Chinesa BYD confirma rumores de parceria com a empresa de carros elétricos do bilionário e fornecerá baterias LFP à Tesla
No dia 8 de junho, foi divulgado pela Reuters que a gigante fabricante chinesa de automóveis, BYD, está certa de que irá fornecer baterias para a empresa automobilística do bilionário Elon Musk, o qual, inclusive, tem interesse em oferecer internet em voos no Brasil. Confirmando o boato que estava em circulação durante o ano passado, um executivo da BYD afirmou que o acordo entre as duas marcas está relacionado à concessão de baterias formadas pela composição LFP, ou seja, ferro-fosfato-lítio, para os carros elétricos da Tesla.
As baterias LFP da BYD possuem um formato característico CTP (Cell to Pack), que é livre de módulos e formado por uma matriz de células estreitas (cujo comprimento varia entre 0,6 a 2,5 metros) que são inseridas em uma estrutura a qual viabiliza a otimização do uso e do espaço, aumentando, assim, em 30% a densidade de volume.
Dessa forma, as baterias em questão se fazem cada vez mais presentes não só nos carros elétricos da Tesla, mas também nos próprios veículos elétricos da BYD.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
União entre duas gigantes do setor de carros elétricos
Lian Yubo – o vice-presidente executivo da BYD – afirmou, em entrevista com Kui Yingchun, apresentador do canal estatal chinês CGTN, a boa relação entre a empresa e o CEO da Tesla. “Agora somos bons amigos de Elon Musk… e estamos prontos para entregar nossas baterias a ele e sua empresa”, disse ele.
Assim, a partir da nova união com a BYD, a Tesla faz uma jogada significativa: ela poderá diminuir sua dependência de outra empresa da China, a CATL, que corresponde à maior companhia produtora de baterias para carros elétricos do mundo. A BYD, por sua vez, tem crescido exponencialmente ao expandir sua produção interna e externa, para equipar outras grandes montadoras – como a Toyota – bem como seus próprios carros.
Conforme já dito, as baterias da parceria entre Tesla e BYD são as LFP, as mesmas que Elon Musk utiliza para as versões de entrada das variedades de carros elétricos Tesla Model 3 e Model Y. Para isso, ele contará com as baterias da CATL, que, atualmente, é a única outra empresa a conceder esse tipo de bateria para a marca de Musk.
Além disso, extraoficialmente, há rumores de que a Tesla irá usar as baterias LFP no seu próximo projeto de desenvolvimento de carros elétricos, o veículo de entrada da empresa que, segundo especulações, deve custar por volta de US$ 25.000 (R$ 121.400).
Você conhece a BYD? Confira abaixo um pouco sobre esta gigante montadora chinesa
A “Build Your Dreams”, ou apenas BYD é a terceira maior montadora mundial em valor de mercado. Ela foi fundada em 1995 pelo químico e pesquisador do governo chinês Wang Chuanfu e, apenas 3 anos depois, abriu sua primeira filial na Europa.
Para o Brasil, a BYD veio somente em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP).
De acordo com os dados mais recentes fornecidos pela plataforma Companies Market Cap, a BYD também ascendeu à liderança global na produção de carros elétricos e híbridos plug-in no acumulado deste ano.
Além de baterias para carros elétricos, ela fornece também para empresas de outros produtos, como a Motorola e a Nokia.
Veja também o vídeo a seguir, que mostra a produção de baterias LFP no Brasil
Toyota anuncia lançamento de sistema inédito para armazenamento de energia em baterias para uso residencial
Seguindo o mesmo caminho de outras montadoras, como a Tesla e a BMW, a japonesa Toyota anunciou na semana passada (03), o lançamento do seu novo sistema de armazenamento de energia que tem como base as baterias de veículos eletrificados para uso em casas, com base no conceito de vida útil segura e longa, alto desempenho e bom custo benefício. É importante lembrar que, embora a Toyota não tenha lançado um grande sucesso em carros elétricos, produz híbridos há muito tempo, sendo assim, conta com uma ótima experiência com baterias de tração.
Para saber mais, acesse este link e confira a matéria na íntegra.