1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Capaz de carregar mais de 450 kg, carro voador de 5 pessoas que alcança 240 km/h será construído pela dona da Fiat
Tempo de leitura 2 min de leitura

Capaz de carregar mais de 450 kg, carro voador de 5 pessoas que alcança 240 km/h será construído pela dona da Fiat

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/01/2023 às 12:20
Atualizado em 08/01/2023 às 01:04
carro voador, Fiat, taxi aéreo
Foto: Reprodução AutoEsporte

Stellantis, dona da Fiat, expandiu sua parceria com a Archer Aviation para começar a produzir novo “táxi aéreo”

A Stellantis, montadora líder global e dona da Fiat, anunciou que planeja iniciar a produção de uma aeronave elétrica para servir de “táxi aéreo” em 2024. Na última quarta-feira, durante a CES 2023, a empresa divulgou que vai expandir sua parceria com a Archer Aviation para começar a produzir carros voadores. A parceira norte-americana é justamente responsável por comercializar aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.

Carros voadores irão se tornar comuns num futuro próximo

Os carros voadores não são apenas uma ficção mais e já se tornaram realidade há mais de um ano. A Renault desenvolveu seu protótipo desse tipo de veículo no ano passado, a Toyota registrou uma patente e a fabricante rival da Tesla já fez até o seu primeiro voo público em Dubai. Desta vez, foi a Stellantis, dona da Fiat, a anunciar a futura construção da sua própria aeronave elétrica que, segundo a montadora, servirá de táxi aéreo.

Detalhes técnicos sobre o táxi voador que será produzido pela dona da Fiat

O carro voador se chamará Midnight e foi projetado para carregar mais de 450 kg. Dessa forma, ele poderá transportar até quatro passageiros e um piloto com suas respectivas bagagens. Alimentado por seis baterias independentes, cada uma suportando um par de motores elétricos, o veículo conta com a energização independente para garantir que a aeronave possa concluir um voo com segurança caso uma bateria inteira falhe.

O alcance anunciado do táxi voador é de 160 km, mas a fabricante promete viagens de curtas distâncias, ou seja, algo entre 30 km e 80 km. O tempo de carregamento é estimado em aproximadamente 10 minutos entre cada jornada e a velocidade máxima é de 240 km/h. No quesito da segurança, as empresas informaram que o veículo terá quatro computadores de controle de voo e vários sensores.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos