Célio Ortiz, que vive em Massachusetts, comparou o custo do IPVA de sua GMC Sierra 2023 com o valor cobrado no Brasil e revelou uma diferença de até R$ 50 mil por ano.
Em vídeo publicado em seu canal no YouTube, o criador de conteúdo Célio Ortiz mostrou quanto custa manter seu carro novo nos Estados Unidos e fez uma comparação direta com o Brasil.
O influenciador, que vive no estado de Massachusetts, destacou que o valor do IPVA de um veículo equivalente em território brasileiro pode chegar a R$ 50 mil por ano, enquanto nos Estados Unidos a taxa anual é quase simbólica.
O carro em questão é uma GMC Sierra 1500, modelo 2023, uma picape de grande porte e alto valor de mercado. Segundo Ortiz, o mesmo modelo, se adquirido no Brasil, custaria cerca de R$ 1,2 milhão, um preço que ele classificou como “um absurdo”.
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Já nos Estados Unidos, o veículo vale US$ 67 mil, o equivalente a cerca de R$ 370 mil, dependendo da cotação.

Diferença brutal no IPVA
Célio explicou no vídeo que, além da diferença de preço de compra, os impostos anuais sobre o veículo também são muito diferentes entre os dois países. “No Brasil, você paga 4% por ano de IPVA. Ou seja, seria R$ 50 mil todo ano só para ter um carro desse”, afirmou.
Nos Estados Unidos, mais especificamente em Massachusetts, o sistema é completamente distinto. “Aqui é diferente. Você precisa renovar a registration a cada dois anos”, contou.
O criador mostrou os documentos do veículo e revelou que sua próxima renovação será apenas em agosto de 2027, ou seja, dois anos após a compra.
Além disso, o valor anual do imposto é bem menor. “Eu vou pagar proporcional de quatro meses: 230 dólares. Aí eu puxei no chat e vi quanto pagaria o ano todo: 420 dólares em 2026. E a partir de 2027, será 170 por ano fixo”, detalhou.
Comparativo de custos
Em um cálculo simples, Ortiz mostrou que, enquanto no Brasil o proprietário desembolsaria cerca de R$ 50 mil anuais, o valor pago por ele em Massachusetts será o equivalente a menos de R$ 1 mil por ano.
Ele ressaltou ainda que o valor do carro nos Estados Unidos é muito inferior ao praticado no Brasil, o que aumenta ainda mais a discrepância.
Segundo o influenciador, o sistema americano é mais prático e menos oneroso para o cidadão. “É surreal, né?”, comentou. Ele ironizou a diferença dizendo que, no Brasil, o proprietário acaba pagando o equivalente a um carro novo apenas em impostos, caso mantenha o veículo por alguns anos.
O vídeo, que rapidamente viralizou entre motoristas brasileiros, reforça a discussão sobre a alta carga tributária sobre veículos no país.
O IPVA, cobrado anualmente, tem como base o valor venal do automóvel e a alíquota definida por cada estado. No caso da GMC Sierra, o montante pode ultrapassar os R$ 200 mil apenas em quatro anos de uso, se considerado o valor brasileiro.
Redução do IPVA no Brasil
Enquanto isso, o debate sobre a carga tributária sobre veículos segue em pauta em diversas regiões do país. Como exemplo, o Governo do Paraná anunciou uma medida que pode aliviar parte desse peso para os motoristas. A partir de 2026, o estado reduzirá a alíquota do IPVA de 3,5% para 1,9%, uma queda de 45%.
Com essa mudança, o Paraná passará a ter o IPVA mais barato do Brasil.
A redução foi comemorada por motoristas e representantes do setor automotivo, que apontam o imposto como um dos fatores que encarecem o custo de manutenção e desestimulam a compra de veículos novos.
Ainda assim, mesmo com a diminuição, a diferença em relação aos Estados Unidos continua expressiva. Enquanto um proprietário no Paraná pagará menos de 2% sobre o valor do veículo, Célio Ortiz, em Massachusetts, arcará com valores fixos que representam uma fração mínima do preço do automóvel.
Reflexão sobre o sistema tributário
A comparação feita por Ortiz reforça o contraste entre os sistemas de cobrança de tributos nos dois países.
No Brasil, o IPVA representa uma das principais fontes de arrecadação dos estados e incide de forma proporcional ao valor do veículo. Já nos Estados Unidos, a cobrança tende a variar de acordo com políticas estaduais, mas costuma ser mais baixa e simplificada.
O vídeo termina com uma provocação do criador de conteúdo, que se diz impressionado com a diferença e sugere que o modelo americano poderia inspirar mudanças no Brasil. “Lá, o imposto vira um peso; aqui, é só uma taxa simbólica. E o carro é o mesmo”, afirmou.
Com sua habitual linguagem direta e bem-humorada, Célio Ortiz conseguiu transformar uma simples conta de imposto em uma reflexão sobre o custo de vida e a política tributária brasileira.
A publicação gerou grande engajamento e reacendeu o debate sobre o peso do IPVA no orçamento das famílias, especialmente diante da valorização constante dos veículos no mercado nacional.



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