1. Início
  2. / Cursos
  3. / Capacitação e equidade de gênero para jovens de Rio das Ostras: descubra o impacto transformador dos projetos Seagems
Localização RJ Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Capacitação e equidade de gênero para jovens de Rio das Ostras: descubra o impacto transformador dos projetos Seagems

Escrito por Corporativo
Publicado em 26/07/2024 às 21:17
Projeto Educacional da Seagems Promove Capacitação e Equidade de Gênero para Jovens de Rio das Ostras’. – FOTO: ©2024|drolando@tramaweb.com.br

Seagems promoveu um curso para 35 alunos da rede pública de Rio das Ostras, focado em engenharia submarina e mercado offshore, com 57% das vagas para meninas.

Seagems realizou um curso voltado para 35 estudantes da rede pública de Rio das Ostras, com ênfase em engenharia submarina e mercado offshore. Destaca-se que 57% dos participantes eram meninas, o que ressalta a importância do projeto na promoção da equidade de gênero no setor.

Essa iniciativa educacional da Seagems proporcionou aos alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas municipais uma rara oportunidade de capacitação. A formação técnica visa preparar jovens talentos para o competitivo mercado de O&G, promovendo assim o desenvolvimento de novas habilidades. No projeto, meninas representaram uma maioria significativa, evidenciando o compromisso com a diversidade e inclusão.

Rio de Janeiro, julho de 2024 – Nesta quinta-feira (25), foi concluído o Projeto Educacional promovido pela Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, em colaboração com a Secretaria de Educação de Rio das Ostras (RJ). O projeto focou na capacitação de alunos das escolas municipais.

Projeto Educacional da Seagems

A iniciativa, que começou no dia 15 de julho, treinou 35 jovens do ensino médio das escolas CINAMOMO e Ciep 257 em uma jornada de aprendizado e imersão corporativa no setor de O&G. O curso foi composto por módulos introdutórios e básicos de diversas áreas, além de animações e vídeos institucionais. Ao todo, foram oferecidas 103 horas de ensino a distância (EAD) e 64 horas presenciais nas instalações do SEA (Seagems Excellence Academy). Os cursos de formação incluíram Operador de Lançamento (módulo I) e Piloto de ROV.

‘A Seagems é uma empresa que valoriza treinamentos e foca na formação e aprimoramento, tendo a educação como um diferencial de mercado. Por isso, faz todo sentido para nós liderar uma iniciativa como esta’, explicou Glaucia Maciel, Diretora de Recursos Humanos da Seagems.

Transformação Através da Educação

Para Glaucia, ações como essa permitem à Seagems cumprir seus objetivos de deixar um legado positivo para a sociedade. ‘Ter esses jovens conosco é revigorante e confirma que podemos fazer a diferença na vida da comunidade ao nosso redor. Estamos proporcionando uma experiência transformadora para cada um desses jovens que se dedicaram a estar conosco durante as férias escolares. Eles estão brilhando!’, celebrou a diretora.

A ideia do Projeto Educacional começou a ser desenvolvida no ano passado. O objetivo era oferecer aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Município de Rio das Ostras a chance de vivenciar, num ambiente corporativo, aulas básicas sobre as atividades da Seagems (como o lançamento de linha e de ROV), além de uma plataforma de ensino online com vídeos e cursos distribuídos por áreas como Mercado de Óleo e Gás, Cuidados Pessoais e Habilidades Sociais. Em oito dias de treinamento, os alunos conviveram com colaboradores da Seagems, ganhando visão de futuro e auxílio na escolha profissional.

Equidade de Gênero e Inclusão

Um dos destaques da formação foi a participação significativa de meninas, uma área historicamente dominada por homens. Viabilizando um futuro com maior equidade de gênero, a Seagems aumentou em 10% o número de mulheres em seu quadro de funcionários nos últimos anos, atingindo atualmente 18% do total.

Anna Sarah de Carvalho Costa, 17 anos, estudante do 3º ano da escola CINAMOMO, não conhecia a empresa antes do curso e ficou encantada com a formação. ‘Aprendi muitas coisas novas. Descobri, por exemplo, que trabalhar embarcado não é tão fácil, após observar as operações. Apesar de ser diferente do que eu imaginava, gostei muito de mexer nas peças e desmontar e montar novamente a bomba hidráulica em equipe. Achei o escritório da Seagems incrível e valorizo muito a segurança nessa área’, afirmou.

Ana Karolina Werdam Bonifacio, 18 anos, estudante do 3º ano da escola Ciep 257, tinha dúvidas sobre qual profissão seguir, mas o curso expandiu seus horizontes. ‘Foi a primeira vez que tive contato com a Seagems. É interessante pensar que uma empresa tão relevante está tão próxima e poucos sabem disso. Já tinha ouvido falar sobre o mercado offshore, mas tinha muitas dúvidas. Gostei muito do curso. Tivemos aulas sobre hidráulica, mecânica e técnicas de ROV. Isso abriu meu leque de opções profissionais. Acredito que todos se lembrarão dessa experiência com carinho’, refletiu Ana.

Replicando Conhecimento

Não é comum que técnicos da Seagems tenham a oportunidade de ensinar jovens que ainda estão explorando suas opções profissionais. Para apoiar essa jornada, o programa da Seagems, realizado em duas semanas durante as férias escolares, abordou os fundamentos da formação de Operador de Lançamento, Piloto de ROV e conceitos básicos de eletrônica, mecânica e hidráulica.

‘A Seagems demonstrou um grande compromisso ao trazer esses jovens para nosso ambiente de trabalho, proporcionando uma experiência prática valiosa que pode influenciar seus futuros. É uma honra compartilhar minha paixão e experiência com essa turma diversificada. Estou ansioso para ver como eles aplicarão os conhecimentos na prática’, afirmou Matheus Miranda, instrutor de Piloto de ROV.

Mário César Guimarães, instrutor da disciplina de Operador de Lançamento, disse que sua história na Seagems começou há 10 anos. Em 2014, quando a empresa estava nascendo, ele começou a formar os profissionais que hoje são colaboradores da Seagems, um mercado que na época carecia de mão de obra qualificada. É emblemático que dez anos depois ele seja o primeiro professor do primeiro curso aberto à comunidade, focado no social.

‘Ver essa nova geração me faz voltar ao passado. Não esperava tanto interesse, mas teve uma participação excelente! Participar dessas aulas traz muita gratificação, nós também aprendemos. E o que eu aprendo, eu compartilho. O conhecimento deve ser disseminado. Tenho muito prazer em fazer isso’, declarou Guimarães, que atua na área desde 1978 e hoje já está aposentado.

Esta foi a primeira edição do Programa Educacional Seagems, que aproveita as férias escolares dos estudantes da rede pública de Rio das Ostras para oferecer cursos. A empresa já está planejando as próximas edições, devendo pelo menos uma ocorrer anualmente.

Fonte: © drolando@tramaweb.com.br

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos