Exportações de carros elétricos chineses para o Brasil crescem 13 vezes. O investimento estratégico no país lidera o mercado global, destacando-se como destino chave para montadoras como BYD e GWM
O Brasil agora lidera as exportações de carros elétricos e híbridos plug-in chineses, ultrapassando a Bélgica. Conforme dados recentes do setor, o Brasil superou a Bélgica como o principal destino de exportação de veículos elétricos e híbridos plug-in fabricados na China. Esse avanço significativo ocorre em um momento crucial, impulsionado pelo investimento das montadoras chinesas que buscam diversificar suas vendas para mercados fora da Europa.
Essa estratégia é uma resposta direta à investigação de subsídios pela União Europeia sobre carros elétricos chineses, que tem afetado suas exportações para o continente europeu.
Investimentos das montadoras de carros elétricos chineses no Brasil
Segundo a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), as exportações de carros elétricos e híbridos plug-in para o Brasil aumentaram 13 vezes em comparação ao ano anterior, atingindo 40.163 unidades em abril. Este crescimento impressionante posicionou o Brasil como o principal mercado de exportação pelo segundo mês consecutivo. Em janeiro, o país ocupava apenas a décima posição nesse ranking.
- Proteção Veicular e Seguro Automotivo: Como as novas regras da Susep impactam sua escolha em 2025
- Milionário perde a carteira de motorista e constrói um circuito de R$ 50 milhões no quintal para acelerar seus supercarros
- BMW F 450 GS: Conheça a nova motocicleta Trail de média cilindrada que promete revolucionar o mercado de duas rodas
- Por que os caminhões-tanque têm formato de cilindro?
Essa mudança no mercado foi rápida. Montadoras chinesas, como a BYD, estão investindo pesado no Brasil. A BYD está construindo um complexo de fabricação de carros elétricos no país, com planos de iniciar a produção local até o final do ano ou início de 2025. Da mesma forma, a GWM anunciou que sua planta no Brasil começará a operar no segundo semestre de 2024. Além dessas, outros fabricantes chineses devem anunciar novos empreendimentos no mercado brasileiro em breve.
Comparação com outros mercados
Em abril, o Brasil também se destacou como o segundo maior destino de exportação de automóveis chineses de todos os tipos, ficando atrás apenas da Rússia. Apesar das sanções ocidentais, a Rússia continua a ser o principal mercado de exportação para veículos chineses, conforme destacou Cui Dongshu, secretário-geral da CPCA. investimentos
Os dados da CPCA revelam uma queda significativa nas importações de carros elétricos chineses por países europeus como Espanha, França, Países Baixos e Noruega entre janeiro e abril. A investigação de subsídios pela União Europeia tem impactado as exportações para o bloco, forçando as montadoras chinesas a buscar ativamente mercados alternativos na América do Sul, Austrália e Sudeste Asiático.
Futuro promissor para o Brasil
Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações de carros elétricos chineses para a Rússia aumentaram 23%, totalizando 268.779 veículos. No mesmo período, as exportações para o México e o Brasil aumentaram 27% e 536%, respectivamente, atingindo 148.705 e 106.448 unidades.
A demanda crescente por veículos de nova energia no Brasil, aliada à expansão estratégica das montadoras chinesas, destaca o país como um mercado chave para carros elétricos e híbridos, especialmente neste momento de resistência na Europa e nos EUA. Além disso, a nova política brasileira de incentivo à produção local de automóveis deve abrir oportunidades significativas para a indústria automotiva nos próximos anos.
Com meus 69 anos de idades já vi muitas coisas acontecerem nesse nosso Brasil varonil. E uma destas que carrega sempre um péssimo estigma: introdução de “carroças automotivas” que só trouxeram “prejuízos” e atrasos tecnológicos. Detonaram a malha ferroviaria em detretimento a industria de caminhões norte americanos, alemães e sueco. Depois vieram os automoveis “sobra” da industria “norte-americana”. Depois vieram os “russos” Niva e cia. Qdo parece que estamos “estabilizados”, com a industria automotiva “embalada”, nosso combustível “etanol” ñ poluente, com alto rendimento, vem invasão de carros elétricos “chineses” c/ sua tecnologia de “uso descartavel” e alguns prontos pra “se incendiarem”. E caros prá os padrões tupiniquins. E sem uma infrastrutura instalada pra “reabastecimento” e com problemas com descarte de baterias elétricas. Mas enfim, tendo quem goste, tendo quem idolatre, tendo quem compre, que mal tem?
Histórico dos acontecimentos, até meias verdades, porém avaliação dos fatos, meias mentiras! O carro elétrico, não é mais o futuro, pois sim o presente , Tchau oficina e posto de combustível , Valeu Obrigado !!!!
Quanta bobagem. Quantos carros elétricos incendiaram no Brasil? Respondo: não há relato! É mais fácil acertar na loteria que um elétrico pegar fogo!