1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Brasileiro mostra o absurdo do IPVA: picape que custa R$ 1,2 milhão no Brasil paga R$ 50 mil por ano, mas só 170 dólares nos EUA
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasileiro mostra o absurdo do IPVA: picape que custa R$ 1,2 milhão no Brasil paga R$ 50 mil por ano, mas só 170 dólares nos EUA

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 04/11/2025 às 13:51
Youtuber mostra diferença do IPVA entre Brasil e EUA: R$ 50 mil anuais no Brasil contra apenas U$ 170 por ano em Massachusetts
Youtuber mostra diferença do IPVA entre Brasil e EUA: R$ 50 mil anuais no Brasil contra apenas U$ 170 por ano em Massachusetts
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Célio Ortiz, que vive em Massachusetts, comparou o custo do IPVA de sua GMC Sierra 2023 com o valor cobrado no Brasil e revelou uma diferença de até R$ 50 mil por ano.

Em vídeo publicado em seu canal no YouTube, o criador de conteúdo Célio Ortiz mostrou quanto custa manter seu carro novo nos Estados Unidos e fez uma comparação direta com o Brasil.

O influenciador, que vive no estado de Massachusetts, destacou que o valor do IPVA de um veículo equivalente em território brasileiro pode chegar a R$ 50 mil por ano, enquanto nos Estados Unidos a taxa anual é quase simbólica.

O carro em questão é uma GMC Sierra 1500, modelo 2023, uma picape de grande porte e alto valor de mercado. Segundo Ortiz, o mesmo modelo, se adquirido no Brasil, custaria cerca de R$ 1,2 milhão, um preço que ele classificou como “um absurdo”.

Já nos Estados Unidos, o veículo vale US$ 67 mil, o equivalente a cerca de R$ 370 mil, dependendo da cotação.

GMC Sierra 1500, modelo 2023

Diferença brutal no IPVA

Célio explicou no vídeo que, além da diferença de preço de compra, os impostos anuais sobre o veículo também são muito diferentes entre os dois países. “No Brasil, você paga 4% por ano de IPVA. Ou seja, seria R$ 50 mil todo ano só para ter um carro desse”, afirmou.

Nos Estados Unidos, mais especificamente em Massachusetts, o sistema é completamente distinto. “Aqui é diferente. Você precisa renovar a registration a cada dois anos”, contou.

O criador mostrou os documentos do veículo e revelou que sua próxima renovação será apenas em agosto de 2027, ou seja, dois anos após a compra.

Além disso, o valor anual do imposto é bem menor. “Eu vou pagar proporcional de quatro meses: 230 dólares. Aí eu puxei no chat e vi quanto pagaria o ano todo: 420 dólares em 2026. E a partir de 2027, será 170 por ano fixo”, detalhou.

YouTube Video

Comparativo de custos

Em um cálculo simples, Ortiz mostrou que, enquanto no Brasil o proprietário desembolsaria cerca de R$ 50 mil anuais, o valor pago por ele em Massachusetts será o equivalente a menos de R$ 1 mil por ano.

Ele ressaltou ainda que o valor do carro nos Estados Unidos é muito inferior ao praticado no Brasil, o que aumenta ainda mais a discrepância.

Segundo o influenciador, o sistema americano é mais prático e menos oneroso para o cidadão. “É surreal, né?”, comentou. Ele ironizou a diferença dizendo que, no Brasil, o proprietário acaba pagando o equivalente a um carro novo apenas em impostos, caso mantenha o veículo por alguns anos.

O vídeo, que rapidamente viralizou entre motoristas brasileiros, reforça a discussão sobre a alta carga tributária sobre veículos no país.

O IPVA, cobrado anualmente, tem como base o valor venal do automóvel e a alíquota definida por cada estado. No caso da GMC Sierra, o montante pode ultrapassar os R$ 200 mil apenas em quatro anos de uso, se considerado o valor brasileiro.

Redução do IPVA no Brasil

Enquanto isso, o debate sobre a carga tributária sobre veículos segue em pauta em diversas regiões do país. Como exemplo, o Governo do Paraná anunciou uma medida que pode aliviar parte desse peso para os motoristas. A partir de 2026, o estado reduzirá a alíquota do IPVA de 3,5% para 1,9%, uma queda de 45%.

Com essa mudança, o Paraná passará a ter o IPVA mais barato do Brasil.

A redução foi comemorada por motoristas e representantes do setor automotivo, que apontam o imposto como um dos fatores que encarecem o custo de manutenção e desestimulam a compra de veículos novos.

Ainda assim, mesmo com a diminuição, a diferença em relação aos Estados Unidos continua expressiva. Enquanto um proprietário no Paraná pagará menos de 2% sobre o valor do veículo, Célio Ortiz, em Massachusetts, arcará com valores fixos que representam uma fração mínima do preço do automóvel.

Reflexão sobre o sistema tributário

A comparação feita por Ortiz reforça o contraste entre os sistemas de cobrança de tributos nos dois países.

No Brasil, o IPVA representa uma das principais fontes de arrecadação dos estados e incide de forma proporcional ao valor do veículo. Já nos Estados Unidos, a cobrança tende a variar de acordo com políticas estaduais, mas costuma ser mais baixa e simplificada.

O vídeo termina com uma provocação do criador de conteúdo, que se diz impressionado com a diferença e sugere que o modelo americano poderia inspirar mudanças no Brasil. “Lá, o imposto vira um peso; aqui, é só uma taxa simbólica. E o carro é o mesmo”, afirmou.

Com sua habitual linguagem direta e bem-humorada, Célio Ortiz conseguiu transformar uma simples conta de imposto em uma reflexão sobre o custo de vida e a política tributária brasileira.

A publicação gerou grande engajamento e reacendeu o debate sobre o peso do IPVA no orçamento das famílias, especialmente diante da valorização constante dos veículos no mercado nacional.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x