Há 11 anos, a Volkswagen lançava o carro econômico mais incrível do mundo: o Volkswagen XL1, um modelo capaz de percorrer até 100 km com apenas 1 litro de combustível.
A Volkswagen se consolidou como uma das maiores montadoras, com presença em diversas garagens brasileiras. Priorizando constantemente a qualidade de seus produtos e serviços, em 2013, a marca lançou um carro econômico que deixou suas rivais, incluindo a Chevrolet, impressionadas: o Volkswagen XL1 a diesel. Este modelo é tão eficiente que pode percorrer até 100 quilômetros com apenas um litro de combustível.
Carro da Volkswagen que faz 100 km/l custava cerca de R$ 576 mil
De acordo com dados oficiais da montadora, o carro econômico é capaz de fazer mais de 100 km com apenas um litro de diesel, com produção extremamente limitada e preço de 111 mil euros, algo que chega perto de R$ 576 mil.
Atualmente, o Volkswagen XL1 é um cobiçado item de colecionador, exposto inclusive em museus e conta com exemplares à venda por 130 mil euros (R$ 675 mil) ou até mais do que isso, dependendo da quilometragem e do estado de conservação.
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É dinheiro mais que suficiente para comprar uma Ferrari de segunda mão na Europa, sem contar que o Volkswagen XL1, com apenas 250 unidades fabricadas, originalmente destinadas apenas ao mercado europeu, é mais raro do que a grande parte dos modelos da marca italiana.
A pequena quantidade ajuda a explicar a alta valorização do carro econômico, entretanto ela não é o único motivo. Com um design diferente, o carro da Volkswagen até hoje é o modelo da marca mais eficiente da história. Ele conta com muita tecnologia para rodar com tão pouco.
Volkswagen XL1 pode entregar até 1 mil km
Primeiramente, o XL1 é híbrido do tipo plug-in, unindo um frugal motor turbodiesel de 0,8 litro e dois cilindros com outro elétrico, para juntos renderem modestos 69 cavalos de potência e 14,3 kgfm de torque, enviados para as rodas traseiras por meio do câmbio de dupla embreagem e sete marchas.
No modo totalmente elétrico, a autonomia é de 50 km. No híbrido, em teoria o pequeno tanque de dez litros é suficiente para rodar 1 mil km.
O Volkswagen XL1 não possui performance de carro esportivo, mas sim, economia de combustível. Por outro lado, a carroceria e o Chassi são feitos de fibra de carbono, material resistente, leve e caro – geralmente restrito a automóveis de competição ou modelos de passeio de alto desempenho.
Pesando 785 kg, conta com um coeficiente de arrasto de apenas 0,19 cx e pneus superfinos. A preocupação da montadora de reduzir a máxima resistência do ar inclui detalhes inusitados há quase uma década, como câmeras no lugar dos retrovisores.
Outros detalhes que podem aumentar a economia do carro da Volkswagen
O carro econômico da Volkswagen conta com apenas 1,15 m de altura, a carroceria extremamente baixa, enquanto as rodas traseiras são cobertas por capas, tudo em nome da eficiência aerodinâmica. Na cabine, com espaço para duas pessoas, o banco do carona é deslocado um pouco para trás, com a missão de otimizar o espaço interno em uma carroceria estreita, com 1,66 m de largura.
Quase todas as superfícies visíveis são de fibra de carbono, contrastando com a simplicidade do habitáculo: o painel de instrumentos é praticamente o mesmo do VW Up, enquanto a central multimídia é um equipamento quase genérico. Em nome da redução de peso, nada de vidros elétricos nas portas: a abertura e o fechamento são realizados por meio de manivelas.
Segundo o colunista Fernando Calmon, a experiência de dirigir nos arredores de Genebra (Suíça), foi surpreendente. Portas se abrem para cima, em movimento de tesoura. Ótima posição de dirigir e a direção dispensa assistência graças a pneus estreitos como de motocicletas e baixo peso do carro.