A montadora chinesa inicia produção em regime SKD e desenvolve motor híbrido que funciona com eletricidade, gasolina e etanol, prometendo 300 mil carros até 2026
A montadora chinesa BYD inaugurou oficialmente sua fábrica em Camaçari, na Bahia, nesta semana e apresentou o Dolphin Mini, primeiro carro 100% elétrico montado em solo brasileiro. A planta está localizada nas antigas instalações da Ford e inicia a produção em regime SKD (Semi Knock-Down), com foco em expansão acelerada até 2026.
Com 4,6 milhões de m² de área total, o primeiro galpão da unidade possui 156 mil m² e já opera com montagem parcial de veículos trazidos da China. O processo atual consiste na instalação local de baterias, vidros e acabamentos, enquanto etapas como soldagem e pintura ainda são feitas no exterior. A meta é atingir 150 mil veículos até o fim do próximo ano e 300 mil até o fim de 2026.
Além da montagem, a BYD desenvolve um motor híbrido inédito no país, capaz de operar com eletricidade, gasolina e etanol. O projeto contou com a colaboração de 110 engenheiros chineses e brasileiros e visa atender à demanda nacional por tecnologias sustentáveis com biocombustíveis. A fábrica também receberá um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
-
4 carros usados para instalar kit GNV; opções acessíveis e espaçosas que garantem economia no dia a dia
-
Carros automáticos até R$ 60 mil em 2025: veja opções acessíveis e confiáveis
-
Fiat Toro 2022 com motor turbo consagrado e valor acessível abaixo de R$ 99 mil entra na mira do público PCD com isenção de IPVA garantida
-
Qual motor elétrico gasta menos na estrada? A resposta envolve bobinas, 8 polos e ausência de ímãs raros
Segundo reportagem da Sputnik Brasil, a instalação marca o cumprimento de uma promessa feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela vice-presidente da BYD nas Américas, Stella Li. Para sustentar o crescimento, 10 mil empregos foram abertos inicialmente, com projeção de 20 mil até o final de 2026.
A empresa aposta em um modelo de produção evolutivo e localmente adaptado, aproveitando o histórico do Brasil com o etanol e o Proálcool. A iniciativa reforça a presença da montadora no país e amplia sua atuação na América Latina com foco em veículos elétricos e híbridos.
O que você achou do Dolphin Mini? Será que ele tem tudo para cair no gosto do brasileiro e dominar as ruas com seu motor elétrico e toque nacional?
Ele precisa ser ágil, potente, econômico e confortável.. e preços acessíveis…
É tudo isso e mais barato que os populares de outras marcas
Mano, polo e Onix é mais barato que ele, em torno de 60/70 mil, enquanto o dolphin e dolphin mini é mais de 100 mil.
Cara, acho que você não está acompanhando os preços de carros. O mais barato do Brasil é o Kwid e essa semana ele passou de 80 mil.
O Onix é elétrico?
E ser totalmente elétricos, chega de combustão, chega de manutenções intermináveis, chega de hegemonia da gasolina e álcool que estão quebrando nossos carros. Nossa capacidade de produzir energia elétrica é muito maior que em outros países… Elétricos são o futuro
Mais uma fábrica para gerar imposto carro elétrico vai aumentar o preço da energia pura lavagem de dinheiro a vamos para o Brasil lá nois vai ganha dinheiro