SUV elรฉtrico de 7 lugares da BYD recebe facelift, ganha autonomia com bateria maior e antecipa futuro da recarga ultrarrรกpida; entenda as novidades e os desafios do modelo no Brasil.
O BYD Tan 2025 chega ao mercado brasileiro com atualizaรงรตes importantes. Este SUV elรฉtrico de sete lugares recebeu um facelift e, mais crucialmente, uma bateria de maior capacidade, agora com 108,8 kWh. A potรชncia combinada dos seus motores elรฉtricos atinge 517 cavalos.
Embora represente o รกpice tecnolรณgico da marca no paรญs, o BYD Tan 2025 enfrenta um paradoxo: baixo volume de vendas apesar do domรญnio da BYD no segmento de elรฉtricos. A marca tambรฉm sinaliza uma revoluรงรฃo futura na recarga, prometendo potรชncias de atรฉ 1 MW. Analisamos o que mudou, como ele anda e os fatores por trรกs de sua performance no mercado.
Visual renovado e dimensรตes imponentes no BYD Tan 2025
O facelift do BYD Tan 2025 trouxe uma identidade visual mais alinhada aos veรญculos puramente elรฉtricos. A grade frontal anterior, que remetia a carros a combustรฃo, deu lugar a um design mais fechado e moderno. Os farรณis full LED adaptativos, com funรงรตes de neblina e curva integradas, foram mantidos e elogiados pela eficiรชncia.
Para-choques redesenhados aumentaram o comprimento total em quase 10 cm, chegando a 4,97 metros. A largura รฉ de 1,95 m e o entre-eixos de 2,82 m, conferindo ao BYD Tan 2025 dimensรตes comparรกveis a SUVs premium europeus. As rodas de 22 polegadas (modelo 24/25, pode haver alteraรงรฃo para 21″ no 25/25) com pneus 265/40 e pinรงas de freio Brembo completam o pacote visual e de performance.
Powertrain atualizado: mais bateria, mais torque no BYD Tan 2025
A mudanรงa mais significativa estรก sob o assoalho. A bateria do BYD Tan 2025 cresceu de 86,4 kWh para 108,8 kWh (tecnologia LFP – fosfato de ferro-lรญtio). Esse aumento adicionou 141 kg ao veรญculo, que agora pesa 2.630 kg.
A potรชncia continua em 517 cv, mas o torque subiu para 71,4 kgfm (anteriormente cerca de 69 kgfm), distribuรญdo entre os dois motores (um em cada eixo), garantindo traรงรฃo integral (AWD). Em testes, a aceleraรงรฃo de 0 a 100 km/h foi registrada em 5,0 segundos, um tempo notรกvel para seu peso.
Autonomia e a promessa da recarga ultrarrรกpida
Com a nova bateria, o BYD Tan 2025 homologou 430 km de autonomia no ciclo Inmetro (PBEV), o que equivale a uma eficiรชncia de aproximadamente 3,95 km/kWh. Testes em condiรงรตes reais indicaram mรฉdias de 4,27 km/kWh em estrada (cerca de 465 km de alcance) e prรณximo a 5 km/kWh na cidade (acima de 500 km).
Na recarga, o BYD Tan 2025 aceita:
- Corrente Alternada (AC): Atรฉ 11 kW, levando cerca de 10 horas para uma carga completa (0-100%).
- Corrente Contรญnua (DC): Atรฉ 170 kW (padrรฃo CCS2).
A BYD anunciou recentemente sua tecnologia de carregamento de prรณxima geraรงรฃo, capaz de atingir 1 MW (1000 kW). Isso permitiria adicionar cerca de 2 km de autonomia por segundo, possibilitando recargas substanciais (ex: 10-80%) em apenas 4 a 5 minutos para baterias como a do Tan. Importante: esta tecnologia de 1 MW nรฃo estรก presente no modelo 2025 atual, sendo uma promessa para futuras geraรงรตes e dependente da infraestrutura de carregadores compatรญveis.
O custo da recarga rรกpida (DC) pode ser um ponto de atenรงรฃo. Em um exemplo citado, carregar 44 kWh custou R$ 146 (a R$ 3,30/kWh), adicionando cerca de 180 km de autonomia. Esse valor seria suficiente para comprar aproximadamente 24 litros de gasolina, que renderiam mais quilรดmetros em um carro a combustรฃo eficiente.
Interior luxuoso e tecnolรณgico
O acabamento interno do BYD Tan 2025 busca o segmento premium, com materiais de alta qualidade como couro (opรงรฃo na cor “doce de leite”), suede, soft-touch e detalhes em black piano. O espaรงo รฉ amplo para cinco ocupantes, com a terceira fileira sendo mais adequada para crianรงas ou trajetos curtos.
Destaques incluem o teto solar panorรขmico, a central multimรญdia com tela giratรณria de 15,6 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), Head-Up Display (HUD), sistema de som premium Dinaudio e um pacote completo de assistรชncias ao condutor (ADAS), incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanรชncia em faixa e frenagem automรกtica de emergรชncia.
Posicionamento de mercado
Apesar de ser o “carro vitrine” da BYD no Brasil, mostrando o mรกximo de sua tecnologia e luxo, o BYD Tan 2025 (preรงo atual R$ 536.800) nรฃo repete o sucesso de vendas de seus irmรฃos mais acessรญveis, como Dolphin e Song Plus.
Menos de 500 unidades foram vendidas desde seu lanรงamento em 2022. Fatores incluem o alto preรงo, a percepรงรฃo da marca ainda em construรงรฃo no segmento premium brasileiro e a alta desvalorizaรงรฃo inicial, comum em EVs de luxo. Ele serve mais como um “boi de piranha”, atraindo clientes para a marca e demonstrando capacidade tecnolรณgica, que entรฃo optam por modelos de menor valor.