A BRAVA Energia acaba de inovar com técnica inédita de perfuração e reduz custos e tempo na construção de poço de petróleo.
A BRAVA Energia acaba de concluir com sucesso os dois primeiros projetos de perfuração de poço de petróleo utilizando uma técnica inédita no Brasil: o casing drilling. A inovação foi aplicada no Campo de Alto do Rodrigues, localizado na Bacia Potiguar (RN), e resultou em uma expressiva economia de 50% no tempo e 20% nos custos de perfuração em comparação com o método tradicional. A tecnologia, amplamente usada no exterior, representa um marco no setor de petróleo onshore brasileiro.
BRAVA Energia: Técnica pioneira acelera operações e eleva eficiência
Diferente da perfuração convencional, na qual o revestimento do poço é instalado apenas após a abertura da rocha com broca e tubos específicos, o casing drilling une essas duas etapas em um único processo.
Essa combinação reduz o tempo de exposição do poço aberto, diminui os riscos operacionais e aumenta a eficiência geral das operações.
-
Mega gasoduto de Uberaba de 300 KM impulsionará industrialização no Triângulo Mineiro até 2030
-
Setor energético comemora: Brasil fura bloqueio tarifário e garante acesso total ao mercado americano
-
Ibama aprova embarcações da Petrobras, mas licenciamento para perfuração na Foz do Amazonas ainda está pendente
-
Vallourec fecha contratos milionários na Ásia e fortalece atuação em petróleo e gás
“A implementação do casing drilling em um de nossos ativos onshore é um marco importante, que nos permite não apenas reduzir significativamente os custos e o tempo de operação, mas também reforçar nosso compromisso com a inovação no setor de construção de poços terrestres”, afirmou Jorge Boeri, diretor de Operações Onshore da BRAVA Energia.
Parceria técnica viabilizou projeto pioneiro
A iniciativa foi desenvolvida em colaboração com a Tenaris, multinacional fornecedora de tubos e serviços para a indústria de energia.
Durante três anos, equipes de engenharia da BRAVA e da área de Technical Sales da Tenaris realizaram estudos, simulações e testes técnicos para adaptar a tecnologia ao contexto brasileiro.
“Agradecemos a importante contribuição da equipe de engenharia de perfuração terrestre da BRAVA Energia e da equipe técnica da Tenaris pelo comprometimento e pelos bons resultados”, afirmou Franklin Romero, gerente geral de construção de poços da BRAVA Energia.
Renato Catallini, presidente da Tenaris no Brasil, destacou o alinhamento entre as empresas: “Valorizamos o compromisso da BRAVA Energia em buscar soluções inovadoras para o onshore e a confiança que depositaram na Tenaris para apoiar sua estratégia”.
Próximas campanhas já contarão com o casing drilling
Os primeiros poços verticais perfurados com a nova técnica alcançaram cerca de 380 metros de profundidade.
Com o êxito dessa aplicação, a BRAVA Energia planeja replicar o casing drilling em novas campanhas nos campos de Estreito e Alto do Rodrigues, reforçando sua aposta em inovação como diferencial competitivo no segmento onshore de petróleo e gás.
Fonte: TN Petróleo