1. Início
  2. / Economia
  3. / Canadá planeja investir em Goiás para expandir indústria farmoquímica e inteligência artificial, gerando milhares de empregos
Localização GO Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Canadá planeja investir em Goiás para expandir indústria farmoquímica e inteligência artificial, gerando milhares de empregos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 12/07/2024 às 08:32
Canadá planeja investir em Goiás para expandir indústria farmoquímica e inteligência artificial, gerando milhares de empregos
Foto: Reprodução/ Câmara de Comercio Brasil-Canadá

Durante a Ficomex, realizada em Goiás, o Canadá demonstrou interesse em novos investimentos para expandir áreas importantes, especialmente em inteligência artificial, com potencial para gerar milhares de empregos.

A edição de 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), realizada em Goiânia, Goiás, teve um destaque especial para o Canadá. Representantes canadenses demonstraram interesse em expandir os mercados em parceria com Goiás. Esse novo investimento no Brasil promete gerar milhares de empregos, impulsionando a economia local e fortalecendo os laços comerciais entre os dois países.

Principais áreas de investimento do Canadá em Goiás

Durante as várias palestras do evento, três setores tiveram um foco a mais: a saúde, indústria farmoquímica e inteligência artificial. Dentre os nomes que marcaram presença debatendo sobre o potencial comercial do país, esteve Frederico Lyra Neto, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação. Ele destacou a importância do desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica, sobretudo na área de inteligência artificial, que tem vivenciado um crescimento no estado de Goiás.

Segundo o profissional, Goiás vive um momento de ascensão, com áreas em crescimento econômico associadas à inovação, como as Agritechs e a bioeconomia, que geram diversos empregos. Há muito ainda a oferecer na área de saúde, construção civil, moda e, claro, na inteligência artificial.

Já Stanley Gomes, chefe de Seção Comercial da Embaixada no Brasil, destacou as similaridades entre o Brasil e o Canadá, comparando a região de Edmonton com Goiás, que poderia aproximar os negócios e afastar medos que podem se tornar problemas.

Outro ponto também relembrado por Rubens Filet, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), que enfatizou a importância do crescimento da economia e dos empresários goianos, é que serão realizados novos acordos em breve e novos empregos devem ser gerados.

Na Ficomex, em agosto, eles estarão no Centro de Convenções em Goiânia e será possível avançar ainda mais nas tratativas de investimento, apresentando empresários dos dois locais e colocando-os para fazerem negócios.

Palestra tratou diversos investimentos futuros com foco em Goiás

A palestra sobre relações comerciais Brasil-Canadá foi ministrada pelo empresário Arminio Calonga Júnior, da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), que atua desde 2008 na instituição como responsável pela área de desenvolvimento de negócios por meio de missões, feiras, eventos e estudos com objetivo de fomentar as relações entre os países.

Durante o evento, foram esclarecidos pontos como as relações comerciais Brasil x Canadá, com um recorte do Estado de Goiás, setores potenciais, tanto para quem quer exportar, quanto importar, internacionalização no Canadá para além das exportações, pesquisa, desenvolvimento e inovação: como uma empresa pode se beneficiar do ecossistema canadense, hubs de acesso ao Canadá.

O evento também contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. Ele é mestre em Políticas Públicas por Harvard, com formação executiva em Integridade e Valores em Governo por Oxford.

É o Coordenador do Pacto Goiás pela Inovação, que reúne mais de 70 entidades, e também atuou por dois anos na Falconi, a maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas, marcada pelo uso de tecnologia de ponta e inteligência de dados na geração de resultados.

Conheça a Ficomex 2024

A edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), considerada a maior feira de internacionalização de negócios do País, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia.

Nos três dias de programação, a Feira planeja reunir três eixos, sendo eles negócios, educação e políticas públicas, em um só local, com mais de 170 expositores de vários países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia). 

Na programação, ainda estão previstas palestras e workshops sobre as áreas temáticas. O evento é promovido pela Acieg, por meio da Comex-Acieg e Faciest, com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público. 

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x