1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Bugatti lança super carro híbrido com motor V16 de 8,3 litros, 1.800 cv e velocidade máxima acima de 444 km/h
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Bugatti lança super carro híbrido com motor V16 de 8,3 litros, 1.800 cv e velocidade máxima acima de 444 km/h

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 13/06/2025 às 15:04
Bugatti
Foto: Reprodução

Com motor V16 desenvolvido pela Cosworth, três motores elétricos e potência total de 1.800 cv, o Tourbillon redefine o conceito de hipercarro.

A Bugatti revelou ao mundo seu novo super carro, o Tourbillon. O modelo marca uma nova era na engenharia da marca, combinando tradição e inovação com um sistema híbrido que integra um motor V16 naturalmente aspirado e três motores elétricos.

O conjunto impressiona pelos números e pelas escolhas técnicas.

Potência bruta com nova arquitetura

No centro do Tourbillon está o novo motor V16 de 8,3 litros, desenvolvido em parceria com a Cosworth. O propulsor é naturalmente aspirado e atinge 9.000 rpm, produzindo sozinho uma potência impressionante. Em conjunto com os motores elétricos, o carro alcança um total de 1.800 cavalos.

Câmera De Segurança a Prova de água Lente Dupla APP ICSEE IP66 Camera IP WiFi 360
Cuidar da sua segurança nunca foi tão barato. Câmera à Prova de água, HD e WiFi 360
Ícone de link Comprar agora!

O V16 representa uma mudança significativa em relação ao W16 quad-turbo usado nos modelos anteriores da marca, como o Veyron e o Chiron.

O foco agora é em uma configuração aspirada com alta rotação, o que reforça o caráter emocional e esportivo do carro.

Sistema híbrido inédito

A eletrificação do Tourbillon foi feita em colaboração com a Rimac, empresa conhecida por sua experiência com carros elétricos de alto desempenho.

Segundo Mate Rimac, CEO da Bugatti Rimac, os motores elétricos não substituem o motor de combustão. Em vez disso, eles o complementam, permitindo que o V16 opere com máximo desempenho e emoção.

São três motores elétricos no total: dois no eixo dianteiro e um na traseira. Juntos, eles adicionam 800 cavalos de potência. O motor elétrico traseiro é capaz de atingir até 24.000 rpm e também contribui para a vetorização de torque, melhorando a dirigibilidade.

Bateria integrada e autonomia elétrica

O sistema elétrico é alimentado por uma bateria em forma de T de 24,8 kWh e 800 volts. Essa bateria é integrada ao monocoque de composto de carbono do carro, o que reduz o peso total da estrutura. Com isso, o Tourbillon pode rodar mais de 60 km em modo 100% elétrico.

Os motores elétricos também são responsáveis por fornecer torque em baixas rotações, eliminando o atraso típico na resposta do motor.

Além disso, o sistema atua como motor de partida e permite a regeneração de energia durante o uso, recarregando a bateria.

Leveza e desempenho extremo

Apesar da complexidade do sistema, a Bugatti conseguiu manter o peso sob controle. O conjunto traseiro, que inclui o motor V16, a transmissão de dupla embreagem de oito marchas e o motor elétrico, pesa 430 kg. Isso representa uma redução em relação ao sistema anterior utilizado no Chiron.

A velocidade máxima prevista do Tourbillon supera os 444 km/h, reforçando seu status como hipercarro de última geração.

O Tourbillon está atualmente na fase de Protótipo de Validação (VP). Isso significa que cerca de 90 a 95% do desenvolvimento já foi concluído.

O modelo ainda não chegou às ruas, mas representa o futuro da Bugatti ao unir engenharia tradicional com soluções híbridas modernas.

YouTube Video

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x