1. Início
  2. / Sustentabilidade
  3. / 43 milhões: Brasil está prestes a inaugurar um modelo inédito em sua matriz de transportes, a primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai!
Localização MS, MT Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

43 milhões: Brasil está prestes a inaugurar um modelo inédito em sua matriz de transportes, a primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 19/08/2025 às 15:03
Hidrovia - Paraguai - transportes - sustentabilidade
Imagem: reprodução google imagens / https://hidroviarioparaguai.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Primeira concessão hidroviária do Brasil transforma o Rio Paraguai em eixo estratégico de logística sustentável, com leilão previsto para 2025 e investimentos voltados à competitividade e preservação ambiental.

O Brasil está prestes a inaugurar um modelo inédito em sua matriz de transportes: a primeira concessão hidroviária do país. O Ministério de Portos e Aeroportos já enviou ao Tribunal de Contas da União (TCU) o projeto que prevê o leilão do Tramo Sul do Rio Paraguai, entre Corumbá (MS) e a foz do Rio Apa, na fronteira com o Paraguai.

Esse trecho soma 600 quilômetros de extensão em território nacional e ocupa posição estratégica para o escoamento da produção do Centro-Oeste, principalmente grãos e minério de ferro.

De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, a concessão inaugura um novo ciclo para a logística brasileira:

Investir em hidrovias é prioridade estratégica. Reduz custos, integra regiões, aumenta a competitividade e ajuda a descarbonizar o transporte”.

Logística mais eficiente e investimentos previstos

O transporte hidroviário pelo Rio Paraguai enfrenta limitações, sobretudo em períodos de estiagem. Em 2023, o rio permitiu o transporte de 7,9 milhões de toneladas de cargas. Contudo, em 2024, o volume caiu para 3,3 milhões, refletindo a falta de previsibilidade.

Com a concessão, o governo projeta triplicar o transporte até 2035. O contrato terá validade inicial de 20 anos, podendo se estender por até 70 anos.

Nos primeiros cinco anos, estão previstos R$ 43,2 milhões em investimentos, dos quais 20% irão para ações de preservação e monitoramento ambiental. A empresa vencedora também deverá executar dragagem, balizamento, sinalização, monitoramento hidrográfico e gestão ambiental.

Sustentabilidade como eixo central

O transporte hidroviário emite 27 vezes menos poluentes que o rodoviário, conforme apontam estudos do setor. Assim, ao transferir parte do transporte de cargas para a hidrovia, o Brasil reduz emissões de gases de efeito estufa e reforça seu compromisso com o Acordo de Paris.

Além disso, a mudança diminui impactos colaterais. Apenas em Mato Grosso do Sul, o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) registrou 13 mil atropelamentos de animais silvestres em estradas nos últimos três anos. Portanto, ao reduzir a dependência do modal rodoviário, o país também contribui para preservar a fauna local.

Com isso, a concessão do Rio Paraguai combina eficiência logística e preservação ambiental, tornando-se referência em transporte sustentável.

Atualmente, o Rio Paraguai permanece interditado em média 65 dias por ano, o que compromete a confiabilidade do transporte. A expectativa com a concessão é reduzir esse número para apenas oito dias anuais.

Esse resultado virá de medidas estruturais, como:

  • dragagem permanente para manter o leito navegável durante todo o ano;
  • sinalização moderna e balizamento contínuo, permitindo inclusive navegação noturna;
  • monitoramento em tempo real, elevando a segurança de embarcações e cargas.

Com maior previsibilidade, empresas e produtores terão mais confiança no uso da hidrovia, o que tende a aumentar sua participação na matriz de transportes brasileira.

Expansão futura das hidrovias brasileiras

Hoje, o Brasil aproveita 20 mil quilômetros de rios navegáveis, mas especialistas estimam que o potencial chegue a 60 mil quilômetros. Por isso, a concessão do Rio Paraguai é vista como um projeto-piloto, capaz de abrir caminho para iniciativas semelhantes em outros trechos estratégicos.

Segundo o governo federal, a medida traz ganhos além da redução de custos. A concessão fortalece a integração regional e amplia a competitividade do agronegócio brasileiro nos mercados internacionais.

No Mato Grosso do Sul, o Tramo Sul do Rio Paraguai será o primeiro a receber o modelo, mas já existe expectativa de novas concessões em diferentes bacias hidrográficas.

A primeira concessão hidroviária do Brasil, no Rio Paraguai, simboliza um passo decisivo para a modernização da logística nacional. O projeto alia infraestrutura, sustentabilidade e competitividade, criando condições para um transporte mais eficiente e menos poluente.

Com investimentos previstos, menor impacto ambiental e ganhos de eficiência, a iniciativa tende a transformar a forma como o Centro-Oeste se conecta aos portos e mercados globais. Assim, a hidrovia deixa de ser uma alternativa secundária e assume papel central na integração logística brasileira.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x