1. Início
  2. / Automotivo
  3. / O segredo do sucesso chinês no Brasil: BYD dispara e deixa Honda para trás no mercado brasileiro
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

O segredo do sucesso chinês no Brasil: BYD dispara e deixa Honda para trás no mercado brasileiro

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 05/09/2025 às 09:39
BYD vende muito mais híbridos que a Honda e conquista destaque no Brasil, consolidando sua presença entre as líderes do setor automotivo.
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A estratégia de grandes estoques e campanhas promocionais garantiu à marca chinesa vantagem sobre a rival japonesa nas vendas de 2025.

A BYD assumiu em 2025 a sétima posição no ranking de marcas mais vendidas do Brasil, ultrapassando a Honda no acumulado de janeiro a agosto. Segundo dados da Fenabrave, a montadora chinesa emplacou 66.419 veículos, contra 65.589 da japonesa.

No topo da lista aparecem Volkswagen, Fiat e Chevrolet. Hyundai ocupa a quarta posição, seguida por Toyota e Jeep. Após a BYD e a Honda, completam o grupo Renault e Nissan.

O crescimento da BYD foi consistente ao longo dos meses. A empresa superou a Honda em abril, maio, julho e agosto, com maior diferença registrada nos dois últimos meses. Em 2024, a marca havia fechado o ano em décimo lugar, com 76.402 unidades, contra 91.450 da rival.

Estoque elevado e preços agressivos

O avanço da montadora chinesa está ligado ao volume de veículos importados e ao estoque elevado. Especialistas apontam que a estratégia de manter grandes remessas ajudou a controlar preços e garantir presença no mercado.

Paulo Garbossa, diretor da ADK Automotive, afirma que o poder de fogo das chinesas se estende a toda a América Latina. Para ele, o estoque permite planejar promoções e pode levar a BYD a superar até a Jeep em breve.

O consultor Milad Kalume Neto destaca que os navios da BYD trouxeram muitos veículos. Para reduzir esse volume, a empresa lançou campanhas agressivas e baixou preços. Ele avalia que a marca pode se manter entre as dez mais e até chegar ao top 5 no longo prazo.

A Anfavea também acompanha o movimento. Em julho, o presidente da associação, Igor Calvet, revelou que os estoques das montadoras chinesas atingiram 111 mil veículos. Segundo ele, esse número afeta o mercado e precisa ser considerado nas estratégias de defesa da indústria local.

Desempenho nos híbridos

No segmento de híbridos, a diferença entre as duas marcas é ainda maior. Entre janeiro e agosto de 2025, a Honda vendeu 1.774 veículos, enquanto a BYD registrou 31.953 unidades, um volume 18 vezes maior.

O Song Pro, SUV da BYD, é o modelo eletrificado mais barato da marca, custando a partir de R$ 189.990. Já o Civic Advanced Hybrid, opção mais acessível da Honda, sai por R$ 265.900, quase 40% a mais.

Além disso, o Song Pro pode rodar até 39 km no modo elétrico, recurso inexistente no Civic. Apesar disso, especialistas lembram que os modelos são voltados a públicos diferentes: sedãs tradicionais no caso da Honda e SUVs urbanos no caso da BYD.

Presença no Brasil

A Honda está presente no país desde 1971. A fábrica de Sumaré (SP) hoje produz apenas motores e componentes. Já os automóveis nacionais da marca saem de Itirapina (SP), onde são montados HR-V e City. Outros modelos, como Civic, Accord e CR-V, chegam importados.

A empresa anunciou que investirá R$ 4,2 bilhões para desenvolver o primeiro motor híbrido flex nacional, que deve equipar futuros modelos.

A BYD, por sua vez, mantém fábrica em Camaçari (BA). Lá são produzidos Dolphin Mini, Song Pro e King. A montadora também prepara a introdução de um motor híbrido flex no Song Pro, reforçando sua estratégia local.

Com preços competitivos, amplo estoque e forte presença no segmento de híbridos, a BYD se consolidou entre as dez maiores do Brasil. O desempenho de 2025 mostra que a disputa com a Honda está apenas começando.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x