1. Início
  2. / Indústria
  3. / Calor e maior atividade nos setores de Alimentos, Comércio e Mineração elevam consumo de energia elétrica no Rio de Janeiro
Localização RJ Tempo de leitura 1 min de leitura

Calor e maior atividade nos setores de Alimentos, Comércio e Mineração elevam consumo de energia elétrica no Rio de Janeiro

Escrito por Corporativo
Publicado em 25/09/2023 às 11:02
comércio e mineração
Foto: ccee


Demanda do mercado regulado cresceu 6,7% e no ambiente livre aumentou 4,9%

O estado do Rio de Janeiro encerrou agosto com demanda de 5.231 megawatts médios, volume 5,3% maior na comparação com o mesmo período do ano passado e a maior taxa registrada na região Sudeste no último mês, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.
 

Os principais fatores para o aumento foram as temperaturas mais altas que as registradas em 2022, que influenciaram para um uso maior de equipamentos de refrigeração, e o bom desempenho de alguns setores da economia, que aumentaram sua produção para atender a demanda local.
 

Do total de energia consumida no mês, 3.584 MW médios foram direcionados para o mercado regulado, que abastece residências e pequenas empresas, fechando o período com um crescimento de 6,7% no comparativo anual. Nesse segmento, o fator climático tem maior peso.
 

O restante, 1.647 MW médios, foi destinado ao mercado livre, no qual a indústria e empresas de grande e médio porte compram a sua energia. O crescimento foi de 4,9% no comparativo anual. Entre os 15 ramos de atividade econômica monitorados pela CCEE, as maiores taxas de aumento foram registradas nos setores minerais não-metálicos (12,7%), comércio (11,1%) e indústria alimentícia (8,9%).

Fonte: Fábio Souza

Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos