A perspectiva de desenvolvimento para o mercado de energia solar foi estimada por Tarcísio Dario, diretor de Operações da Horus
Até 2025, estima-se que o Brasil tenha 45GW de capacidade em energia solar instalada. Quem faz a análise é Tarcísio Dario, diretor de operações da Horus, marca de equipamentos fotovoltaicos. Segundo ele, durante a conferência online promovida pelo Canal Solar, quase 4 milhões de sistemas vão estar conectados à rede no Brasil, no que ele classificou como sendo “um cenário equilibrado, moderado de desenvolvimento do setor”.
Veja ainda outras notícias:
- AEC está oferecendo 350 vagas de emprego para atendente de call center, sem experiência, em João Pessoa – PB
- Petrobras, TotalEnergies, NTS, Prumo, TechnipFMC e Governo Federal apostam na conexão com jovens talentos e promovem mais de 20 horas de mesas redondas para desmistificar a indústria de Óleo e Gás
- IFMS está oferecendo 729 vagas de cursos gratuitos de Espanhol, Inglês e Libras
Tarcísio afirmou ainda que, de acordo com a projeção da Horus, a energia solar representaria, em média, 18% da energia consumida no país, colocando-o entre os dez ou oito maiores do mundo neste segmento.
Contudo, esse ainda é um valor baixo para o tamanho e potencial de energia solar do Brasil, segundo o diretor. Isso acontece devido a alguns fatores que dificultam o desenvolvimento, como taxa de juros, Selic e investimentos.
- Adeus painéis solares: empresa desenvolve cerca fotovoltaica para geração de energia solar no conforto da sua casa
- O futuro da construção sustentável já chegou: conheça o sistema revolucionário que maximiza energia solar e gestão hídrica com vegetação integrada
- Faça a melhor escolha para sua residência na hora de escolher painéis solares: conheça a quantidade necessária para atender às suas necessidades de energia e outros dados importantes
- Placas solares podem desabar seu telhado? Veja o peso de um sistema solar e quantos quilos sua casa realmente pode suportar!
Fatores de desenvolvimento
No que se refere aos fatores que influenciam o crescimento do setor de energia solar no Brasil, um dos principais, para Dario, é a variação cambial. Como a economia é dolarizada, o especialista pontua que é necessário que se preocupe com o poder de capital das indústrias num cenário com Selic alta.
Essa preocupação se faz necessária, porque com a alta do dólar os equipamentos para a instalação de energia solar podem variar de preço de um dia para o outro e, de acordo com Dario, a variação é sempre de aumento, nunca de baixa.
“Em função disso, deve faltar produtos no ano que vem. Uma alta no câmbio pode significar aumento no custo dos equipamentos. A volatilidade do mercado está complicada” afirmou ele, pautando que, em ano de eleição como será 2022, o mercado fica mais imprevisível.
Expectativas para o próximo ano
A expectativa para 2022 é que o mundo atinja 200 GW de capacidade produtiva de energia solar. Desses, a China já comprou 100 GW, cabendo ao Brasil, às Américas e à Europa disputarem pelos outros 100 GW.
Sobre a energia solar
A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável. Corresponde à luz e ao calor emitidos pelo sol, podendo ser aproveitada de maneira fotovoltaica, gerando energia elétrica através de painéis solares, ou gerando energia térmica.
A vida útil do sistema é de, em média, 20 anos, precisando de pouca manutenção durante esse período. Além disso, a energia solar pode proporcionar uma economia de até 95% na conta de luz.
Esse tipo de energia pode ser produzido por equipamentos instalados na residência, ou pode ser comprada de usinas terceirizadas.