BYD está trabalhando em nova plataforma para fabricação de carros elétricos que promete baratear os custos para competir diretamente com os carros a combustão ao redor do mundo.
A multinacional chinesa BYD está realizando uma grande ofensiva contra os carros a combustão ao reduzir de forma significativa os preços de seus carros elétricos e híbridos nos principais mercados. Contudo, isso é apenas o começo de um plano que promete ir além para impulsionar o ganho de participação dos eletrificados plug-in no mercado.
De acordo com apurações da imprensa chinesa, em uma reunião recente, executivos de alto escalão da BYD declararam que a empresa mobiliza todos os seus pontos fortes em tecnologia e cadeias industriais para travar uma batalha de libertação ao longo dos próximos três anos.
Na prática, foi relatado que a marca chinesa dará seu grande próximo passo com a atualização de suas plataformas. No caso, o sistema híbrido DM-i (Dual Model) e também a arquitetura elétrica e-Platform. Montadora exclusiva de carros elétricos e híbridos plug-in, a BYD vendeu no total mais de 3 milhões de veículos no último ano, se tornando a maior fabricante de eletrificados do mundo.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
BYD supera vendas da Tesla, de Elon Musk
A BYD superou a famosa Tesla nas vendas de carros elétricos a bateria (BEV) no quarto trimestre do último ano. Vale mencionar que a BYD lançou seu sistema híbrido DM em 2008, que chegou à quarta geração em 2021, deixando os carros a combustão para trás. Em 2021 seu sistema se dividiu entre tecnologia DM-p mais orientada para o desempenho e DM-i mais voltada ao consumo de energia.
Agora, a gigante chinesa se prepara para lançar a 5ª geração do sistema DM-i, que, segundo o que foi relatado, entregará números impressionantes de eficiência e consumo, com médias estimadas de 2,9 l / 100 km, ou seja, 34,4 km/l e autonomia combinada de até 2 mil km com tanque cheio e bateria com carga total.
Quando teremos carros elétricos mais baratos que carros a combustão?
Falando dos carros elétricos (BEV), a reportagem cita que a elogiada arquitetura e-Platform 3.0, que serve de base para modelos mais recentes como Dolphin, Dolphin Mini, Seal e Yuan Plus, por exemplo, será atualizada para a versão 4.0 ainda neste ano.
Entre os pontos positivos da plataforma está o uso de baterias de lâmina com alto nível de segurança e um trem de força elétrico 8 em 1, que integra motor, inversor, transmissão e demais componentes em apenas um conjunto, reduzindo peso, volume e custos de produção.
Contudo, segundo informações da matéria, a próxima plataforma da BYD para carros elétricos ainda poderia melhorar a integração de componentes. Com mais peças sendo integradas e menos chicotes elétricos, haverá espaço para novas reduções de custos, impactando em novas reduções no preço final dos carros elétricos da marca, podendo superar até mesmo os carros a combustão.
BYD contra os carros a combustão
Todo esse esforço tem como missão dar mais um passo adiante além da concorrência com as montadoras de carros elétricos e começar a brigar diretamente com os carros com motor a combustão.
O maior objetivo da BYD em sua batalha de libertação é capturar mais participação no mercado de veículos a gasolina e levar três anos para levar a penetração do New Energy Vehicles (NEV) a um nível totalmente novo.
Vale mencionar, que recentemente a BYD também lançou uma plataforma para carros elétricos com sistema tão avançado que permite substituir algumas partes mecânicas do veículo. A Xuanji, usa um superprocessador, de 4 ou 6 nm, criado internamente. Ele controla duas IA, uma no próprio carro e outra na nuvem.