1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Carro 7 lugares com preço de Uno? Nissan Grand Livina é a opção mais barata e completa para famílias que buscam economia e praticidade, confira! 
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 1 comentários

Carro 7 lugares com preço de Uno? Nissan Grand Livina é a opção mais barata e completa para famílias que buscam economia e praticidade, confira! 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 29/10/2024 às 07:57
Carro 7 lugares com preço de Uno? Nissan Grand Livina é a opção mais barata e completa para famílias que buscam economia e praticidade, confira! 
Foto: Club Nissan/Divulgação

O Nissan Grand Livina, um carro de 7 lugares ideal para quem busca um veículo espaçoso para a família, vem ganhando destaque no mercado. Com um design moderno e recursos que atendem às necessidades de conforto e segurança, a nova minivan da Nissan está chamando a atenção dos consumidores.

O mercado brasileiro já teve uma época em que as minivans eram uma escolha popular para famílias. Em 2009, a Nissan entrou nesse segmento ao lançar a Nssan Grand Livina, oferecendo um modelo que se destacava pelo espaço interno generoso e um carro de 7 lugares. A minivan da Nissan surgiu como uma alternativa autêntica para quem buscava um carro familiar, disputando espaço com outros monovolumes que dominavam as ruas na época. Com seu design prático e funcional, a Livina prometia atender às necessidades de quem precisava de versatilidade e conforto para toda a família.

Um pouco da história do carro de 7 lugares da Nissan

Na época do lançamento da Nissan Grand Livina, o mercado nacional abrigava o Chevrolet Meriva e Zafira, Citroën Xsara Picasso, Fiat Idea, Renault Scénic, e ainda iria receber Chevrolet Spin e Citroën C3 Aircross. A favor do modelo da Nissan há motores bem-dispostos, o que ajudam a minivan da Nissan a ser uma boa opção entre os usados.

O carro de 7 lugares foi apresentado globalmente no Salão Internacional de Guiangzhou (China) em 2006. No Brasil, deu o ar da graça no Salão Internacional de Automóvel de São Paulo de 2008. Projeto de baixo custo para os tais mercados emergentes, a minivan fazia sucesso em países como China e África do Sul e no Sudeste Asiático.

Primeiro modelo flex da marca no mundo e com design sem grandes inspirações, o Nissan Grand Livina foi produzido em São José dos Pinhais (PR) como parte da aliança entre a japonesa e a Renault. O carro de 7 lugares usava a plataforma global B da montadora nipônica, a mesma que servia à minivan Note.

O lançamento da minivan da Nissan ocorreu em março de 2009, com a variante Grand Livina lançada três meses depois naquele mesmo ano. Com versatilidade e ótimo espaço interno, chegou com os motores 1.6 e 1.8 que acompanham na linha por toda a vida.

Nissan Grand Livina entrega até 126 cv

Um dos fatos interessantes sobre a minivan da Nissan é que ela foi uma das mais potentes de sua época entre as minivans compactas. As versões de entrada eram equipadas com o motor 1.6 16V de origem Renault, que desenvolve 108 cv com etanol e 106 cv com gasolina, associado à caixa manual de cinco marchas.

O desempenho é condizente com a proposta familiar do carro e com seu peso superior a 1.100 kg. As acelerações são competentes e um destaque fica por conta do torque de 15,3 kgfm e 14,9 kgfm disponíveis antes das 4.000 RPM, o que facilita um pouco o monovolume a encarar ladeiras.

Foto: reprodução/Wikipédia

Com o 1.8 16V, a Nissan Grand Livina fica discretamente mais esperta. São 126 cv com etanol e 125 cv, com gasolina e 17,5 kgfm de torque a 4.800 RPM com ambos os combustíveis. Com este propulsor, a adoção do câmbio manual de seis marchas facilita nas arrancadas, com as primeiras relações mais curtas, enquanto a sexta faz às vezes de uma espécie de overdrive.

Carro de 7 lugares ganha destaque pelo seu espaço interno

O mais importante fato da minivan da Nissan e seu grande atrativo é o espaço interno. Com 4.18 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,57 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos, a minivan da marca japonesa é uma das mais espaçosas de sua categoria na época. 

O porta-malas da Nissan Grand Livina também merece aplausos. São 449 litros de volume e 769 litros com rebatimento do banco traseiro na configuração cinco lugares. Apenas no comprimento, o espaço para bagagens contabiliza 85 cm.

O carro de 7 lugares tem 24 cm a mais para abrigar os bancos extras. Verdade que o acesso aos assentos da terceira fila não são uma maravilha, e que o espaço ali, apesar da boa altura, é mais indicado para crianças. São apenas 37 cm de vão para pernas do ponto H até a parte traseira do encosto da segunda fila. Mas não deixa de ser interessante para quem possui família grande.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x