1. Início
  2. / Economia
  3. / Camisas de River Plate e Boca Juniors agora são “made in Brazil”, enquanto fábricas argentinas cortam empregos
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Camisas de River Plate e Boca Juniors agora são “made in Brazil”, enquanto fábricas argentinas cortam empregos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 06/10/2025 às 18:39
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Decisão da Adidas de transferir a produção das camisas suplentes para o Brasil divide torcedores, preocupa fábricas argentinas e reflete política de Milei.

As tradicionais camisas suplentes de River Plate e Boca Juniors, os clubes mais populares da Argentina, começaram a ser fabricadas no Brasil neste ano.

Em território argentino, a produção permanece apenas para os uniformes titulares. A mudança ocorre após o governo de Javier Milei liberar as importações, levando a Adidas a trocar de fornecedor.

Como mostrou uma reportagem da DW, apesar da expectativa de queda nos preços, os valores ainda não diminuíram. Torcedores dividem opiniões: alguns defendem a fabricação fora do país se a qualidade e o custo forem vantajosos; outros lamentam a perda da produção local.

Indústria têxtil em queda

Em Villa Lynch, subúrbio de Buenos Aires, uma fábrica de tecidos para roupas esportivas reduziu à metade sua produção e o número de funcionários nos últimos dois anos.

Hoje, importa cerca de 20% do que comercializa. “O problema é isso, para onde vai a gente?”, lamentou um trabalhador ao citar as demissões.

O setor têxtil argentino enfrenta forte retração. Apenas um terço dos empregados atua na formalidade, e dentro desse grupo houve perda de 10% dos postos em um ano.

As importações de roupas dobraram em 2024, enquanto as compras de consumidores em sites estrangeiros — principalmente Shein e Temu — triplicaram.

Governo defende abertura e empresários contestam

O conselheiro econômico de Milei, Ramiro Castiñeira, afirma que o país não é competitivo no setor têxtil e que o corte de tarifas de importação é necessário.

Para ele, os empregos migrarão da produção para áreas como logística e comércio. Empresários discordam: dizem que transportar tecidos gera menos trabalho do que fabricá-los.

Com a inflação ainda alta e eleições legislativas à vista, o governo aposta que a abertura comercial trará estabilidade e apoio popular.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x