1. Início
  2. / Forças Armadas
  3. / Brasil revela desenvolvimento de novo míssil anticarro de alta tecnologia, superando o ATGM Max 1.2 com inovações inéditas no setor militar.
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil revela desenvolvimento de novo míssil anticarro de alta tecnologia, superando o ATGM Max 1.2 com inovações inéditas no setor militar.

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/10/2024 às 09:22
Brasil revela desenvolvimento de novo míssil anticarro de alta tecnologia, superando o ATGM Max 1.2 com inovações inéditas no setor militar.
Foto: Dall-e

O Exército Brasileiro anuncia um novo míssil anticarro de alta tecnologia, desenvolvido em parceria com a SIATT, que promete fortalecer significativamente a defesa nacional. O equipamento de última geração pode representar um avanço estratégico para o país.

O departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro e a empresa SIATT assinaram, no dia 26 de setembro, o contrato de licenciamento do novo míssil anticarro de alta tecnologia MAX 1.2 AC, para produção e venda. Durante a cerimônia, realizada nas instalações do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), na Marambaia, no Rio de Janeiro, o Exército Brasileiro oficializou também a nova denominação do míssil, anteriormente conhecido como MSS 1.2 AC, agora batizado como “MAX 1.2 AC”.

Novo míssil terá alcance de 3 mil metros 

O novo míssil anticarro de alta tecnologia MAX 1.2 AC é do tipo beam riding, com alcance superior a 2.000 metros. O sistema beam riding permite que o equipamento siga um feixe de LASER apontado pelo operador até o alvo, tornando-o extremamente preciso e eficiente.

O nome “MAX” é uma homenagem ao Sargento Max Wolf Filho, um herói brasileiro que serviu com bravura na Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, participando da Companhia da Itália.

A escolha do nome carrega uma conexão simbólica com a coragem e determinação demonstradas pelo sargento em batalha, valores que o novo míssil anticarro de alta tecnologia MAX 1.2 AC também representa em sua concepção e aplicação.

Nos próximos anos, o programa deverá receber investimentos para aumentar seu alcance, desenvolver estratégias para o voo autônomo, além de melhorar sua capacidade de perfuração, expandindo-a para mais de 1000 metros, e aumentar a eficiência contra blindagens reativas.

As blindagens reativas são sistemas que utilizam explosivos para reduzir o impacto de mísseis anticarro, dificultando a penetração.

Entenda a importância do novo míssil anticarro de alta tecnologia para o setor militar brasileiro

Segundo Ricardo Ramos, Sócio-Diretor da SIATT, essas melhorias garantirão maior capacidade de atuação em ambientes de combate modernos, assegurando a modernidade e superioridade do sistema frente às demandas da defesa nacional.

Esse avanço reflete o empenho contínuo em dotar as Forças Armadas de altas tecnologias avançadas que garantem a soberania e segurança do país.

Brasil revela desenvolvimento de novo míssil anticarro de alta tecnologia, superando o ATGM Max 1.2 com inovações inéditas no setor militar.
Foto: MAX 1.2 AC/Créditos: https://www.montedo.com.br/2024/09/27/exercito-testa-novos-veiculos-e-batiza-missil-em-homenagem-a-sargento-max-wolf/

O diretor da SIATT, Rogério Salvador, destacou a importância do trabalho conjunto entre a empresa e as Forças Armadas, destacando os desafios superados ao longo dos anos e o comprometimento da SIATT com o desenvolvimento do setor de defesa.

Segundo Salvador, este contrato para o novo míssil anticarro de alta tecnologia é fruto de anos de cooperação e esforço conjunto, sempre em busca de inovação e da excelência, que são valores fundamentais para o trabalho. A empresa tem orgulho de contribuir para a capacidade de defesa do Brasil e de fortalecer essa parceria com as Forças Armadas.

Brasil caminhando à autossuficiência em defesa e segurança

A assinatura do contrato de licenciamento entre o DCT do Exército Brasileiro e a SIATT representa um importante marco na colaboração entre as Forças Armadas e a indústria nacional de defesa, fortalecendo a capacidade do Brasil de desenvolver tecnologias autônomas e modernas para a proteção da soberania nacional. O MAX 1.2 AC é um míssil anticarro desenvolvido para oferecer precisão e eficácia em campo, sendo peça essencial no sistema de defesa do país.

O evento foi realizado pelo Comandante do Exército, General do Exército Tomás, e contou com a presença de 8 generais de Alto Comando, dentre eles, o General de Exército Novaes, Comandante de Operações Terrestres, e o General de Exército Lancia, Comandante Logístico.

O licenciamento do novo míssil anticarro de alta tecnologia MAX 1.2 AC marca mais um passo do país rumo à autossuficiência em defesa e segurança, além de reforçar o compromisso com a valorização dos heróis que contribuem para a história do Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x