1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Brasileiro adapta microcarro de 1,30 metro com base em cadeira de rodas e cria modelo que chega a 60 km/h com motor de moto
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 2 comentários

Brasileiro adapta microcarro de 1,30 metro com base em cadeira de rodas e cria modelo que chega a 60 km/h com motor de moto

Escrito por Débora Araújo
Publicado em 09/05/2025 às 14:11
Brasileiro adapta microcarro de 1,30 metro com base em cadeira de rodas e cria modelo que chega a 60 kmh com motor de moto
Captura: BelotoPlays/YouTube
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Brasileiro desenvolve microcarro de 1,30 metro que atinge 60 km/h. Saiba como funciona o menor carro do mercado com base em um clássico europeu.

O inventor Caio Strumiello, morador de São Vicente (SP), tem ganhado destaque nas redes sociais por suas criações automotivas inusitadas e criativas. Aos 53 anos, o mecânico acumula um portfólio recheado de veículos únicos feitos de forma artesanal. Entre eles, sua invenção mais recente é um microcarro de apenas 1,30 metro, batizado de P50, que já é considerado o menor carro do mercado nacional.

Strumiello ficou conhecido anteriormente por ter criado a chamada “Ferrari Brasileira”, um carro montado a partir da carroceria de um Ford Ka, com peças de diversos outros modelos, incluindo Chevrolet Celta, Opala e até motocicletas. Agora, ele volta a chamar atenção com seu novo projeto baseado em um clássico europeu.

Menor carro do mercado foi inspirado no britânico Peel P50

O microcarro brasileiro foi claramente inspirado no lendário Peel P50, modelo de três rodas criado na década de 1960 pela Peel Engineering Company, na Ilha de Man. O P50 original é conhecido como o menor carro do mundo, e Strumiello decidiu reinterpretá-lo com características brasileiras, construindo sua própria versão do zero.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!
YouTube Video

O projeto começou com esboços feitos à mão, seguidos por moldes de papelão que ajudaram na criação da carroceria em fibra de vidro. Todo o processo, desde o planejamento até a finalização funcional, levou menos de 30 dias. O resultado é um veículo ultracompacto, com 1,30 metro de comprimento, 1,37 metro de altura e apenas 76 centímetros de largura.

A estrutura foi desenvolvida a partir de plataformas de cadeiras de rodas motorizadas — outro tipo de equipamento que o mecânico também fabrica em sua oficina. Com quatro rodas, o modelo se diferencia do Peel original, que tinha apenas três.

Microcarro atinge até 60 km/h e tem guidão no lugar de volante

P50 brasileiro pode ser equipado com motores a gasolina de 50 cm³ ou 100 cm³, e sua velocidade máxima chega a 60 km/h, dependendo da configuração. O veículo possui marcha à ré, faróis, setas, antena de teto, duas portas funcionais, para-brisa, retrovisores e até mesmo painel com comandos adaptados.

Pintado em um tom vibrante de verde, o microcarro também chama atenção pelo visual, que mistura faróis pontiagudos na dianteira e lanternas redondas na traseira, além de faixas decorativas em preto. No interior, há espaço para apenas uma pessoa, embora o criador brinque que é possível levar duas “desde que sejam bem magrinhas”.

youtuber Tiago Beloto registrou o veículo em ação em uma rodovia paulista, e o vídeo mostra Strumiello dirigindo na faixa exclusiva de motos, onde o carro se encaixou perfeitamente e gerou grande curiosidade de outros motoristas.

Oficina de Caio Strumiello se transforma em laboratório sobre rodas

A oficina do mecânico paulista já é considerada um verdadeiro “laboratório automotivo artesanal”. Suas invenções chamam atenção não apenas pela estética, mas também pela funcionalidade e originalidade. O P50 reforça esse perfil criativo e técnico, capaz de transformar conceitos inusitados em máquinas operacionais.

Além do microcarro de 1,30 metro, Strumiello já havia criado a popular “Ferrari Brasileira”, que também ganhou destaque nas redes sociais e na mídia especializada.

Ferrari Brasileira foi feita com peças de Ford, Chevrolet e Suzuki

A “Ferrari Brasileira” é outro exemplo da habilidade de Strumiello em adaptar veículos. O modelo foi construído com a estrutura de um Ford Ka 1997 e partes do chassi de um buggy. O trabalho exigiu conhecimento técnico e senso estético para criar algo único, com visual semelhante ao de superesportivos.

Toda a carroceria foi moldada em fibra de vidro, enquanto vários elementos vieram de outros modelos. Os faróis são do Chevrolet Celta de primeira geração, mas foram instalados na vertical para criar um novo estilo. Já os retrovisores, que lembram os de uma Ferrari, foram retirados de uma Suzuki Burgman.

Apesar do visual chamativo, o modelo não passou por preparação especial de motorização. Sob o capô, está o conhecido motor 1.6 Zetec Rocam da Ford, totalmente original, que entrega 95 cv de potência e 14,1 kgfm de torque, sempre com uso de gasolina. O câmbio é manual de 5 marchas.

Invenções com visual ousado e funcionalidade real

As criações de Caio Strumiello combinam criatividade, reciclagem de peças e conhecimento técnico, gerando modelos funcionais e únicos, mesmo sem os recursos de uma montadora tradicional. Seja por paixão ou engenhosidade, o mecânico transforma sua garagem em palco de experiências que fogem dos padrões da indústria automobilística — mas encantam pela autenticidade.

menor carro do mercado brasileiro, o microcarro de 1,30 metro, é apenas mais um exemplo de como é possível reinventar a mobilidade com soluções alternativas, acessíveis e criativas — provando que, para inovar no mundo automotivo, nem sempre é preciso ser gigante.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Kelly Amorosino
Kelly Amorosino
15/05/2025 21:49

Excelente texto, apenas uma correção, ele não é morador de São Vicente e sim de São Paulo, zona sul.

Paulo Coelho
Paulo Coelho
12/05/2025 07:33

Parabéns! Aí está a solução para mobilidade urbana em São Paulo, já que, a nova lei de zoneamento constroem prédios de mais de 20 andares nas periferias, sem infra estrutura viária para os munícipes.

Débora Araújo

Débora Araújo é redatora no Click Petróleo e Gás, com mais de dois anos de experiência em produção de conteúdo e mais de mil matérias publicadas sobre tecnologia, mercado de trabalho, geopolítica, indústria, construção, curiosidades e outros temas. Seu foco é produzir conteúdos acessíveis, bem apurados e de interesse coletivo. Para sugestões de pauta, correções ou contato direto: deborasthefanecruz@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x