A BYD está deixando de lado a bateria de lítio para focar na bateria de lâmina, que consegue oferecer mais segurança aos carros elétricos e 50% a mais de eficiência.
Devido à sua estrutura de bateria otimizada, a BYD afirmou que o uso de bateria de lâmina (Blade Battery) também é 50% maior se comparada aos produtos anteriores, com sua autonomia atingindo o mesmo nível das baterias de lítio ternárias. A bateria de lâmina para carros elétricos da empresa chinesa é produzida na unidade de baterias FinDreams da BYD, situada no distrito de Bishan, em Chonqing, na China.
BYD afirma que bateria de lâmina ocupa 60% do volume do pacote
A bateria de quase 1 metro de comprimento pode atingir tolerâncias de +/- 0,3 mm, e a velocidade e precisão da laminação de uma única peça possui eficiência de 0,3 s/peças. Essa forma de laminação vem do desenvolvimento independente da empresa chinesa de carros elétricos e suas tecnologias de ponta, que não podem ser copiadas.
Durante os testes de penetração de pregos, o novo componente não emitiu nenhuma fumaça ou fogo e sua temperatura de superfície atingiu no máximo 60 ºC.
-
Cinco carros baratos e completos que ninguém quer comprar e por isso são pechinchas no mercado usado
-
Por até R$ 74 mil, Corolla 1.8 da Toyota usado entrega motor 1.8, câmbio automático e fama de “inquebrável”
-
Nova geração de picapes deve transformar o mercado brasileiro até 2027: veja o que vem aí
-
Honda Bros 160 2026 é lançada oficialmente no Brasil com motor de 162 cilindradas, painel digital, injeção eletrônica, nova cor azul, tanque de 12 litros e preço a partir de R$ 21 mil
Nas mesmas condições, a bateria de lítio ultrapassou os 500 ºC e queimou de forma instantânea. Sendo assim, os carros elétricos equipados com a nova bateria de lâmina seriam muito menos suscetíveis a incêndios quando severamente danificados.
Por que a Tesla ainda não adquiriu a nova tecnologia?
Apesar de já testar a nova tecnologia, a Tesla ainda utiliza milhares de minúsculas células de bateria cilíndricas para montar sua bateria de lítio complexo. Isso porque quando a montadora lançou o Roadster, em 2008, as células de bateria de alta densidade de energia eram disponibilizadas apenas neste formato.
Apenas em 2016, as baterias de alta densidade começaram a ser disponibilizadas em formato pouch. O primeiro carro elétrico a utilizar a bateria de lâmina é o BYD Han, que já é comercializado no Brasil. A bateria de 65 kWh disponibiliza um alcance de 506 km ao veículo.
BYD Han é alternativa melhor que o Tesla Model S?
O BYD Han, que consegue ir de 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos, possui uma bateria de lâmina sem cobalto que o ajuda a ser um ótimo carro elétrico e, até então, uma alternativa melhor que o Tesla Model S.
Entretanto, é importante destacar que o multibilionário da Tesla, Elon Musk, já está trabalhando em uma nova bateria a base de diamante e energia nuclear que pode durar muito mais que o próprio veículo.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.