A ByteDance, controladora do gigante TikTok, está com planos de expandir seu nome no mercado de vendas online e promete deixar Shein e Amazon para trás.
A ByteDance, controladora do TikTok, está ampliando suas ofertas no comércio online, com foco em se posicionar à frente de grandes nomes como Amazon e Shein. Para que isso seja possível, o aplicativo de vídeos curtos é a estratégia para a companhia. Segundo dados do Finanacial Times, usuários da plataforma no Reino Unido passaram a visualizar um recurso de compras chamado “Trendy Beat”.
ByteDance busca novas formas de melhorar a experiência do usuário
Neste recurso de compras mencionado acima, são oferecidos produtos que se popularizaram por conta de seus conteúdos produzidos e compartilhados no TikTok. Segundo a ByteDance, que busca alcançar Shein e Amazon, a empresa busca sempre explorar novas formas de aprimorar a experiência de sua comunidade e está nas etapas iniciais de experimentação de novos recursos de compras.
Todos os produtos vendidos são da China, comercializados por uma empresa registrada em Cingapura com base em legais e pessoas a par das operações, que pertence à ByteDance.
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A principal diferença entre o Trendy Beat, que está em fase de testes pelo TikTok e do já existente marketplace “TikTok Shop” é que, neste segundo, outros fornecedores podem vender seus produtos, desta forma, a ByteDance conta apenas com uma comissão.
Segundo informações de seis pessoas incluídas nas deliberações internas, a estratégia para ultrapassar a Amazon e Shein e começar a vender produtos próprios é conhecida internamente como Project S. Com este novo recurso, o projeto daria à ByteDance todos os lucros. Ainda segundo as fontes, a ByteDance está desenvolvendo uma unidade de comércio online para desafiar grupos como a Shein e o aplicativo Temu, famoso por seus produtos baratos e com forte presença nas redes sociais.
ByteDance é avaliada em US$ 300 bilhões
Para que os planos se tornem realidade, a controladora do TikTok usa o conhecimento sobre itens que se tornam virais na plataforma e os produz por conta própria. Desta forma, a companhia busca replicar o sucesso das rivais se inserindo no processo de venda e fornecimento.
O TikTok afirma que está sempre explorando novas formas de aprimorar a experiência de seu público e está nas primeiras etapas de experimentação de novos recursos de compras.
A ByteDance está em busca de novas receitas que possam justificar sua avaliação de US$ 300 bilhões, o que a torna a startup privada mais valorizada do mundo, antes de uma oferta pública inicial esperada para os próximos dois anos.
O Project S, para ultrapassar a Shein e Amazon, é liderado por Bob Kang, chefe de comércio eletrônico da Byte Dance, que recentemente viajou de Xangai para coordenar o trabalho nos escritórios da TikTok em Londres, segundo dois funcionários. A empresa afirma que Kang está no Reino Unido por diversos motivos e se reporta ao executivo-chefe do aplicativo, Shou Zi Chew.
ByteDance gerou 85 bilhões de dólares em vendas no último ano
Segundo outra pessoa familiarizada com a estratégia no Reino Unido, Bob Kang é obcecado pelo Temu e por replicar seu sucesso, e afirma que eles podem fazer isso inserindo-se no processo de fornecimento e venda. A ByteDance vem tentando expandir as ofertas de comércio eletrônico do TikTok para replicar seu sucesso com o Douyin, seu aplicativo irmão, que atingiu vendas de mais de 10 bilhões de produtos anuais.
A ByteDance gerou US$ 85 bilhões em vendas em 2022, a maioria derivada de seus negócios na China. O marketplace do TikTok, mencionado acima, teve sucesso em mercados no sudeste da Ásia, incluindo Vietnã e Indonésia, entretanto ainda está lutando para ganhar força no Reino Unido, onde foi lançado há mais de dois anos, segundo várias pessoas familiarizadas com as operações.