Stellantis, dona da Fiat, expandiu sua parceria com a Archer Aviation para começar a produzir novo “táxi aéreo”
A Stellantis, montadora líder global e dona da Fiat, anunciou que planeja iniciar a produção de uma aeronave elétrica para servir de “táxi aéreo” em 2024. Na última quarta-feira, durante a CES 2023, a empresa divulgou que vai expandir sua parceria com a Archer Aviation para começar a produzir carros voadores. A parceira norte-americana é justamente responsável por comercializar aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.
Carros voadores irão se tornar comuns num futuro próximo
Os carros voadores não são apenas uma ficção mais e já se tornaram realidade há mais de um ano. A Renault desenvolveu seu protótipo desse tipo de veículo no ano passado, a Toyota registrou uma patente e a fabricante rival da Tesla já fez até o seu primeiro voo público em Dubai. Desta vez, foi a Stellantis, dona da Fiat, a anunciar a futura construção da sua própria aeronave elétrica que, segundo a montadora, servirá de táxi aéreo.
Detalhes técnicos sobre o táxi voador que será produzido pela dona da Fiat
O carro voador se chamará Midnight e foi projetado para carregar mais de 450 kg. Dessa forma, ele poderá transportar até quatro passageiros e um piloto com suas respectivas bagagens. Alimentado por seis baterias independentes, cada uma suportando um par de motores elétricos, o veículo conta com a energização independente para garantir que a aeronave possa concluir um voo com segurança caso uma bateria inteira falhe.
-
Mais de 30% dos brasileiros vivem sem água e esgoto; engenheiro cria microestação sustentável que trata até 95% do esgoto sem energia elétrica
-
iFood retoma entregas com drone em Aracaju que faz em 1 minuto trajeto que levaria 1 hora por terra, reduzindo percurso de 36 km
-
Com novas regras da Anatel, Starlink poderá oferecer internet via satélite direto no celular no Brasil ainda em 2025
-
O cigarro tem companhia: carne processada é confirmada como cancerígena pela OMS
O alcance anunciado do táxi voador é de 160 km, mas a fabricante promete viagens de curtas distâncias, ou seja, algo entre 30 km e 80 km. O tempo de carregamento é estimado em aproximadamente 10 minutos entre cada jornada e a velocidade máxima é de 240 km/h. No quesito da segurança, as empresas informaram que o veículo terá quatro computadores de controle de voo e vários sensores.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.