A inauguração da fábrica de carros elétricos da BYD está prevista para 2024-2025, e o presidente da BYD virá ao Brasil para oficializar a construção.
A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos do mundo, está prestes a iniciar a construção de sua segunda fábrica fora da China, em Camaçari, Bahia. Embora a data exata da inauguração ainda não tenha sido confirmada, o presidente da empresa, Wang Chuanfu, deve vir pessoalmente ao Brasil em outubro para oficializar o início das obras, de acordo com o site Olhar Digital.
A fábrica no Brasil: O que sabemos até agora
A BYD planeja inaugurar sua fábrica de carros elétricos em Camaçari entre o final de 2024 e o começo de 2025. As instalações ficarão localizadas na antiga fábrica da Ford, que já pertence ao Governo da Bahia e está prestes a ser assumida oficialmente pela BYD. O contrato prevê um investimento de R$ 3 bilhões para a construção de três unidades dentro do complexo, que incluirá a fabricação de automóveis, caminhões, ônibus, e o processamento de células de lítio e ferro fosfato.
As três fábricas de carros elétricos juntas devem gerar mais de cinco mil empregos e têm a capacidade de produzir até 150 mil unidades ao ano na primeira fase, com potencial para chegar a 300 mil unidades, que poderão ser exportadas para outros países da América Latina. Os modelos Song Plus e Dolphin serão fabricados no Brasil, enquanto o Song Pro, embora tenha sido registrado no país, a princípio será importado.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Além disso, a BYD demonstra seu compromisso com o desenvolvimento local, planejando levar pelo menos 100 profissionais brasileiros para treinamento na China, a fim de familiarizá-los com os processos que serão implementados na fábrica da Bahia.
Changzhou, o espelho de Camaçari
A fábrica da BYD em Changzhou, China, serviu como modelo para a instalação planejada em Camaçari. Com uma área de aproximadamente 1.720.000 metros quadrados, a fábrica de Changzhou é uma operação impressionante e altamente eficiente.
Nesta instalação, um carro é produzido a cada 4 horas, graças ao processo completo de estampagem, soldagem, pintura e montagem final. Em média, a cada minuto, um veículo deixa a linha de produção na fábrica da BYD em Changzhou. Em 2022, a produção média mensal atingiu cerca de 20 mil veículos elétricos, totalizando 240 mil veículos no ano.
A fábrica de Changzhou emprega atualmente mais de 12 mil funcionários e fabrica dois modelos, o Yuan Plus e o Seal. A eficiência da fábrica é mantida com a ajuda de robôs industriais, principalmente da FANUC japonesa e da KUKA alemã.
Apesar dos desafios causados pela pandemia de Covid-19, a fábrica de Changzhou foi construída em cerca de 2 anos, um pouco mais do que o previsto. Segundo a BYD, a fábrica utiliza tecnologia de ponta e alto grau de automação, servindo como modelo para futuras fábricas no exterior, incluindo a instalação em Camaçari. A operação da fábrica é alimentada principalmente por eletricidade, com o uso adicional de gás natural em parte do processo.
A fábrica e o avanço da sustentabilidade
A construção da fábrica da BYD em Camaçari representa um passo significativo no avanço da indústria de veículos elétricos no Brasil. Com investimentos substanciais e uma estratégia sólida, a BYD está posicionada para se tornar um dos principais players no mercado de mobilidade sustentável no país e na América Latina. A inauguração da fábrica promete gerar empregos, fomentar a economia local e impulsionar a produção de veículos elétricos na região.