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C5 Galaxy: a quantidade insana de energia que a maior avião dos EUA precisa para decolar

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 30/05/2024 às 18:30
C5 Galaxy: a quantidade insana de energia que a maior avião dos EUA precisa para decolar
C5 Galaxy Foto: FLUCTUS/Divulgação

O maior avião dos EUA, o Lockheed C5 Galaxy, exige uma quantidade colossal de energia para decolar, devido ao seu tamanho impressionante e capacidade de carga. Conheça os detalhes incríveis sobre esse gigante dos ares, suas especificações e como suas potentes turbinas garantem o desempenho.

Introduzido no final da década de 1960, o Lockheed C5 Galaxy continua sendo a maior aeronave de transporte militar em serviço até hoje. Projetado para carregar cargas maiores por distâncias mais longas, o C5 possui um peso máximo de decolagem impressionante de 840.000 libras (aproximadamente 381 toneladas). Com um compartimento de carga de 121 pés de comprimento, 19 pés de largura e mais de 13 pés de altura, ele pode transportar até 36 paletes, dois tanques de batalha Abrams e até três helicópteros Chinook.

Medindo 247 pés de comprimento e com uma envergadura de 222 pés, mesmo vazio o maior avião dos EUA pesa 380.000 libras (172.365 quilos). Claro, uma aeronave tão grande e poderosa exige motores igualmente potentes para cumprir sua função. O segredo para a enorme quantidade de energia necessária para o C5 está nos motores turbofan General Electric F-138-100 a bordo. Cada um desses motores de alto desvio é capaz de produzir 23.133 quilos de empuxo, mais de três vezes a potência produzida por um único F-16 Falcon.

Uma das maiores instalações de revisão de motores a jato da GE está no Brasil

Esses motores gigantescos, que medem cerca de 15 pés de comprimento e têm um diâmetro de quase nove pés, operam em um nível tão alto que necessitam de manutenção constante para garantir seu funcionamento adequado. Os técnicos de manutenção das divisões atribuídas a cada C5 são extremamente bem treinados, mas muitas das decisões importantes sobre essas unidades são tomadas na fábrica da General Electric.

Uma das maiores instalações de revisão de motores a jato da GE está no Brasil, onde cerca de 300 motores de vários clientes são revisados anualmente. Cada motor possui um ciclo de operação que pode variar entre 2.500 e 15.000 decolagens e aterrissagens, e, uma vez atingido esse ponto, o motor é removido e enviado para a instalação brasileira.

Além dos motores, uma das inovações mais impressionantes do C5 Galaxy é a porta frontal, que permite que toda a seção do nariz se levante acima da cabine, aumentando significativamente o espaço de carga. O cockpit do C5 Galaxy, localizado no convés superior, é grande o suficiente para acomodar dois pilotos e um engenheiro de voo, com janelas enormes que proporcionam uma excelente visão durante a decolagem e aterrissagem. O cockpit possui diversos sistemas avançados de aviônica e gestão de voo, incluindo um sistema de gerenciamento de voo, piloto automático digital e sistemas de navegação por satélite.

Mesmo com mais de 50 anos de idade, a maioria das versões operacionais do C5 passou por extensas atualizações para garantir que o avião permaneça compatível com os requisitos militares modernos

Um avião do tamanho e peso do C5 Galaxy requer um sistema de trem de pouso excepcional. Os engenheiros forneceram ao avião cinco conjuntos de trem de pouso, com quatro dos suportes traseiros colocados perto da parte externa da fuselagem, maximizando a estabilidade durante a decolagem e aterrissagem, especialmente quando o avião está carregado até a capacidade.

Com 28 pneus de quatro pés de diâmetro, o maior avião dos EUA pode necessitar de uma pista de no mínimo 8.000 pés para decolar, que pode se estender até 11.000 pés em condições de alta altitude e calor, ou em pistas molhadas ou geladas. Apesar de sua idade, o C5 Galaxy continua passando por testes regulares e exercícios de capacidade, demonstrando que pode até mesmo se mover para trás usando seus próprios motores, algo que a maioria dos aviões não faz.

O C5 Galaxy, com um alcance médio estimado de 8.890 quilômetros ao carregar 122.470 quilos de carga útil, pode ter esse alcance estendido com reabastecimento em voo. Apesar de sua capacidade impressionante, não é o único grande avião de carga em operação no mundo, sendo comparável ao Antonov AN-124 e ao Airbus Beluga, que também são gigantes dos céus com capacidades únicas.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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