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3.000 cv — Supercarro elétrico da BYD supera Lotus e Rimac e pode desafiar recorde mundial

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 10/08/2025 às 21:43
BYD
Foto: Reprodução
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Com mais de 3.000 cv, nova versão de pista do Yangwang U9 supera rivais elétricos e aposta em aerodinâmica e tecnologia avançada.

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China revelou que a BYD está pronta para lançar a versão de pista do seu supercarro elétrico Yangwang U9.

A novidade promete entregar incríveis 3.019 cv, praticamente triplicando a potência do modelo atual.

Essa configuração coloca o U9 Track Edition à frente de qualquer hipercarro elétrico de produção. Ele deixa para trás nomes como Lotus Evija, com 1.972 cv, e Rimac Nevera, com 1.914 cv.

Um carro Track Edition é uma versão especial de um modelo já existente, projetada para oferecer desempenho otimizado em pistas de corrida, mas ainda sendo legal para uso nas ruas.

O salto de desempenho vem de novos motores de 555 kW em cada roda, substituindo os usados na versão padrão, que já entregava 1.300 cv.

O mais importante é que a BYD não aposta apenas em força bruta. A Track Edition deve trazer melhorias aerodinâmicas e de frenagem, típicas de edições voltadas para circuitos.

Isso inclui maior downforce, componentes em fibra de carbono e rodas de 20 polegadas calçadas com pneus largos.

Medidas e peso

Com peso estimado em 2.480 kg, o novo U9 será apenas 200 kg mais pesado que o Rimac Nevera, mesmo entregando muito mais potência.

O comprimento deve variar entre 4,97 m e 4,99 m, com largura de 2 m e altura entre 1,311 m e 1,351 m. A distância entre eixos será de 2,9 m.

O design seguirá de perto o modelo básico, com pintura vermelha e preta brilhante, teto de fibra de carbono e uma asa traseira fixa do mesmo material.

A BYD também deve incluir novos elementos aerodinâmicos para maximizar a estabilidade em altas velocidades.

Base tecnológica do modelo

O atual Yangwang U9 usa uma bateria BYD Blade de fosfato de ferro-lítio de 80 kWh. Ela garante autonomia de 450 km no ciclo CLTC e suporta recarga ultrarrápida de 500 kW em corrente contínua. Isso permite carregar de 30% a 80% em cerca de 10 minutos.

Outro destaque é a suspensão “DiSus-X”, capaz de realizar manobras únicas, como pular buracos ou rodar sobre apenas três rodas.

Esse sistema deve ser mantido na versão de pista, reforçando a proposta de oferecer desempenho aliado à tecnologia avançada.

Desempenho na pista

O modelo básico acelera de 0 a 100 km/h em 2,36 segundos e já atingiu velocidade máxima de 391,94 km/h. Além disso, registrou tempo de 7 minutos e 17,9 segundos em Nürburgring Nordschleife, em novembro de 2024.

Portanto, a expectativa é que a Track Edition possa melhorar ainda mais esses números, talvez ameaçando o recorde de volta para carros homologados, atualmente da Mercedes-AMG One.

Embora a BYD não tenha divulgado as metas exatas, a potência extra e o pacote aerodinâmico indicam ganhos expressivos.

Expectativas e mercado

Ainda não há informações sobre o preço da nova versão. O modelo atual custa cerca de US$ 233.411 (1,68 milhão de yuans). Porém, é provável que o valor suba devido aos avanços técnicos e ao apelo de exclusividade.

O lançamento não parece ser apenas um “pacote de pista” com alguns ajustes visuais.

Trata-se de uma evolução significativa, que combina engenharia elétrica de ponta com ambições de superar não apenas rivais elétricos, mas também alguns dos carros a gasolina mais rápidos já construídos.

Além disso, o U9 Track Edition reforça a presença da China no cenário dos supercarros, mostrando que a indústria local já compete no mais alto nível de desempenho automotivo.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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