pelo teto de carbono da versão Circuit.
Apesar do desempenho, é possível obter consumo moderado, com médias de até 12 km/l na estrada e cerca de 9 km/l na cidade.
Versões e disponibilidade
O lançamento brasileiro contou com as versões Core e Circuit, ambas com lote inicial limitado a 99 unidades da série Launch Edition, numeradas no console.
Atualmente, a Toyota concentra as vendas na versão Circuit, que inclui diferenciais de deslizamento limitado (LSD) nos dois eixos e teto de fibra de carbono.
Em outros países, o modelo já oferece câmbio automático, mas não há confirmação oficial de sua chegada ao mercado brasileiro.
Um esportivo para o dia a dia?
O Toyota GR Corolla Circuit combina mais de 300 cv, câmbio manual, tração integral e a confiança de manutenção pela rede autorizada. A pergunta é: você teria um carro manual de 304 cv para usar diariamente nas ruas brasileiras?