Nova tecnologia da BYD promete recarga de carro elétrico em tempo similar ao abastecimento comum e será demonstrada na fábrica da Bahia
A fabricante chinesa BYD confirmou que o Brasil será o primeiro país das Américas a receber sua nova tecnologia de recarga ultrarrápida para veículos elétricos. Apresentado internacionalmente em março, o sistema faz parte da Super e-Platform e promete entregar 400 km de autonomia em apenas 5 minutos de carregamento.
Segundo a montadora, a ideia é que recarregar um carro elétrico seja tão rápido quanto abastecer um veículo a gasolina.
Para isso, o sistema oferece potência de 1 megawatt (ou 1.000 kW) e velocidade máxima de 2 km por segundo, o que torna o processo, de acordo com a empresa, pelo menos três vezes mais rápido que o Supercharged da Tesla.
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Ainda sem data exata para começar a operar no país, a novidade será instalada na fábrica da marca em Camaçari, na Bahia.
A BYD destacou que o carregador no Brasil será usado como demonstração da tecnologia. Ou seja, não estará disponível ao público.
A arquitetura de alta tensão da Super e-Platform é o centro do avanço. Ela é a primeira do mundo a operar com 1.000 volts em carros de passeio com produção em massa.
Estreou nos novos modelos Han e Tan, que possuem motores de 580 kW, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos.
Para suportar o novo nível de potência, os veículos receberam reforços em diversos sistemas. Isso inclui bateria, motor, alimentação, ar-condicionado e outros componentes essenciais.
Além disso, a empresa passou a usar chips de potência de carbeto de silício (SiC). São os primeiros do tipo em modelos fabricados em série.
Outro elemento importante do projeto é o Megawatt Flash Charger, criado pela própria BYD. O carregador é compatível com veículos elétricos de 1.000 V e também opera com potência de 1.000 kW.
Conta com sistema de resfriamento líquido, o primeiro do tipo no mundo, que permite alcançar a marca dos 400 km em apenas 5 minutos.
Na China, a marca pretende instalar mais de quatro mil carregadores como esse em várias regiões do país. Já no Brasil, ao menos por enquanto, a estrutura ficará restrita à unidade da empresa na Bahia.
Com informações de Auto Esporte.