Nova tecnologia da BYD promete recarga de carro elétrico em tempo similar ao abastecimento comum e será demonstrada na fábrica da Bahia
A fabricante chinesa BYD confirmou que o Brasil será o primeiro país das Américas a receber sua nova tecnologia de recarga ultrarrápida para veículos elétricos. Apresentado internacionalmente em março, o sistema faz parte da Super e-Platform e promete entregar 400 km de autonomia em apenas 5 minutos de carregamento.
Segundo a montadora, a ideia é que recarregar um carro elétrico seja tão rápido quanto abastecer um veículo a gasolina.
Para isso, o sistema oferece potência de 1 megawatt (ou 1.000 kW) e velocidade máxima de 2 km por segundo, o que torna o processo, de acordo com a empresa, pelo menos três vezes mais rápido que o Supercharged da Tesla.
-
Gol 2015 vale a pena em 2025? Veja preços, rivais e o que o compacto ainda entrega no mercado de usados
-
A febre do GTi: Volkswagen vende 350 unidades do novo Golf em um fim de semana, fatura R$ 150 milhões e já tem uma longa fila de espera
-
4 carros usados populares que são econômicos, baratos de manter, oferecem custo-benefício e desempenho eficiente; com preços a partir de R$ 21 mil
-
Chevrolet Prisma: 5 versões que ainda valem a pena no mercado de usados em 2025
Ainda sem data exata para começar a operar no país, a novidade será instalada na fábrica da marca em Camaçari, na Bahia.
A BYD destacou que o carregador no Brasil será usado como demonstração da tecnologia. Ou seja, não estará disponível ao público.
A arquitetura de alta tensão da Super e-Platform é o centro do avanço. Ela é a primeira do mundo a operar com 1.000 volts em carros de passeio com produção em massa.
Estreou nos novos modelos Han e Tan, que possuem motores de 580 kW, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos.
Para suportar o novo nível de potência, os veículos receberam reforços em diversos sistemas. Isso inclui bateria, motor, alimentação, ar-condicionado e outros componentes essenciais.
Além disso, a empresa passou a usar chips de potência de carbeto de silício (SiC). São os primeiros do tipo em modelos fabricados em série.
Outro elemento importante do projeto é o Megawatt Flash Charger, criado pela própria BYD. O carregador é compatível com veículos elétricos de 1.000 V e também opera com potência de 1.000 kW.
Conta com sistema de resfriamento líquido, o primeiro do tipo no mundo, que permite alcançar a marca dos 400 km em apenas 5 minutos.
Na China, a marca pretende instalar mais de quatro mil carregadores como esse em várias regiões do país. Já no Brasil, ao menos por enquanto, a estrutura ficará restrita à unidade da empresa na Bahia.
Com informações de Auto Esporte.
Byd produção caro em bahia y aí ah pecimo infraestrutura te carecador caro elétrica!👎
A empresa vai disponibilizar os carregadores nas cidades e estradas?
A rede elétrica comum comporta esse carregador?
Na verdade esses recarregadores são DC. Tem baterias internas recarregadas continuamente pela rede elétrica. Quando chega um carro ele descarrega os 1000kw a 1000v mas é DC. Depois precisam de um tempo um intervalo pra recarregarem novamente. Não dá pra recarregar um carro atrás do outro… Porém eu imagino nas estradas ele sendo recarregado por energia solar que também é DC e pode recarregar essas baterias rapidamente dependendo do sol… Já a noite vai depender da rede elétrica mesmo..