1. Início
  2. / Automotivo
  3. / BYD Seagull será o próximo carro elétrico mais barato do Brasil a ser lançado no começo de 2024
Tempo de leitura 3 min de leitura

BYD Seagull será o próximo carro elétrico mais barato do Brasil a ser lançado no começo de 2024

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/09/2023 às 18:20
Atualizado em 06/09/2023 às 16:50
BYD Seagull será o próximo carro elétrico mais barato do Brasil a ser lançado no começo de 2024
Foto: Divulgação/BYD

Novo BYD Seagull chegará em breve no mercado podendo se tornar o ‘carro elétrico mais barato do Brasil’. O modelo entrega 400 km de autonomia e pode estrear por R$ 110 mil.

A BYD já está trabalhando no lançamento do seu carro elétrico barato Seagull no Brasil, o que deve acontecer nos primeiros meses do próximo ano. O subcompacto é uma novidade até mesmo para o mercado chinês e chegará ao Brasil custando menos que o Dolphin, listado a R$ 150 mil.

A estimativa é que este seja o carro elétrico mais barato do Brasil, ficando entre R$ 110 mil e R$ 130 mil, colocando-o abaixo do JAC E-JS1 e Caoa Chery iCar

Conheça o design do novo BYD Seagull

O BYD Seagull é um subcompacto de 3,78 metros de comprimento e 1,71 m de largura. Entretanto, seus eixos estão nas extremidades da carroceria, com balanço dianteiro e traseiro bastante curto. Essa configuração favorece o entre-eixos, o que abriu 2,5 m para o espaço interno e faz um bem imenso ao comportamento dinâmico do carro, além de facilitar a vida dos designers para equilibrar a proporcionalidade da carroceria. No estilo, os faróis fazem uma alusão aos Lamborghini, com cortes em cunha.

Nas fotos é possível ver que as pontas da peça fazem a junção com o capô e para-choque, exatamente o que se encontra em um Urus, por exemplo. Na parte de trás, o design repete a linguagem estilística utilizada no restante da carroceria, incluindo a lanterna alongada pela tampa do porta-malas, que se acende quando o freio é acionado.

É possível dizer que o design é um dos pontos fortes do BYD Seagull. Por dentro, o painel guarda forte semelhança com os demais carros da linha, sobretudo o Dolphin, e é relativamente iluminado e extenso. O carro avaliado é uma configuração do mercado chinês, então o software visto nestas imagens não é o que será oferecido no Brasil.

Interior do carro elétrico barato da BYD conta com várias tecnologias

O volante é o mesmo dos outros modelos, e a tela sensível ao toque é um tanto menor e ainda assim supera vários carros nacionais, com 10,1 polegadas. E também conta com função de uso na vertical. Um toque em um botão virtual aciona um motor elétrico que gira o display. Atrás do volante do carro elétrico barato, há outro display configurável de TFT, sendo às vezes o painel de instrumentos. Essa é de sete polegadas, mas não é do tipo touchscreen.

Bastante curioso é o seletor de marchas, que fica numa régua de comandos na parte superior do painel, junto com outros comandos.

São poucos botões, entretanto o carro elétrico mais barato do Brasil oferece uma facilidade que, por exemplo, o SUV Yuan Plus não oferece. Há um comando físico exclusivo para acionar o ar-condicionado e outro para controlar a ventilação. Os veículos mais caros da BYD fazem com que o ajuste seja feito pela tela digital.

Carro elétrico mais barato do Brasil entrega autonomia de 405 km

Na China, a versão do carro elétrico barato com bateria maior roda até 405 km levando em conta o ciclo daquele país, com velocidade máxima de 130 km/h.

No Brasil, essa autonomia, dentro do ciclo estabelecido pelo Inmetro, deve ficar na casa dos 350 km, entretanto isso é apenas uma estimativa.

Na China, o BYD Seagull já responde por 20% das vendas da BYD. A fábrica da empresa chinesa em Camaçari, na Bahia, ficará pronta no final do próximo ano para iniciar a produção do Dolphin e o Song (SUV). O Seagull é um forte concorrente para ser o terceiro modelo a ser produzido no Brasil já a partir de 2025.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos