Conheça a história do carro elétrico brasileiro da Gurgel, precursor da tecnologia que surgiu antes mesmo do Tesla de Elon Musk.
O conceito de carro elétrico é frequentemente associado à Tesla, a icônica marca fundada por Elon Musk. No entanto, a história dos veículos elétricos é mais rica e antiga do que muitos imaginam. Há cerca de 46 anos, o Brasil deu um passo pioneiro com o lançamento do Itaipu E-150, um carro elétrico desenvolvido pela Gurgel Motores S/A, uma empresa brasileira liderada por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.
O carro elétrico brasileiro
Gurgel, um engenheiro visionário, começou a trabalhar na indústria automobilística com o objetivo de criar veículos mais sustentáveis.
Seu esforço culminou na criação do Itaipu E-150, um projeto que surgiu em 1974, muito antes da popularização dos carros elétricos que hoje conhecemos.
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Este veículo não só antecedeu o lançamento dos primeiros carros elétricos da Tesla, mas também representou um marco na história da tecnologia automobilística global.
O Itaipu E-150: um projeto inovador
Quando João Gurgel lançou o Itaipu E-150, Elon Musk era apenas uma criança de 3 anos.
O modelo, que levava o nome da hidrelétrica de Itaipu, era revolucionário para a época. Com um design que lembrava um trapézio isósceles, o E-150 se destacava em um mercado dominado por carros robustos e movidos a combustíveis fósseis.
O carro era um protótipo feito de fibra de vidro e apresentava um chassi tubular patenteado, conhecido como Plasteel.
O Itaipu E-150 era compacto, pesando cerca de 780 kg e com capacidade para duas pessoas.
Equipado com um motor elétrico de 3.000 watts e uma bateria de 120 volts, o carro alcançava uma velocidade máxima de 35 km/h.
Embora o tempo de recarga de 10 horas e o peso das baterias fossem desafios significativos, o veículo representava um avanço importante na mobilidade elétrica.
A ideia era que o carro elétrico pudesse ser carregado em qualquer tomada elétrica, tornando-o tão acessível quanto um eletrodoméstico.
No entanto, a tecnologia da época ainda não estava madura o suficiente para resolver os problemas de autonomia e peso das baterias.
A evolução do projeto do carro elétrico brasileiro
Após enfrentar dificuldades com o Itaipu E-150, a Gurgel Motores continuou a desenvolver suas tecnologias e, em 1980, apresentou o Itaipu E-400.
Este novo modelo era um furgão elétrico com um design mais moderno e aerodinâmico.
O E-400 era projetado principalmente para empresas e tinha o objetivo de testar a viabilidade do carro em um contexto comercial.
O E-400 era equipado com um motor Villares de 8 kW (11 cv) e alcançava uma velocidade máxima de cerca de 80 km/h.
As baterias do modelo pesavam cerca de 80 kg cada e exigiam uma recarga de 7 horas em tomadas de 220 volts.
Apesar dessas melhorias, os problemas de autonomia e o peso das baterias ainda eram obstáculos significativos.
A tecnologia limitada da época impediu que o E-400 fosse amplamente adotado.
O legado de João Gurgel
João Gurgel deixou um legado importante na história da automação e da energia limpa.
Seus esforços pioneiros com os carros elétricos brasileiros serviram de inspiração para muitas inovações posteriores.
A criação dos modelos Itaipu, apesar das limitações tecnológicas da época, abriu caminho para o desenvolvimento de veículos elétricos mais avançados no futuro.
Elon Musk, fundador da Tesla, se tornou um dos principais nomes na popularização dos carros elétricos modernos.
No início dos anos 2000, a Tesla lançou seu primeiro veículo elétrico, marcando um marco importante na evolução dessa tecnologia.
Embora o trabalho de Musk tenha sido fundamental para transformar os carros elétricos em uma opção viável para o mercado em massa, é importante reconhecer as raízes dessa inovação, que incluem os esforços pioneiros de Gurgel e o carro elétrico brasileiro.
Hoje, enquanto a Tesla continua a expandir sua influência na indústria automobilística, é essencial lembrar e reconhecer os primeiros passos dados por pioneiros como João Gurgel.
O Itaipu E-150 e o Itaipu E-400 demonstraram a visão e o compromisso com a sustentabilidade muito antes de o conceito de carros elétricos se tornar uma tendência global.