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Brazil Iron faz oferta de US$ 1 bilhão pela Bahia Mineração, mirando complexo integrado com ferrovia e porto; investimentos podem chegar a R$ 30 bilhões na Bahia

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 22/03/2025 às 19:26
Brazil Iron oferece US$ 1 bilhão pela Bahia Mineração (BAMIN) visando projeto estratégico com ferrovia e porto na Bahia, investimento total de até R$ 30 bilhões.
Brazil Iron oferece US$ 1 bilhão pela Bahia Mineração (BAMIN) visando projeto estratégico com ferrovia e porto na Bahia, investimento total de até R$ 30 bilhões.
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Empresa britânica apresentou proposta para adquirir a Bahia Mineração (BAMIN), controlada atualmente pelo Eurasian Resources Group (ERG). Projeto prevê construção de ferrovia de 527 km, terminal marítimo em Ilhéus e exploração da mina Pedra de Ferro, com expectativa de gerar milhares de empregos e impulsionar o desenvolvimento do Nordeste.

A mineradora britânica Brazil Iron apresentou uma oferta robusta de aproximadamente US$ 1 bilhão para adquirir integralmente a Bahia Mineração (BAMIN), empresa atualmente sob controle do Eurasian Resources Group (ERG). A informação, divulgada nesta semana pela agência Bloomberg Línea, destaca a relevância estratégica do projeto, considerado um dos maiores investimentos em infraestrutura logística e mineração no Nordeste brasileiro.

O empreendimento da BAMIN inclui a exploração da mina Pedra de Ferro, no município de Caetité, a construção do Porto Sul em Ilhéus e uma ferrovia estratégica com 527 km de extensão, conhecida como Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Segundo informações da revista especializada Brasil Mineral, o projeto total requer investimentos adicionais estimados em até R$ 30 bilhões, posicionando-se como fundamental para a economia regional e para o mercado internacional de minério de ferro.

Infraestrutura estratégica e financiamento já assegurado no setor de mineração

A Bahia Mineração já conta com um financiamento significativo para o desenvolvimento de parte da infraestrutura. Recentemente, a empresa obteve a aprovação de um empréstimo de R$ 4,6 bilhões junto ao Fundo da Marinha Mercante, que será utilizado para a construção do Terminal de Uso Privativo no Porto Sul, em Ilhéus, conforme informações publicadas pela revista Brasil Mineral em setembro de 2024.

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O trecho da FIOL, que conectará Caetité ao Porto Sul, é considerado crucial para viabilizar economicamente o projeto, permitindo o escoamento eficiente do minério produzido e abrindo espaço também para o transporte de produtos agrícolas e industriais, fortalecendo a economia regional.

Interesse de outras gigantes da mineração e apoio governamental

Além da Brazil Iron, outras grandes mineradoras já demonstraram interesse no projeto da BAMIN, incluindo a Vale S.A., segundo informações divulgadas pela consultoria econômica Brainmarket em dezembro de 2024. O governo federal também acompanha de perto as negociações no setor de mineração, considerando o projeto estratégico para o desenvolvimento regional e demonstrando disposição para apoiar financeiramente a conclusão da ferrovia, possivelmente com investimentos públicos de até R$ 5 bilhões, segundo fontes citadas pela Bloomberg Línea.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também é citado como potencial parceiro financeiro, indicando a importância dada pelas autoridades brasileiras para o avanço deste empreendimento na Bahia.

Potencial econômico e social do empreendimento na Bahia

A implantação total do projeto promete transformar radicalmente a realidade econômica e social do interior baiano. Estimativas da revista especializada Revista Mineração destacam que a BAMIN prevê investir cerca de R$ 20 bilhões nas atividades da mina Pedra de Ferro até 2026, com capacidade anual projetada em até 26 milhões de toneladas de minério de ferro quando toda a infraestrutura estiver concluída.

Além da geração direta e indireta de milhares de postos de trabalho, o projeto tem potencial para integrar e dinamizar diferentes setores produtivos da Bahia, especialmente o agronegócio, graças à criação de um novo corredor logístico eficiente, moderno e sustentável.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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