1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Capinha transforma iPhone antigo em USB-C, ativa CarPlay, carrega rápido e ainda tem porta SIM extra
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Capinha transforma iPhone antigo em USB-C, ativa CarPlay, carrega rápido e ainda tem porta SIM extra

Publicado em 23/07/2025 às 17:56
Capinha, iPhone, Acessório
Imagem: Divulgação/Ken Pillonel
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Engenheiro suíço lança capinha que atualiza iPhones antigos para USB-C sem abrir o aparelho; produto já está à venda online

Ken Pillonel, engenheiro suíço conhecido por modificar um iPhone em 2021 para incluir uma porta USB-C, lançou um novo acessório. Dessa vez, o produto é comercial e permite que iPhones com porta Lightning sejam atualizados para o padrão USB-C, sem necessidade de modificações internas.

Adaptação sem abrir o celular

O acessório funciona como uma capinha que se encaixa ao redor do iPhone. Ao ser conectada, ela permite carregamento rápido de 9V, transferência de dados e uso do Apple CarPlay.

O projeto atende especialmente usuários de modelos antigos da Apple, que ainda usam a porta Lightning.

A proposta é permitir que esses aparelhos se tornem compatíveis com o padrão mais recente adotado pela Apple nos modelos atuais.

Sem precisar abrir o aparelho ou trocar peças, o consumidor ganha uma opção mais acessível.

Foco em durabilidade e sustentabilidade

Segundo Pillonel, a principal motivação do produto é combater a obsolescência programada. Ao prolongar a vida útil dos dispositivos, o engenheiro espera contribuir com uma alternativa mais sustentável ao consumo eletrônico.

O acessório também é compatível com carregamento MagSafe e possui uma trava magnética que fixa o adaptador de forma segura, sem a necessidade de ferramentas.

Recursos extras para praticidade

Além da função principal de conversão para USB-C, a capinha oferece outros recursos. Ela inclui um compartimento adicional para cartão SIM, pensado para quem viaja com frequência.

Também possui uma alça integrada para facilitar o transporte do dispositivo.

Nem todas as funções exclusivas da porta Lightning são compatíveis com o acessório. Nesses casos, basta remover a capinha para usar acessórios específicos.

Continuidade em acessórios da marca

Ken Pillonel já havia desenvolvido soluções semelhantes para AirPods e AirPods Max. Esses adaptadores permitem substituir a porta Lightning por USB-C, facilitando o uso de carregadores universais entre dispositivos da Apple.

Agora, com a chegada da capinha para iPhone, a proposta se amplia. Os usuários ganham uma alternativa prática para manter o aparelho atualizado com os padrões atuais.

Disponível online com novas cores em breve

O acessório está disponível na loja online Obsoless, com preços entre 45 e 55 francos suíços. A versão inicial é cinza-escuro, mas novas cores serão lançadas a partir de setembro.

Com informações de Canal Tech.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x