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BYD se tornar a maior montadora do mundo: chinesa supera a Tesla e revoluciona a indústria automotiva global!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/07/2024 às 00:07
BYD pode se tornar a maior montadora do mundo Chinesa supera Tesla e está revolucionando a indústria automotiva global
Foto: Reprodução/YT: Formula Turbo

A multinacional BYD supera a Tesla e se torna a maior montadora do mundo na indústria automotiva global. Entenda a trajetória da empresa e o que será necessário para manter a liderança.

A BYD, fabricante chinesa de carros elétricos, Supera a Tesla e se torna a maior montadora do mundo na produção de veículos elétricos. Fundada em 1995, a chinesa BYD começou como uma empresa de baterias e, ao longo dos anos, expandiu suas operações para incluir a fabricação de veículos elétricos, ônibus e até mesmo soluções de energia solar. Com uma abordagem inovadora e investimentos massivos em tecnologia e infraestrutura, a BYD conseguiu capturar uma fatia significativa da indústria automotiva global.

Vamos explorar como essa chinesa conseguiu superar a Tesla, analisando suas estratégias de mercado, avanços tecnológicos e parcerias estratégicas. Discutiremos os desafios que a BYD enfrenta e suas chances de permanecer no topo da indústria automotiva global. A ascensão da BYD não apenas redefine a competição no setor de carros elétricos, mas também destaca o crescente papel da China como líder em tecnologias sustentáveis.

Como a BYD superou a Tesla na indústria automotiva global?

A BYD superou a Tesla, mas é importante mencionar que a empresa começou sua história focada na produção de pequenas baterias. Já na indústria automotiva global, a verdadeira revolução para a empresa ocorreu em 2020, com o lançamento da bateria Blade, uma bateria de fosfato de ferro e lítio LFP.

Essa inovação foi um divisor de águas, permitindo à empresa se destacar na indústria automotiva global. Ela não apenas reduziu os custos de produção da maior montadora do mundo, mas também ofereceu maior segurança e eficiência em comparação com outras baterias de ion lítio disponíveis no mercado. 

A tecnologia foi projetada para ser mais compacta e segura, o que a tornou uma escolha ideal para a próxima geração de veículos elétricos. O Han, um Sedan esportivo da empresa, foi um dos primeiros modelos a incorporar essa tecnologia graças à bateria. O Han não só ofereceu uma autonomia maior, mas também conquistou a confiança dos consumidores em termos de segurança.

BYD combina tecnologias e faz a sua própria formula do sucesso

Essa combinação de desempenho e segurança, fez com que as vendas de veículos elétricos disparassem. Em apenas um ano, as vendas de veículos elétricos da maior montadora do mundo na indústria automotiva global aumentaram dramaticamente de cerca de 131.000 unidades em 2020 para mais de 1.500.000 unidades em 2021.

A multinacional adotou a integração vertical, produzindo grande parte dos componentes de seus carros internamente. Desta forma, a BYD superou a Tesla e a bateria foi um dos principais motivos. 

A BYD não se limitou apenas aos carros elétricos de passeio. A empresa expandiu sua linha de produtos para incluir ônibus elétricos, caminhões, empilhadeiras e até soluções de energia solar. Essa diversificação permitiu à BYD capturar uma fatia maior do mercado global de veículos elétricos e sustentáveis.

A multinacional se beneficiou de políticas governamentais favoráveis na China, que promovem a adoção de veículos elétricos através de subsídios, incentivos fiscais e regulamentações ambientais. Esse apoio ajudou a BYD a aumentar suas vendas domésticas e se posicionar como líder no mercado global.

Entenda os passos seguidos pela BYD para se popularizar

Com uma sólida base tecnológica estabelecida, a atual maior montadora do mundo voltou seu foco para dominar o mercado chinês de veículos elétricos. A BYD superou a Tesla e o sucesso no mercado doméstico não veio por acaso. Uma série de incentivos governamentais substanciais ajudou a pavimentar o caminho.

A indústria de veículos elétricos na China recebeu grandes reduções fiscais e outros incentivos financeiros, tornando os carros elétricos mais acessíveis para o consumidor comum. Essas políticas governamentais ajudaram a empresa a conquistar uma participação de mercado impressionante de 35% em veículos elétricos na China, em comparação com o 7,8% da Tesla.

Essa diferença marcante se deve em parte à estratégia de preços competitivos adotada pela maior montadora do mundo, que permitiu oferecer mais valor por um preço menor do que os concorrentes internacionais.

A multinacional BYD superou a Tesla e outro fator crucial para a dominação do Mercado Chinês foi a decisão estratégica de focar em frotas e ônibus elétricos. Em seguida, a empresa conquistou boa parte da Europa.

O que a BYD deve fazer para se manter na liderança?

A próxima fronteira para a maior montadora do mundo é um dos mercados mais desafiadores e competitivos do mundo: os Estados Unidos. No entanto, a entrada no mercado norte-americano é marcada por uma série de obstáculos. Começando pelas tensões geopolíticas entre a China e os Estados Unidos.

Essas tensões resultaram em tarifas de importação significativas com os Estados Unidos, impondo uma taxa de 27,5% sobre veículos automotivos importados da China. Diante desse cenário, a estratégia da empresa chinesa para entrar no mercado norte-americano e dominar a indústria automotiva global precisa ser cuidadosamente planejada.

Até agora, a abordagem tem sido menos agressiva, focando em nichos específicos como a venda de ônibus elétricos ao invés de tentar competir diretamente no mercado de carros de passeio. Essa abordagem cautelosa é uma tentativa de estabelecer uma presença sem atrair muita resistência política ou comercial.

Enquanto isso, a Tesla, a principal concorrente americana, está trabalhando arduamente em um modelo de baixo custo que poderia ser chamado de Model 2, com foco em tentar recuperar seu posto.

A expansão para novos mercados também é vital. A BYD deve intensificar seus esforços em mercados emergentes, bem como fortalecer sua presença na América do Norte e Europa. Parcerias estratégicas com governos e empresas locais podem facilitar essa expansão e aumentar a aceitação dos veículos elétricos.

A empresa também precisa aprimorar sua cadeia de suprimentos para garantir a disponibilidade de materiais críticos, como o lítio, e reduzir custos. A integração vertical continuará sendo um diferencial importante, permitindo maior controle sobre a produção e a qualidade dos componentes.

Focar na sustentabilidade é outra prioridade. A BYD deve promover seus produtos como soluções ambientais, alinhando-se com as crescentes preocupações globais sobre mudanças climáticas e poluição.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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