Com mais de 3.000 cv, nova versão de pista do Yangwang U9 supera rivais elétricos e aposta em aerodinâmica e tecnologia avançada.
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China revelou que a BYD está pronta para lançar a versão de pista do seu supercarro elétrico Yangwang U9.
A novidade promete entregar incríveis 3.019 cv, praticamente triplicando a potência do modelo atual.
Essa configuração coloca o U9 Track Edition à frente de qualquer hipercarro elétrico de produção. Ele deixa para trás nomes como Lotus Evija, com 1.972 cv, e Rimac Nevera, com 1.914 cv.
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Um carro Track Edition é uma versão especial de um modelo já existente, projetada para oferecer desempenho otimizado em pistas de corrida, mas ainda sendo legal para uso nas ruas.
O salto de desempenho vem de novos motores de 555 kW em cada roda, substituindo os usados na versão padrão, que já entregava 1.300 cv.
O mais importante é que a BYD não aposta apenas em força bruta. A Track Edition deve trazer melhorias aerodinâmicas e de frenagem, típicas de edições voltadas para circuitos.
Isso inclui maior downforce, componentes em fibra de carbono e rodas de 20 polegadas calçadas com pneus largos.
Medidas e peso
Com peso estimado em 2.480 kg, o novo U9 será apenas 200 kg mais pesado que o Rimac Nevera, mesmo entregando muito mais potência.
O comprimento deve variar entre 4,97 m e 4,99 m, com largura de 2 m e altura entre 1,311 m e 1,351 m. A distância entre eixos será de 2,9 m.
O design seguirá de perto o modelo básico, com pintura vermelha e preta brilhante, teto de fibra de carbono e uma asa traseira fixa do mesmo material.
A BYD também deve incluir novos elementos aerodinâmicos para maximizar a estabilidade em altas velocidades.
Base tecnológica do modelo
O atual Yangwang U9 usa uma bateria BYD Blade de fosfato de ferro-lítio de 80 kWh. Ela garante autonomia de 450 km no ciclo CLTC e suporta recarga ultrarrápida de 500 kW em corrente contínua. Isso permite carregar de 30% a 80% em cerca de 10 minutos.
Outro destaque é a suspensão “DiSus-X”, capaz de realizar manobras únicas, como pular buracos ou rodar sobre apenas três rodas.
Esse sistema deve ser mantido na versão de pista, reforçando a proposta de oferecer desempenho aliado à tecnologia avançada.
Desempenho na pista
O modelo básico acelera de 0 a 100 km/h em 2,36 segundos e já atingiu velocidade máxima de 391,94 km/h. Além disso, registrou tempo de 7 minutos e 17,9 segundos em Nürburgring Nordschleife, em novembro de 2024.
Portanto, a expectativa é que a Track Edition possa melhorar ainda mais esses números, talvez ameaçando o recorde de volta para carros homologados, atualmente da Mercedes-AMG One.
Embora a BYD não tenha divulgado as metas exatas, a potência extra e o pacote aerodinâmico indicam ganhos expressivos.
Expectativas e mercado
Ainda não há informações sobre o preço da nova versão. O modelo atual custa cerca de US$ 233.411 (1,68 milhão de yuans). Porém, é provável que o valor suba devido aos avanços técnicos e ao apelo de exclusividade.
O lançamento não parece ser apenas um “pacote de pista” com alguns ajustes visuais.
Trata-se de uma evolução significativa, que combina engenharia elétrica de ponta com ambições de superar não apenas rivais elétricos, mas também alguns dos carros a gasolina mais rápidos já construídos.
Além disso, o U9 Track Edition reforça a presença da China no cenário dos supercarros, mostrando que a indústria local já compete no mais alto nível de desempenho automotivo.