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Câmbios de dupla embreagem estão mais rápido, mais econômico e menos problemático? Montadoras apostam em nova geração de câmbios para reconquistar os motoristas brasileiros

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 21/07/2025 às 09:59
Após anos de desconfiança, o câmbio de dupla embreagem reaparece no mercado brasileiro com mais eficiência, desempenho e confiabilidade. Veja como a tecnologia evoluiu.
Após anos de desconfiança, o câmbio de dupla embreagem reaparece no mercado brasileiro com mais eficiência, desempenho e confiabilidade. Veja como a tecnologia evoluiu. Fonte: Conexão Automotiva
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Após anos de desconfiança, o câmbio de dupla embreagem reaparece no mercado brasileiro com mais eficiência, desempenho e confiabilidade. Veja como a tecnologia evoluiu.

O câmbio de dupla embreagem, após anos de desconfiança dos consumidores, está retornando ao mercado brasileiro com novas promessas de eficiência, desempenho e confiabilidade.

Fabricantes como Hyundai, Kia e Stellantis estão apostando novamente nessa tecnologia em 2024 e 2025, incorporando melhorias que buscam superar os erros do passado.

A principal razão? Atender à demanda por veículos mais econômicos e potentes em um cenário de normas ambientais mais rigorosas.

Essa nova fase é marcada pelo esforço das montadoras em otimizar o câmbio de dupla embreagem, tornando-o uma solução moderna e competitiva frente às transmissões automáticas convencionais.

Por que o câmbio de dupla embreagem voltou ao radar?

Com as exigências globais por menor emissão de poluentes e o foco crescente no consumo consciente de combustível, as montadoras voltaram os olhos para soluções mais eficientes.

O câmbio de dupla embreagem oferece justamente isso: trocas de marcha extremamente rápidas, aproveitamento ideal da potência do motor e menos perda de energia.

Para o AutoPapo, Márcio Tonani, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Stellantis na América do Sul, explicou que “a transmissão de dupla embreagem tem ótimo funcionamento, com trocas rápidas e perfeito sincronismo das embreagens”.

Lições aprendidas com o passado

A imagem da tecnologia sofreu um forte abalo anos atrás, com casos emblemáticos de falhas.

O Ford PowerShift, por exemplo, ficou conhecido pelos trancos e superaquecimentos nos modelos Fiesta e Focus, o que resultou em ações judiciais e muita dor de cabeça para a montadora.

Já o DSG da Volkswagen também enfrentou críticas por seu sistema de embreagem seca.

No entanto, os tempos mudaram. Marcas como Hyundai garantem que esses problemas foram resolvidos nos novos modelos, como o Creta com motor turbo, equipado com o moderno DCT.

Para tranquilizar os clientes, a fabricante oferece uma garantia estendida para o sistema.

Como funciona o câmbio de dupla embreagem?

A grande sacada desse tipo de câmbio está no uso de duas embreagens: uma cuida das marchas pares e a outra das ímpares.

Isso permite deixar sempre a próxima marcha pré-selecionada, o que resulta em trocas extremamente rápidas e suaves.

Câmbio de dupla embreagem da Audi
Câmbio de dupla embreagem da Audi. Fonte: Divulgação

É uma tecnologia que alia desempenho e eficiência, agradando tanto quem busca esportividade — como no caso do Porsche 911 — quanto quem prioriza economia, como no Renault Kardian 1.0 turbo.

Entre os dois tipos de câmbio DCT, a versão com embreagem caixa úmida se destaca por ser mais resistente ao calor, ideal para veículos de alta performance.

Já a caixa seca, embora mais simples, se mostra suficiente para carros urbanos e SUVs compactos, com níveis de confiabilidade que já se igualam aos automáticos tradicionais.

Cuidados importantes com o sistema

Mesmo com os avanços, o câmbio de dupla embreagem ainda exige alguns cuidados básicos para garantir durabilidade.

Especialistas recomendam evitar sustentar o carro em subidas apenas com o acelerador, não manter o veículo em marcha lenta por longos períodos e evitar o uso do freio com o acelerador pressionado.

Também é fundamental seguir corretamente o cronograma de revisões, especialmente em modelos usados.

Afinal, mesmo com desenvolvimento cuidadoso, sempre pode haver exceções que demandam manutenção mais detalhada.

Nova geração mais confiável e bem testada

Hyundai e Stellantis são exemplos de fabricantes que investiram pesado no desenvolvimento local das novas transmissões.

No caso do Creta, o câmbio DCT passou por 90 mil km de testes no Brasil, considerando as condições reais das estradas do país.

Além disso, o novo sistema traz melhorias como rolamentos com menor atrito e um conjunto elétrico mais simplificado, o que facilita eventuais reparos.

Além dos testes práticos, montadoras também investem em simulações computadorizadas para validar milhares de variáveis antes de iniciar a produção em massa.

Para Tonani, o futuro do câmbio de dupla embreagem depende de um ponto essencial: “O segredo é o desenvolvimento: se for bem feito, não dará problemas. Além disso, é preciso ter preço e oferta de peças, permitindo reparabilidade rápida.”

Afinal, o câmbio de dupla embreagem é confiável?

Apesar da má fama do passado, o cenário atual mostra uma tecnologia mais madura e alinhada às necessidades do mercado brasileiro.

Se os testes e melhorias forem seguidos à risca, tudo indica que o câmbio de dupla embreagem tem, sim, espaço garantido entre os modelos do futuro.

Com desempenho superior e economia de combustível como trunfos, o câmbio de dupla embreagem pode reconquistar a confiança dos motoristas e se firmar como uma alternativa moderna e viável para os próximos anos.

Com informações do site AutoPapo.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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