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Caminhões que dirigem SOZINHO! Startup de IA levanta R$ 1 bilhão para colocar VEÍCULOS autônomos nas estradas EM MENOS DE UM ANO; empresas como Uber, Volvo e Porsche estão entre as financiadoras do projeto

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 23/06/2024 às 21:05
Startup promete que, em 2025, caminhões autônomos movidos por Inteligência Artificial estarão transportando cargas comerciais. (Imagem: reprodução/ IA)
Startup promete que, em 2025, caminhões autônomos movidos por Inteligência Artificial estarão transportando cargas comerciais. (Imagem: reprodução/ IA)

Imagine estradas repletas de caminhões que se dirigem sozinhos, movidos por inteligência artificial. Parece um cenário de ficção científica, mas essa é a realidade que a Waabi, uma startup canadense liderada pela cientista Raquel Urtasun, está prestes a transformar em realidade.

Com um investimento robusto de R$ 1 bilhão, a empresa planeja colocar caminhões autônomos nas estradas em menos de um ano. Empresas de peso como Uber, Volvo e Porsche estão entre os financiadores desse ambicioso projeto.

Revolução no Transporte de Cargas

Em 2025, caminhões autônomos movidos por IA estarão transportando cargas comerciais no Texas, nos Estados Unidos.

Esse é o cronograma da Waabi, que recebeu US$ 200 milhões em capital. Entre os investidores, destacam-se gigantes como Uber, Khosla Ventures, Nvidia, Volvo e Porsche.

A empresa, fundada há três anos em Toronto, Canadá, acredita que pode ter sucesso onde muitos outros falharam, graças à sua plataforma de inteligência artificial generativa.

Raquel Urtasun, fundadora e CEO da Waabi, garante que seu software pode avaliar e responder às condições da estrada de forma semelhante ao raciocínio humano.

“Eu construí a Waabi com uma tecnologia muito diferente, que nos permitirá lançar um serviço sem motorista de forma rápida, segura e eficiente”, explicou ela em entrevista à revista Forbes.

Desafios e Superações no Setor de Veículos Autônomos

O desenvolvimento de veículos autônomos tem avançado mais lentamente do que muitos previram há uma década. Muitas startups de caminhões robóticos falharam, e bilhões de dólares foram investidos em empresas que acabaram fechando, como a joint-venture Ford-Volkswagen Argo AI, ou sendo vendidas, como a unidade ATG da Uber.

Mesmo a Waymo, considerada a empresa mais bem-sucedida em tecnologia de direção autônoma até o momento, suspendeu suas operações de caminhões robóticos para focar exclusivamente em táxis-robôs, que começam a gerar receita. No entanto, a Waabi acredita que sua tecnologia mais simples e menos custosa pode superar esses desafios.

Plano de Ação da Waabi para 2025

O Texas será o primeiro mercado comercial para os caminhões autônomos da Waabi. Na matéria à revista citada, a empresa não revelou quantos caminhões farão parte da frota inicial, mas fabricantes como Volvo e Scania também participaram da última rodada de financiamento, além de Porsche e Ingka Investments, ligada à Ikea.

Com a última rodada de financiamento, a Waabi arrecadou mais de US$ 280 milhões, uma quantia considerável, embora menor que a de alguns concorrentes. Urtasun acredita que sua abordagem, focada em eficiência e custo, tornará a tecnologia viável a longo prazo.

Veículos Autônomos no Brasil

Mas e no Brasil, como está a situação dos veículos autônomos? Embora o país ainda esteja dando seus primeiros passos nessa tecnologia, já existem iniciativas promissoras. Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), testes com ônibus autônomos estão sendo realizados em São Paulo. Esses testes, conduzidos em parceria com empresas de tecnologia e universidades, visam criar um modelo viável de transporte público autônomo no Brasil.

Além dos ônibus, o IPT também está desenvolvendo projetos para caminhões autônomos. Empresas brasileiras, como a Embraer, estão explorando a tecnologia de veículos autônomos em seus centros de inovação. Conforme a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), fabricantes nacionais de caminhões já estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para adaptar as estradas brasileiras à realidade dos veículos autônomos.

No entanto, o desafio não é apenas tecnológico. A regulamentação e a infraestrutura também precisam evoluir para acomodar esses veículos nas estradas brasileiras. A Câmara dos Deputados está analisando propostas para criar um marco regulatório para veículos autônomos, seguindo exemplos de países como os Estados Unidos e a Alemanha.

De todo modo, constata-se que, com o avanço da Waabi e de outras startups, o futuro das estradas parece cada vez mais tecnológico e autônomo. Para especialistas, inclusive, a promessa de caminhões que dirigem sozinhos traz inúmeras vantagens, como a redução de acidentes causados por erro humano e a melhoria na eficiência do transporte de cargas.

Mas, e você, leitor? O que acha da ideia de, em um futuro próximo, termos caminhões dirigindo sozinhos pelo Texas e até mesmo pelas estradas brasileiras? Qual o impacto disso para você?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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