O Nissan Grand Livina, um carro de 7 lugares ideal para quem busca um veículo espaçoso para a família, vem ganhando destaque no mercado. Com um design moderno e recursos que atendem às necessidades de conforto e segurança, a nova minivan da Nissan está chamando a atenção dos consumidores.
O mercado brasileiro já teve uma época em que as minivans eram uma escolha popular para famílias. Em 2009, a Nissan entrou nesse segmento ao lançar a Nssan Grand Livina, oferecendo um modelo que se destacava pelo espaço interno generoso e um carro de 7 lugares. A minivan da Nissan surgiu como uma alternativa autêntica para quem buscava um carro familiar, disputando espaço com outros monovolumes que dominavam as ruas na época. Com seu design prático e funcional, a Livina prometia atender às necessidades de quem precisava de versatilidade e conforto para toda a família.
Um pouco da história do carro de 7 lugares da Nissan
Na época do lançamento da Nissan Grand Livina, o mercado nacional abrigava o Chevrolet Meriva e Zafira, Citroën Xsara Picasso, Fiat Idea, Renault Scénic, e ainda iria receber Chevrolet Spin e Citroën C3 Aircross. A favor do modelo da Nissan há motores bem-dispostos, o que ajudam a minivan da Nissan a ser uma boa opção entre os usados.
O carro de 7 lugares foi apresentado globalmente no Salão Internacional de Guiangzhou (China) em 2006. No Brasil, deu o ar da graça no Salão Internacional de Automóvel de São Paulo de 2008. Projeto de baixo custo para os tais mercados emergentes, a minivan fazia sucesso em países como China e África do Sul e no Sudeste Asiático.
- TVS APACHE 160 2025 chega no mercado desbancando rivais de peso: Tecnologia de ponta, potência superior e estilo ousado que deixam Titan e Dominar 160 para trás
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
Primeiro modelo flex da marca no mundo e com design sem grandes inspirações, o Nissan Grand Livina foi produzido em São José dos Pinhais (PR) como parte da aliança entre a japonesa e a Renault. O carro de 7 lugares usava a plataforma global B da montadora nipônica, a mesma que servia à minivan Note.
O lançamento da minivan da Nissan ocorreu em março de 2009, com a variante Grand Livina lançada três meses depois naquele mesmo ano. Com versatilidade e ótimo espaço interno, chegou com os motores 1.6 e 1.8 que acompanham na linha por toda a vida.
Nissan Grand Livina entrega até 126 cv
Um dos fatos interessantes sobre a minivan da Nissan é que ela foi uma das mais potentes de sua época entre as minivans compactas. As versões de entrada eram equipadas com o motor 1.6 16V de origem Renault, que desenvolve 108 cv com etanol e 106 cv com gasolina, associado à caixa manual de cinco marchas.
O desempenho é condizente com a proposta familiar do carro e com seu peso superior a 1.100 kg. As acelerações são competentes e um destaque fica por conta do torque de 15,3 kgfm e 14,9 kgfm disponíveis antes das 4.000 RPM, o que facilita um pouco o monovolume a encarar ladeiras.
Com o 1.8 16V, a Nissan Grand Livina fica discretamente mais esperta. São 126 cv com etanol e 125 cv, com gasolina e 17,5 kgfm de torque a 4.800 RPM com ambos os combustíveis. Com este propulsor, a adoção do câmbio manual de seis marchas facilita nas arrancadas, com as primeiras relações mais curtas, enquanto a sexta faz às vezes de uma espécie de overdrive.
Carro de 7 lugares ganha destaque pelo seu espaço interno
O mais importante fato da minivan da Nissan e seu grande atrativo é o espaço interno. Com 4.18 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,57 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos, a minivan da marca japonesa é uma das mais espaçosas de sua categoria na época.
O porta-malas da Nissan Grand Livina também merece aplausos. São 449 litros de volume e 769 litros com rebatimento do banco traseiro na configuração cinco lugares. Apenas no comprimento, o espaço para bagagens contabiliza 85 cm.
O carro de 7 lugares tem 24 cm a mais para abrigar os bancos extras. Verdade que o acesso aos assentos da terceira fila não são uma maravilha, e que o espaço ali, apesar da boa altura, é mais indicado para crianças. São apenas 37 cm de vão para pernas do ponto H até a parte traseira do encosto da segunda fila. Mas não deixa de ser interessante para quem possui família grande.