Cresce em quase 500% o número de brasileiros que trabalham em home office para empresas de outros países. Pandemia e vantagens da modalidade são apontadas como principais causas.
Segundo dados de uma pesquisa da fintech de transferências internacionais Husky, o número de brasileiros que atuam em home office para empresas de outros países nos anos de 2020 e 2022 cresceu 491%.
Em números concretos, a empresa registrava 1.251 usuários de seus serviços em março de 2020. Já no mês de novembro do ano passado, este número era de 11.284. A empresa afirma que um dos principais fatores para o salto de brasileiros que atuam em home office está ligado à pandemia provocada pela Covid-19, que acabou por pularizar a jornada de trabalho em home office.
Empresas buscam por profissionais do setor de tecnologia da informação
Mesmo que a pandemia tenha amenizado, diversas companhias e profissionais continuaram adotando esta modalidade de atuação, vendo nela a chance de trabalhar em regime home office em vários espaços e com pessoas diversas.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
Em seu estudo, a Husky também mostrou um aumento da procura das empresas internacionais por candidatos brasileiros, principalmente aqueles relacionados ao setor de tecnologia. Os desenvolvedores de software, por exemplo, respondem por 84% das vagas disponibilizadas neste período.
A companhia também ressalta que a quantidade de brasileiros atuando do Brasil para empresas de fora deve ser ainda maior, tendo em vista que não são todos que utilizam os serviços prestados por ela. Em 2020, a Husky também criou uma pesquisa para entender o perfil dos profissionais que atuavam em home office. De acordo com os participantes, um dos grandes benefícios desta modalidade é a flexibilidade de horários, sendo citada por 59,7%.
Outra informação interessante é que 76,8% das pessoas também consideram a mudança para o trabalho em casa positiva, visto que isso permite que os trabalhadores utilizem o tempo que iriam gastar nos deslocamentos para fazer outras atividades.
O que não te contam sobre trabalhar em Home Office
O trabalho remoto para empresas estrangeiras pode trazer benefícios para ambas as partes. De um lado, a empresa demanda profissionais qualificados e acaba disponibilizando a vaga para os brasileiros. Diante desta possibilidade, várias pessoas acabam encontrando também a chance de emprego com salários melhores, visto que parte dos pagamentos são feitos em euro ou em dólar.
Entretanto, é necessário ficar atento, já que grande parte dessas vagas de emprego abertas são para trabalho no formato PJ e não oferecem os benefícios previstos nas Leis Trabalhistas, como férias remuneradas, 13º ou mesmo seguro desemprego em caso de demissão. Sendo assim, é necessário calcular todos os benefícios antes de tomar tal decisão.
Em alguns casos, o risco de não ter a certeza dos valores por mês recebidos ou mesmo a segurança dos direitos trabalhistas pode fazer com que a oportunidade não valha a pena. Além disso, profissionais do setor financeiro recomendam sempre o uso de uma reserva de emergência para crises, como meses de baixa demanda de trabalho.
Saiba como trabalhar em Home Office
Um dos primeiros passos para atuar remotamente fora do país é possuir o domínio do idioma da empresa, principalmente do vocabulário ligado ao setor de atuação.
Isso porque uma pessoa pode ser fluente no inglês mas, ao mesmo tempo, não possuir conhecimento das palavras utilizadas na língua para se referir às atividades do setor. Além disso, possuir o domínio na língua da empresa que planeja se candidatar é essencial para entender suas atribuições e se comunicar naturalmente com outros colegas, como supervisores e chefes.
Entretanto, caso isso não seja um problema, pode-se procurar por vagas de emprego em vários sites internacionais, como o Jobspresso, plataforma que permite que seus usuários encontrem oportunidades de forma mais rápida e simples, basta selecionar o setor de atuação e fazer uma busca pelo sistema.