1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Carro da Volkswagen faz 100 km/l e é considerado o mais econômico do mundo!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Carro da Volkswagen faz 100 km/l e é considerado o mais econômico do mundo!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/01/2024 às 12:49
Carro da Volkswagen faz 100 km/l e é considerado um dos modelos mais econômicos do mundo
Foto: VW XL1/Divulgação

Há 11 anos, a Volkswagen lançava o carro econômico mais incrível do mundo: o Volkswagen XL1, um modelo capaz de percorrer até 100 km com apenas 1 litro de combustível.

A Volkswagen se consolidou como uma das maiores montadoras, com presença em diversas garagens brasileiras. Priorizando constantemente a qualidade de seus produtos e serviços, em 2013, a marca lançou um carro econômico que deixou suas rivais, incluindo a Chevrolet, impressionadas: o Volkswagen XL1 a diesel. Este modelo é tão eficiente que pode percorrer até 100 quilômetros com apenas um litro de combustível.

Carro da Volkswagen que faz 100 km/l custava cerca de R$ 576 mil

De acordo com dados oficiais da montadora, o carro econômico é capaz de fazer mais de 100 km com apenas um litro de diesel, com produção extremamente limitada e preço de 111 mil euros, algo que chega perto de R$ 576 mil.

Atualmente, o Volkswagen XL1 é um cobiçado item de colecionador, exposto inclusive em museus e conta com exemplares à venda por 130 mil euros (R$ 675 mil) ou até mais do que isso, dependendo da quilometragem e do estado de conservação.

É dinheiro mais que suficiente para comprar uma Ferrari de segunda mão na Europa, sem contar que o Volkswagen XL1, com apenas 250 unidades fabricadas, originalmente destinadas apenas ao mercado europeu, é mais raro do que a grande parte dos modelos da marca italiana.

A pequena quantidade ajuda a explicar a alta valorização do carro econômico, entretanto ela não é o único motivo. Com um design diferente, o carro da Volkswagen até hoje é o modelo da marca mais eficiente da história. Ele conta com muita tecnologia para rodar com tão pouco.

Volkswagen XL1 pode entregar até 1 mil km

Primeiramente, o XL1 é híbrido do tipo plug-in, unindo um frugal motor turbodiesel de 0,8 litro e dois cilindros com outro elétrico, para juntos renderem modestos 69 cavalos de potência e 14,3 kgfm de torque, enviados para as rodas traseiras por meio do câmbio de dupla embreagem e sete marchas.

No modo totalmente elétrico, a autonomia é de 50 km. No híbrido, em teoria o pequeno tanque de dez litros é suficiente para rodar 1 mil km.

Interior do Volkswagen XL1 – Divulgação

O Volkswagen XL1 não possui performance de carro esportivo, mas sim, economia de combustível. Por outro lado, a carroceria e o Chassi são feitos de fibra de carbono, material resistente, leve e caro – geralmente restrito a automóveis de competição ou modelos de passeio de alto desempenho.

Pesando 785 kg, conta com um coeficiente de arrasto de apenas 0,19 cx e pneus superfinos. A preocupação da montadora de reduzir a máxima resistência do ar inclui detalhes inusitados há quase uma década, como câmeras no lugar dos retrovisores.

Outros detalhes que podem aumentar a economia do carro da Volkswagen

O carro econômico da Volkswagen conta com apenas 1,15 m de altura, a carroceria extremamente baixa, enquanto as rodas traseiras são cobertas por capas, tudo em nome da eficiência aerodinâmica. Na cabine, com espaço para duas pessoas, o banco do carona é deslocado um pouco para trás, com a missão de otimizar o espaço interno em uma carroceria estreita, com 1,66 m de largura.

Quase todas as superfícies visíveis são de fibra de carbono, contrastando com a simplicidade do habitáculo: o painel de instrumentos é praticamente o mesmo do VW Up, enquanto a central multimídia é um equipamento quase genérico. Em nome da redução de peso, nada de vidros elétricos nas portas: a abertura e o fechamento são realizados por meio de manivelas.

Segundo o colunista Fernando Calmon, a experiência de dirigir nos arredores de Genebra (Suíça), foi surpreendente. Portas se abrem para cima, em movimento de tesoura. Ótima posição de dirigir e a direção dispensa assistência graças a pneus estreitos como de motocicletas e baixo peso do carro.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x