1. Início
  2. / Economia
  3. / ByteDance, controladora do TikTok, está expandindo suas ofertas no comércio online para superar Shein e Amazon
Tempo de leitura 3 min de leitura

ByteDance, controladora do TikTok, está expandindo suas ofertas no comércio online para superar Shein e Amazon

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 26/06/2023 às 11:14
ByteDance, controladora do TikTok, está expandindo suas ofertas no comércio online, em busca de se posicionar diante de nomes como Shein e Amazon
Foto: Divulgação

A ByteDance, controladora do gigante TikTok, está com planos de expandir seu nome no mercado de vendas online e promete deixar Shein e Amazon para trás.

A ByteDance, controladora do TikTok, está ampliando suas ofertas no comércio online, com foco em se posicionar à frente de grandes nomes como Amazon e Shein. Para que isso seja possível, o aplicativo de vídeos curtos é a estratégia para a companhia. Segundo dados do Finanacial Times, usuários da plataforma no Reino Unido passaram a visualizar um recurso de compras chamado “Trendy Beat”.

ByteDance busca novas formas de melhorar a experiência do usuário

Neste recurso de compras mencionado acima, são oferecidos produtos que se popularizaram por conta de seus conteúdos produzidos e compartilhados no TikTok. Segundo a ByteDance, que busca alcançar Shein e Amazon, a empresa busca sempre explorar novas formas de aprimorar a experiência de sua comunidade e está nas etapas iniciais de experimentação de novos recursos de compras.

Todos os produtos vendidos são da China, comercializados por uma empresa registrada em Cingapura com base em legais e pessoas a par das operações, que pertence à ByteDance.

A principal diferença entre o Trendy Beat, que está em fase de testes pelo TikTok e do já existente marketplace “TikTok Shop” é que, neste segundo, outros fornecedores podem vender seus produtos, desta forma, a ByteDance conta apenas com uma comissão.

Segundo informações de seis pessoas incluídas nas deliberações internas, a estratégia para ultrapassar a Amazon e Shein e começar a vender produtos próprios é conhecida internamente como Project S. Com este novo recurso, o projeto daria à ByteDance todos os lucros. Ainda segundo as fontes, a ByteDance está desenvolvendo uma unidade de comércio online para desafiar grupos como a Shein e o aplicativo Temu, famoso por seus produtos baratos e com forte presença nas redes sociais.

ByteDance é avaliada em US$ 300 bilhões

Para que os planos se tornem realidade, a controladora do TikTok usa o conhecimento sobre itens que se tornam virais na plataforma e os produz por conta própria. Desta forma, a companhia busca replicar o sucesso das rivais se inserindo no processo de venda e fornecimento.

O TikTok afirma que está sempre explorando novas formas de aprimorar a experiência de seu público e está nas primeiras etapas de experimentação de novos recursos de compras.

A ByteDance está em busca de novas receitas que possam justificar sua avaliação de US$ 300 bilhões, o que a torna a startup privada mais valorizada do mundo, antes de uma oferta pública inicial esperada para os próximos dois anos.

O Project S, para ultrapassar a Shein e Amazon, é liderado por Bob Kang, chefe de comércio eletrônico da Byte Dance, que recentemente viajou de Xangai para coordenar o trabalho nos escritórios da TikTok em Londres, segundo dois funcionários. A empresa afirma que Kang está no Reino Unido por diversos motivos e se reporta ao executivo-chefe do aplicativo, Shou Zi Chew.

ByteDance gerou 85 bilhões de dólares em vendas no último ano

Segundo outra pessoa familiarizada com a estratégia no Reino Unido, Bob Kang é obcecado pelo Temu e por replicar seu sucesso, e afirma que eles podem fazer isso inserindo-se no processo de fornecimento e venda. A ByteDance vem tentando expandir as ofertas de comércio eletrônico do TikTok para replicar seu sucesso com o Douyin, seu aplicativo irmão, que atingiu vendas de mais de 10 bilhões de produtos anuais.

A ByteDance gerou US$ 85 bilhões em vendas em 2022, a maioria derivada de seus negócios na China. O marketplace do TikTok, mencionado acima, teve sucesso em mercados no sudeste da Ásia, incluindo Vietnã e Indonésia, entretanto ainda está lutando para ganhar força no Reino Unido, onde foi lançado há mais de dois anos, segundo várias pessoas familiarizadas com as operações.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos