O projeto de navio com classificação, revisão e aprovação com base nos modelos 3D comprova o sucesso da utilização da tecnologia no segmento. As companhias Damen Engineering, Bureau Veritas e NAPA aproveitam os benefícios do software nos negócios.
A adoção de novas tecnologias e soluções de modernização das operações estão cada vez mais presentes no setor marítimo. A companhia Damen Engineering anunciou a conclusão do seu primeiro projeto de navio a ser criado, revisado e aprovado apenas utilizando modelos 3D, em substituição aos modelos 2D anteriores. A iniciativa está sendo realizada com o apoio das companhias Bureau Veritas e NAPA, que aproveitam os benefícios da tecnologia para garantir mais assertividade nos projetos.
Utilização de modelos 3D no processo do projeto de navio marca avanços no setor marítimo
A modernização dos processos, em meio ao desenvolvimento de novas tecnologias de inteligência artificial, vem se tornando cada vez mais presente em todos os setores da indústria internacional.
Agora, é a vez do ramo da engenharia marítima aproveitar os benefícios do momento para impulsionar a qualidade e a rapidez em seus projetos.
- China choca o mundo criando o MENOR DRONE do mundo! Com apenas 4,2 gramas e movido a energia solar
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Um raro “Peixe do Juízo Final” de 3 metros, conhecido por supostamente prever terremotos, foi encontrado em costa dos EUA
A companhia Damen Engineering já vem imergindo na tendência e anunciou a conclusão do seu primeiro projeto de navio criado, revisado e aprovado apenas sob a utilização de modelos 3D.
A iniciativa acontece em colaboração com a sociedade de classificação Bureau Veritas (BV) e o fornecedor global de software marítimo NAPA, garantindo assim ainda mais qualidade nos processos ao unir a expertise de ambas as empresas.
O conceito da draga de 2.500 m³ é o primeiro de embarcação da Damen a receber a certificação BV usando classificação baseada em modelo 3D (3D MBA).
Esse processo permite que as sociedades avaliem e aprovem os projetos de navio a partir apenas de modelos 3D, ao contrário dos 2D utilizados atualmente.
A Damen Engineering confirmou que já está aplicando a tecnologia a outros empreendimentos, após o sucesso no primeiro projeto de navio.
Esses projetos e aprovações baseados em modelos 3D são suportados pela tecnologia de ponta da NAPA, que permite que a Damen e o BV trabalhem de forma colaborativa durante todo o processo de projeto e revisão.
Os principais benefícios da utilização dos modelos 3D nos projetos, segundo a Damen Engineering, NAPA e Bureau Veritas, é a otimização do tempo e a garantia de uma melhor comunicação dos processos.
Além disso, os modelos 3D também eliminam uma grande fonte potencial de erros, já que a companhia não precisa mais traduzir os modelos 3D que usa para projetar embarcações em desenhos 2D.
Dessa forma, o desenvolvimento de um novo projeto de navio se torna ainda mais assertivo e rápido em meio à alta demanda do mercado internacional.
Conheça as companhias Damen Engineering, NAPA e Bureau Veritas
A Damen é uma empresa familiar que representa companheirismo, artesanato, empreendedorismo e administração. A empresa fornece soluções marítimas para atender a essas oportunidades, por meio de projetos, construção naval, reparo naval e serviços relacionados.
Em seus mais de 30 anos de operação, a NAPA tornou-se líder global no desenvolvimento e dimensionamento de software, serviços e análise de dados para uma indústria marítima mais segura, inteligente e sustentável.
A Bureau Veritas é líder mundial em serviços de teste, inspeção e certificação. A empresa presentes em todos os setores da economia com soluções e serviços que potencializam os negócios, prevenindo riscos, melhorando a performance operacional e protegendo a reputação e a marca de seus clientes.