SUV elétrico de 7 lugares da BYD recebe facelift, ganha autonomia com bateria maior e antecipa futuro da recarga ultrarrápida; entenda as novidades e os desafios do modelo no Brasil.
O BYD Tan 2025 chega ao mercado brasileiro com atualizações importantes. Este SUV elétrico de sete lugares recebeu um facelift e, mais crucialmente, uma bateria de maior capacidade, agora com 108,8 kWh. A potência combinada dos seus motores elétricos atinge 517 cavalos.
Embora represente o ápice tecnológico da marca no país, o BYD Tan 2025 enfrenta um paradoxo: baixo volume de vendas apesar do domínio da BYD no segmento de elétricos. A marca também sinaliza uma revolução futura na recarga, prometendo potências de até 1 MW. Analisamos o que mudou, como ele anda e os fatores por trás de sua performance no mercado.
Visual renovado e dimensões imponentes no BYD Tan 2025
O facelift do BYD Tan 2025 trouxe uma identidade visual mais alinhada aos veículos puramente elétricos. A grade frontal anterior, que remetia a carros a combustão, deu lugar a um design mais fechado e moderno. Os faróis full LED adaptativos, com funções de neblina e curva integradas, foram mantidos e elogiados pela eficiência.
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Para-choques redesenhados aumentaram o comprimento total em quase 10 cm, chegando a 4,97 metros. A largura é de 1,95 m e o entre-eixos de 2,82 m, conferindo ao BYD Tan 2025 dimensões comparáveis a SUVs premium europeus. As rodas de 22 polegadas (modelo 24/25, pode haver alteração para 21″ no 25/25) com pneus 265/40 e pinças de freio Brembo completam o pacote visual e de performance.
Powertrain atualizado: mais bateria, mais torque no BYD Tan 2025
A mudança mais significativa está sob o assoalho. A bateria do BYD Tan 2025 cresceu de 86,4 kWh para 108,8 kWh (tecnologia LFP – fosfato de ferro-lítio). Esse aumento adicionou 141 kg ao veículo, que agora pesa 2.630 kg.
A potência continua em 517 cv, mas o torque subiu para 71,4 kgfm (anteriormente cerca de 69 kgfm), distribuído entre os dois motores (um em cada eixo), garantindo tração integral (AWD). Em testes, a aceleração de 0 a 100 km/h foi registrada em 5,0 segundos, um tempo notável para seu peso.
Autonomia e a promessa da recarga ultrarrápida
Com a nova bateria, o BYD Tan 2025 homologou 430 km de autonomia no ciclo Inmetro (PBEV), o que equivale a uma eficiência de aproximadamente 3,95 km/kWh. Testes em condições reais indicaram médias de 4,27 km/kWh em estrada (cerca de 465 km de alcance) e próximo a 5 km/kWh na cidade (acima de 500 km).
Na recarga, o BYD Tan 2025 aceita:
- Corrente Alternada (AC): Até 11 kW, levando cerca de 10 horas para uma carga completa (0-100%).
- Corrente Contínua (DC): Até 170 kW (padrão CCS2).
A BYD anunciou recentemente sua tecnologia de carregamento de próxima geração, capaz de atingir 1 MW (1000 kW). Isso permitiria adicionar cerca de 2 km de autonomia por segundo, possibilitando recargas substanciais (ex: 10-80%) em apenas 4 a 5 minutos para baterias como a do Tan. Importante: esta tecnologia de 1 MW não está presente no modelo 2025 atual, sendo uma promessa para futuras gerações e dependente da infraestrutura de carregadores compatíveis.
O custo da recarga rápida (DC) pode ser um ponto de atenção. Em um exemplo citado, carregar 44 kWh custou R$ 146 (a R$ 3,30/kWh), adicionando cerca de 180 km de autonomia. Esse valor seria suficiente para comprar aproximadamente 24 litros de gasolina, que renderiam mais quilômetros em um carro a combustão eficiente.
Interior luxuoso e tecnológico
O acabamento interno do BYD Tan 2025 busca o segmento premium, com materiais de alta qualidade como couro (opção na cor “doce de leite”), suede, soft-touch e detalhes em black piano. O espaço é amplo para cinco ocupantes, com a terceira fileira sendo mais adequada para crianças ou trajetos curtos.
Destaques incluem o teto solar panorâmico, a central multimídia com tela giratória de 15,6 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), Head-Up Display (HUD), sistema de som premium Dinaudio e um pacote completo de assistências ao condutor (ADAS), incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.
Posicionamento de mercado
Apesar de ser o “carro vitrine” da BYD no Brasil, mostrando o máximo de sua tecnologia e luxo, o BYD Tan 2025 (preço atual R$ 536.800) não repete o sucesso de vendas de seus irmãos mais acessíveis, como Dolphin e Song Plus.
Menos de 500 unidades foram vendidas desde seu lançamento em 2022. Fatores incluem o alto preço, a percepção da marca ainda em construção no segmento premium brasileiro e a alta desvalorização inicial, comum em EVs de luxo. Ele serve mais como um “boi de piranha”, atraindo clientes para a marca e demonstrando capacidade tecnológica, que então optam por modelos de menor valor.